O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1324 |
Resumo: | O presente trabalho aborda os principais aspectos estatísticos da modalidade do Ensino a Distância (EaD) para as Instituições de Ensino Superior, tornando-se uma alternativa desta modalidade, principalmente para discentes de baixa classe social. Apresenta-se dados estatísticos do Instituto SEMESP, ABED, INEPE e Pnad-Contínua do IBGE, discutidos a luz da literatura sobre a modalidade de ensino EaD e a educação superior como mobilidade social. A partir dos aspectos da modalidade de ensino a distância, pretende-se discutir novas estratégias para diminuir o fenômeno da evasão, demonstrando através dos resultados encontrados na literatura e nas bases estatísticas que os fatores de adesão para este tipo de graduação estão relacionados a fatores econômicos, sociais, flexibilidade de horário, logística, acessibilidade e a possibilidade de conciliar trabalho com os estudos. |
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