POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orth, Miguel Alfredo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros, Claudia Escalante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295
Resumo: O presente artigo discute as ações desenvolvidas por coordenadores pedagógicos durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de promover a alfabetização digital de professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, visando a assegurar o direito constitucional à educação. Teoricamente, apoia-se nos estudos desenvolvidos por Delors (1999, 2005), Dourado (2011), Gatti, Barreto e André (2011), Azzi (2012), Vasconcelos (2011), Lück (2000), Freire (1987), Silva (2018), além de dialogar com a legislação educacional vigente. Metodologicamente, aproxima-se da pesquisa-ação, uma vez que as ações desenvolvidas objetivaram transformar a realidade educacional. Quanto aos resultados, destaca-se a importância da pesquisa-ação, a fim de que os coordenadores pedagógicos conquistassem a empatia dos professores e dos alunos no ensino remoto. Além disso, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 fez com que professores e sistemas de ensino revissem suas estratégias pedagógicas, com o objetivo de assegurar processos de ensino e de aprendizagem escolares mais ativos. Reconhece-se, também, o trabalho da equipe diretiva, professores e coordenadora pedagógica, para levar a educação escolar às crianças e jovens da escola pesquisada. Ressaltam-se, ainda, as dificuldades demonstradas pela Comunidade Escolar para garantir o acesso ao ensino remoto, mesmo sendo auxiliada pela equipe diretiva da escola.
id UNIMES-1_4f1b816cae0fe46d92f7a33d15670d59
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1295
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIAEducação; Formação continuada de professoresPandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto.O presente artigo discute as ações desenvolvidas por coordenadores pedagógicos durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de promover a alfabetização digital de professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, visando a assegurar o direito constitucional à educação. Teoricamente, apoia-se nos estudos desenvolvidos por Delors (1999, 2005), Dourado (2011), Gatti, Barreto e André (2011), Azzi (2012), Vasconcelos (2011), Lück (2000), Freire (1987), Silva (2018), além de dialogar com a legislação educacional vigente. Metodologicamente, aproxima-se da pesquisa-ação, uma vez que as ações desenvolvidas objetivaram transformar a realidade educacional. Quanto aos resultados, destaca-se a importância da pesquisa-ação, a fim de que os coordenadores pedagógicos conquistassem a empatia dos professores e dos alunos no ensino remoto. Além disso, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 fez com que professores e sistemas de ensino revissem suas estratégias pedagógicas, com o objetivo de assegurar processos de ensino e de aprendizagem escolares mais ativos. Reconhece-se, também, o trabalho da equipe diretiva, professores e coordenadora pedagógica, para levar a educação escolar às crianças e jovens da escola pesquisada. Ressaltam-se, ainda, as dificuldades demonstradas pela Comunidade Escolar para garantir o acesso ao ensino remoto, mesmo sendo auxiliada pela equipe diretiva da escola.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaOrth, Miguel AlfredoMedeiros, Claudia Escalante2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 30-4719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295/1157Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1295Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
title POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
spellingShingle POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
Orth, Miguel Alfredo
Educação; Formação continuada de professores
Pandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto.
title_short POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
title_full POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
title_fullStr POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
title_sort POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
author Orth, Miguel Alfredo
author_facet Orth, Miguel Alfredo
Medeiros, Claudia Escalante
author_role author
author2 Medeiros, Claudia Escalante
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Orth, Miguel Alfredo
Medeiros, Claudia Escalante
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação continuada de professores
Pandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto.
topic Educação; Formação continuada de professores
Pandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto.
description O presente artigo discute as ações desenvolvidas por coordenadores pedagógicos durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de promover a alfabetização digital de professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, visando a assegurar o direito constitucional à educação. Teoricamente, apoia-se nos estudos desenvolvidos por Delors (1999, 2005), Dourado (2011), Gatti, Barreto e André (2011), Azzi (2012), Vasconcelos (2011), Lück (2000), Freire (1987), Silva (2018), além de dialogar com a legislação educacional vigente. Metodologicamente, aproxima-se da pesquisa-ação, uma vez que as ações desenvolvidas objetivaram transformar a realidade educacional. Quanto aos resultados, destaca-se a importância da pesquisa-ação, a fim de que os coordenadores pedagógicos conquistassem a empatia dos professores e dos alunos no ensino remoto. Além disso, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 fez com que professores e sistemas de ensino revissem suas estratégias pedagógicas, com o objetivo de assegurar processos de ensino e de aprendizagem escolares mais ativos. Reconhece-se, também, o trabalho da equipe diretiva, professores e coordenadora pedagógica, para levar a educação escolar às crianças e jovens da escola pesquisada. Ressaltam-se, ainda, as dificuldades demonstradas pela Comunidade Escolar para garantir o acesso ao ensino remoto, mesmo sendo auxiliada pela equipe diretiva da escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 30-47
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275707883520