O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044
Resumo: Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros.
id UNIMES-1_4bcafc6608bee95143817c6f891f039a
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1044
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSEducação a distância; Educaçãofeedback, possibilidades, ensino a distânciaResumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFigueiredo, Camila Gonçalves Silva2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 30-4319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044/970https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1044/453Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1044Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
spellingShingle O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Educação a distância; Educação
feedback, possibilidades, ensino a distância
title_short O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_fullStr O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full_unstemmed O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_sort O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
author Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
author_facet Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância; Educação
feedback, possibilidades, ensino a distância
topic Educação a distância; Educação
feedback, possibilidades, ensino a distância
description Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044/970
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1044/453
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 30-43
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275649163264