O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros. |
id |
UNIMES-1_4bcafc6608bee95143817c6f891f039a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1044 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSEducação a distância; Educaçãofeedback, possibilidades, ensino a distânciaResumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFigueiredo, Camila Gonçalves Silva2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 30-4319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044/970https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1044/453Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1044Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
spellingShingle |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Figueiredo, Camila Gonçalves Silva Educação a distância; Educação feedback, possibilidades, ensino a distância |
title_short |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_full |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_fullStr |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_sort |
O FEEDBACK NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
author |
Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
author_facet |
Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância; Educação feedback, possibilidades, ensino a distância |
topic |
Educação a distância; Educação feedback, possibilidades, ensino a distância |
description |
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do feedback emitido por professores e tutores na modalidade do ensino a distância. Neste estudo, entende-se como feedback as informações transmitidas aos discentes a respeito do aprendizado e o desempenho ao longo do curso. Transmitir aos alunos da EaD aspectos relativos ao seu processo de aprendizagem está além da exposição de comentários padronizados após a realização de cada atividade avaliativa do curso. É necessário que o feedback seja um instrumento com função pedagógica, mediadora e motivacional, para que, por meio dele cada aluno possa compreender de maneira construtiva seus avanços e o que precisa ser aperfeiçoado. O referente teórico para realização desta discussão consiste na utilização de autores que são referência na temática relativa a EaD, com destaque para os trabalhos desenvolvidos por José Moran, Denise Martins de Abreu-e-Lima, dentre outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1044/970 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1044/453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 30-43 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275649163264 |