O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogerio Cerqueira da Silva, Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324
Resumo: O presente trabalho aborda os principais aspectos estatísticos da modalidade do Ensino a Distância (EaD) para as Instituições de Ensino Superior, tornando-se uma alternativa desta modalidade, principalmente para discentes de baixa classe social. Apresenta-se dados estatísticos do Instituto SEMESP, ABED, INEPE e Pnad-Contínua do IBGE, discutidos a luz da literatura sobre a modalidade de ensino EaD e a educação superior como mobilidade social. A partir dos aspectos da modalidade de ensino a distância, pretende-se discutir novas estratégias para diminuir o fenômeno da evasão, demonstrando através dos resultados encontrados na literatura e nas bases estatísticas que os fatores de adesão para este tipo de graduação estão relacionados a fatores econômicos, sociais, flexibilidade de horário, logística, acessibilidade e a possibilidade de conciliar trabalho com os estudos.
id UNIMES-1_c2d3af7aeebe8cea4221380cb6ad7482
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1324
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIALEnsino;Educação; Educação a DistânciaEducação a Distância. Desigualdade Social. Evasão Escolar. Mobilidade Social.O presente trabalho aborda os principais aspectos estatísticos da modalidade do Ensino a Distância (EaD) para as Instituições de Ensino Superior, tornando-se uma alternativa desta modalidade, principalmente para discentes de baixa classe social. Apresenta-se dados estatísticos do Instituto SEMESP, ABED, INEPE e Pnad-Contínua do IBGE, discutidos a luz da literatura sobre a modalidade de ensino EaD e a educação superior como mobilidade social. A partir dos aspectos da modalidade de ensino a distância, pretende-se discutir novas estratégias para diminuir o fenômeno da evasão, demonstrando através dos resultados encontrados na literatura e nas bases estatísticas que os fatores de adesão para este tipo de graduação estão relacionados a fatores econômicos, sociais, flexibilidade de horário, logística, acessibilidade e a possibilidade de conciliar trabalho com os estudos.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaRogerio Cerqueira da Silva, Rodrigo2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 178-19419826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324/1322https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1324/519Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1324Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
title O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
spellingShingle O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
Rogerio Cerqueira da Silva, Rodrigo
Ensino;Educação; Educação a Distância
Educação a Distância. Desigualdade Social. Evasão Escolar. Mobilidade Social.
title_short O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
title_full O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
title_fullStr O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
title_full_unstemmed O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
title_sort O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
author Rogerio Cerqueira da Silva, Rodrigo
author_facet Rogerio Cerqueira da Silva, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rogerio Cerqueira da Silva, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino;Educação; Educação a Distância
Educação a Distância. Desigualdade Social. Evasão Escolar. Mobilidade Social.
topic Ensino;Educação; Educação a Distância
Educação a Distância. Desigualdade Social. Evasão Escolar. Mobilidade Social.
description O presente trabalho aborda os principais aspectos estatísticos da modalidade do Ensino a Distância (EaD) para as Instituições de Ensino Superior, tornando-se uma alternativa desta modalidade, principalmente para discentes de baixa classe social. Apresenta-se dados estatísticos do Instituto SEMESP, ABED, INEPE e Pnad-Contínua do IBGE, discutidos a luz da literatura sobre a modalidade de ensino EaD e a educação superior como mobilidade social. A partir dos aspectos da modalidade de ensino a distância, pretende-se discutir novas estratégias para diminuir o fenômeno da evasão, demonstrando através dos resultados encontrados na literatura e nas bases estatísticas que os fatores de adesão para este tipo de graduação estão relacionados a fatores econômicos, sociais, flexibilidade de horário, logística, acessibilidade e a possibilidade de conciliar trabalho com os estudos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324/1322
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1324/519
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 178-194
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274022821888