AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivos analisar a caracterização do choro nas crianças em adaptação ao ambiente escolar e durante a Educação Infantil e mostrar a importância da afetividade nesse período, no contexto escolar. Dessa forma, faremos, no primeiro capítulo, referências a Jean-Jacques Rousseau e às suas ideias sobre a educação e sobre o choro. No segundo capítulo, abordaremos, inicialmente, as concepções de Charles Darwin e Sigmund Freud sobre o choro; em seguida, apresentaremos sucintamente as teorias do desenvolvimento da aprendizagem de Jean Piaget e de Lev Vygotsky e a do desenvolvimento da pessoa de Henry Wallon, para mostrar como esses pensadores consideravam o choro; além disso, mostraremos alguns dados com relação à resistência do bebê e das crianças pequenas ao ambiente escolar e à relevância da afetividade na sala de aula durante o período de Educação Infantil. Por fim, faremos as considerações finais a respeito das ideias apresentadas e discutidas. |
id |
UNIMES-1_d0afdc22840ee5388c8aec7567c9847b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/137 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTILEducaçãoemoção; afetividade; choro; criança; educação infantil.O trabalho tem como objetivos analisar a caracterização do choro nas crianças em adaptação ao ambiente escolar e durante a Educação Infantil e mostrar a importância da afetividade nesse período, no contexto escolar. Dessa forma, faremos, no primeiro capítulo, referências a Jean-Jacques Rousseau e às suas ideias sobre a educação e sobre o choro. No segundo capítulo, abordaremos, inicialmente, as concepções de Charles Darwin e Sigmund Freud sobre o choro; em seguida, apresentaremos sucintamente as teorias do desenvolvimento da aprendizagem de Jean Piaget e de Lev Vygotsky e a do desenvolvimento da pessoa de Henry Wallon, para mostrar como esses pensadores consideravam o choro; além disso, mostraremos alguns dados com relação à resistência do bebê e das crianças pequenas ao ambiente escolar e à relevância da afetividade na sala de aula durante o período de Educação Infantil. Por fim, faremos as considerações finais a respeito das ideias apresentadas e discutidas.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137/80Rodrigues, Adriana Nunes de MenezesLeme, Angela CerettiSilva, Eliana PiresCosta, Rita de Cássia AlmeidaDiniz, Rosangela Aparecida Gracianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-22T17:24:53Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/137Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2011-11-22T17:24:53Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
title |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
spellingShingle |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes Educação emoção; afetividade; choro; criança; educação infantil. |
title_short |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
title_full |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
title_fullStr |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
title_sort |
AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL |
author |
Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes |
author_facet |
Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes Leme, Angela Ceretti Silva, Eliana Pires Costa, Rita de Cássia Almeida Diniz, Rosangela Aparecida Graciano |
author_role |
author |
author2 |
Leme, Angela Ceretti Silva, Eliana Pires Costa, Rita de Cássia Almeida Diniz, Rosangela Aparecida Graciano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes Leme, Angela Ceretti Silva, Eliana Pires Costa, Rita de Cássia Almeida Diniz, Rosangela Aparecida Graciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação emoção; afetividade; choro; criança; educação infantil. |
topic |
Educação emoção; afetividade; choro; criança; educação infantil. |
description |
O trabalho tem como objetivos analisar a caracterização do choro nas crianças em adaptação ao ambiente escolar e durante a Educação Infantil e mostrar a importância da afetividade nesse período, no contexto escolar. Dessa forma, faremos, no primeiro capítulo, referências a Jean-Jacques Rousseau e às suas ideias sobre a educação e sobre o choro. No segundo capítulo, abordaremos, inicialmente, as concepções de Charles Darwin e Sigmund Freud sobre o choro; em seguida, apresentaremos sucintamente as teorias do desenvolvimento da aprendizagem de Jean Piaget e de Lev Vygotsky e a do desenvolvimento da pessoa de Henry Wallon, para mostrar como esses pensadores consideravam o choro; além disso, mostraremos alguns dados com relação à resistência do bebê e das crianças pequenas ao ambiente escolar e à relevância da afetividade na sala de aula durante o período de Educação Infantil. Por fim, faremos as considerações finais a respeito das ideias apresentadas e discutidas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274705444864 |