POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295 |
Resumo: | O presente artigo discute as ações desenvolvidas por coordenadores pedagógicos durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de promover a alfabetização digital de professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, visando a assegurar o direito constitucional à educação. Teoricamente, apoia-se nos estudos desenvolvidos por Delors (1999, 2005), Dourado (2011), Gatti, Barreto e André (2011), Azzi (2012), Vasconcelos (2011), Lück (2000), Freire (1987), Silva (2018), além de dialogar com a legislação educacional vigente. Metodologicamente, aproxima-se da pesquisa-ação, uma vez que as ações desenvolvidas objetivaram transformar a realidade educacional. Quanto aos resultados, destaca-se a importância da pesquisa-ação, a fim de que os coordenadores pedagógicos conquistassem a empatia dos professores e dos alunos no ensino remoto. Além disso, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 fez com que professores e sistemas de ensino revissem suas estratégias pedagógicas, com o objetivo de assegurar processos de ensino e de aprendizagem escolares mais ativos. Reconhece-se, também, o trabalho da equipe diretiva, professores e coordenadora pedagógica, para levar a educação escolar às crianças e jovens da escola pesquisada. Ressaltam-se, ainda, as dificuldades demonstradas pela Comunidade Escolar para garantir o acesso ao ensino remoto, mesmo sendo auxiliada pela equipe diretiva da escola. |
id |
UNIMES-1_4f1b816cae0fe46d92f7a33d15670d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1295 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIAEducação; Formação continuada de professoresPandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto.O presente artigo discute as ações desenvolvidas por coordenadores pedagógicos durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de promover a alfabetização digital de professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, visando a assegurar o direito constitucional à educação. Teoricamente, apoia-se nos estudos desenvolvidos por Delors (1999, 2005), Dourado (2011), Gatti, Barreto e André (2011), Azzi (2012), Vasconcelos (2011), Lück (2000), Freire (1987), Silva (2018), além de dialogar com a legislação educacional vigente. Metodologicamente, aproxima-se da pesquisa-ação, uma vez que as ações desenvolvidas objetivaram transformar a realidade educacional. Quanto aos resultados, destaca-se a importância da pesquisa-ação, a fim de que os coordenadores pedagógicos conquistassem a empatia dos professores e dos alunos no ensino remoto. Além disso, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 fez com que professores e sistemas de ensino revissem suas estratégias pedagógicas, com o objetivo de assegurar processos de ensino e de aprendizagem escolares mais ativos. Reconhece-se, também, o trabalho da equipe diretiva, professores e coordenadora pedagógica, para levar a educação escolar às crianças e jovens da escola pesquisada. Ressaltam-se, ainda, as dificuldades demonstradas pela Comunidade Escolar para garantir o acesso ao ensino remoto, mesmo sendo auxiliada pela equipe diretiva da escola.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaOrth, Miguel AlfredoMedeiros, Claudia Escalante2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 30-4719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295/1157Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1295Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
title |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA Orth, Miguel Alfredo Educação; Formação continuada de professores Pandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto. |
title_short |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
title_full |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
title_sort |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES E PROFESSORES NA MODALIDADE REMOTA EM MEIO À PANDEMIA |
author |
Orth, Miguel Alfredo |
author_facet |
Orth, Miguel Alfredo Medeiros, Claudia Escalante |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Claudia Escalante |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orth, Miguel Alfredo Medeiros, Claudia Escalante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação continuada de professores Pandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto. |
topic |
Educação; Formação continuada de professores Pandemia e Educação; Formação Continuada de Professores; Ensino Remoto. |
description |
O presente artigo discute as ações desenvolvidas por coordenadores pedagógicos durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de promover a alfabetização digital de professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, visando a assegurar o direito constitucional à educação. Teoricamente, apoia-se nos estudos desenvolvidos por Delors (1999, 2005), Dourado (2011), Gatti, Barreto e André (2011), Azzi (2012), Vasconcelos (2011), Lück (2000), Freire (1987), Silva (2018), além de dialogar com a legislação educacional vigente. Metodologicamente, aproxima-se da pesquisa-ação, uma vez que as ações desenvolvidas objetivaram transformar a realidade educacional. Quanto aos resultados, destaca-se a importância da pesquisa-ação, a fim de que os coordenadores pedagógicos conquistassem a empatia dos professores e dos alunos no ensino remoto. Além disso, ressalta-se que a pandemia da Covid-19 fez com que professores e sistemas de ensino revissem suas estratégias pedagógicas, com o objetivo de assegurar processos de ensino e de aprendizagem escolares mais ativos. Reconhece-se, também, o trabalho da equipe diretiva, professores e coordenadora pedagógica, para levar a educação escolar às crianças e jovens da escola pesquisada. Ressaltam-se, ainda, as dificuldades demonstradas pela Comunidade Escolar para garantir o acesso ao ensino remoto, mesmo sendo auxiliada pela equipe diretiva da escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1295/1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 30-47 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275707883520 |