PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526 |
Resumo: | O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar. |
id |
UNIMES-1_6590f718da69732fefecf78cd4fa1e7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1526 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULOEducação; TecnologiaTrabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente.O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaPita, Ana Paula GonçalvesVeloso, Braian GarritoMill, Daniel2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 21-4519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526/1357Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T23:54:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1526Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T23:54:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
title |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO Pita, Ana Paula Gonçalves Educação; Tecnologia Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente. |
title_short |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
title_full |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
title_sort |
PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
author |
Pita, Ana Paula Gonçalves |
author_facet |
Pita, Ana Paula Gonçalves Veloso, Braian Garrito Mill, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Veloso, Braian Garrito Mill, Daniel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pita, Ana Paula Gonçalves Veloso, Braian Garrito Mill, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente. |
topic |
Educação; Tecnologia Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente. |
description |
O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1526/1357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 21-45 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274012336128 |