PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Ana Paula Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veloso, Braian Garrito, Mill, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526
Resumo: O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar.     
id UNIMES-1_6590f718da69732fefecf78cd4fa1e7d
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1526
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULOEducação; TecnologiaTrabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente.O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar.     Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaPita, Ana Paula GonçalvesVeloso, Braian GarritoMill, Daniel2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 21-4519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526/1357Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T23:54:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1526Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T23:54:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
title PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
spellingShingle PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Pita, Ana Paula Gonçalves
Educação; Tecnologia
Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente.
title_short PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
title_full PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
title_fullStr PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
title_sort PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
author Pita, Ana Paula Gonçalves
author_facet Pita, Ana Paula Gonçalves
Veloso, Braian Garrito
Mill, Daniel
author_role author
author2 Veloso, Braian Garrito
Mill, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Ana Paula Gonçalves
Veloso, Braian Garrito
Mill, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologia
Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente.
topic Educação; Tecnologia
Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente.
description O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar.     
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526/1357
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 21-45
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274012336128