AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Leme, Angela Ceretti, Silva, Eliana Pires, Costa, Rita de Cássia Almeida, Diniz, Rosangela Aparecida Graciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137
Resumo: O trabalho tem como objetivos analisar a caracterização do choro nas crianças em adaptação ao ambiente escolar e durante a Educação Infantil e mostrar a importância da afetividade nesse período, no contexto escolar. Dessa forma, faremos, no primeiro capítulo, referências a Jean-Jacques Rousseau e às suas ideias sobre a educação e sobre o choro. No segundo capítulo, abordaremos, inicialmente, as concepções de Charles Darwin e Sigmund Freud sobre o choro; em seguida, apresentaremos sucintamente as teorias do desenvolvimento da aprendizagem de Jean Piaget e de Lev Vygotsky e a do desenvolvimento da pessoa de Henry Wallon, para mostrar como esses pensadores consideravam o choro; além disso, mostraremos alguns dados com relação à resistência do bebê e das crianças pequenas ao ambiente escolar e à relevância da afetividade na sala de aula durante o período de Educação Infantil. Por fim, faremos as considerações finais a respeito das ideias apresentadas e discutidas.
id UNIMES-1_d0afdc22840ee5388c8aec7567c9847b
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/137
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTILEducaçãoemoção; afetividade; choro; criança; educação infantil.O trabalho tem como objetivos analisar a caracterização do choro nas crianças em adaptação ao ambiente escolar e durante a Educação Infantil e mostrar a importância da afetividade nesse período, no contexto escolar. Dessa forma, faremos, no primeiro capítulo, referências a Jean-Jacques Rousseau e às suas ideias sobre a educação e sobre o choro. No segundo capítulo, abordaremos, inicialmente, as concepções de Charles Darwin e Sigmund Freud sobre o choro; em seguida, apresentaremos sucintamente as teorias do desenvolvimento da aprendizagem de Jean Piaget e de Lev Vygotsky e a do desenvolvimento da pessoa de Henry Wallon, para mostrar como esses pensadores consideravam o choro; além disso, mostraremos alguns dados com relação à resistência do bebê e das crianças pequenas ao ambiente escolar e à relevância da afetividade na sala de aula durante o período de Educação Infantil. Por fim, faremos as considerações finais a respeito das ideias apresentadas e discutidas.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137/80Rodrigues, Adriana Nunes de MenezesLeme, Angela CerettiSilva, Eliana PiresCosta, Rita de Cássia AlmeidaDiniz, Rosangela Aparecida Gracianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-22T17:24:53Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/137Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2011-11-22T17:24:53Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
title AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
spellingShingle AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes
Educação
emoção; afetividade; choro; criança; educação infantil.
title_short AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
title_full AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
title_fullStr AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
title_full_unstemmed AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
title_sort AFETIVIDADE DENTRO DA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHORO INFANTIL
author Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes
author_facet Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes
Leme, Angela Ceretti
Silva, Eliana Pires
Costa, Rita de Cássia Almeida
Diniz, Rosangela Aparecida Graciano
author_role author
author2 Leme, Angela Ceretti
Silva, Eliana Pires
Costa, Rita de Cássia Almeida
Diniz, Rosangela Aparecida Graciano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adriana Nunes de Menezes
Leme, Angela Ceretti
Silva, Eliana Pires
Costa, Rita de Cássia Almeida
Diniz, Rosangela Aparecida Graciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
emoção; afetividade; choro; criança; educação infantil.
topic Educação
emoção; afetividade; choro; criança; educação infantil.
description O trabalho tem como objetivos analisar a caracterização do choro nas crianças em adaptação ao ambiente escolar e durante a Educação Infantil e mostrar a importância da afetividade nesse período, no contexto escolar. Dessa forma, faremos, no primeiro capítulo, referências a Jean-Jacques Rousseau e às suas ideias sobre a educação e sobre o choro. No segundo capítulo, abordaremos, inicialmente, as concepções de Charles Darwin e Sigmund Freud sobre o choro; em seguida, apresentaremos sucintamente as teorias do desenvolvimento da aprendizagem de Jean Piaget e de Lev Vygotsky e a do desenvolvimento da pessoa de Henry Wallon, para mostrar como esses pensadores consideravam o choro; além disso, mostraremos alguns dados com relação à resistência do bebê e das crianças pequenas ao ambiente escolar e à relevância da afetividade na sala de aula durante o período de Educação Infantil. Por fim, faremos as considerações finais a respeito das ideias apresentadas e discutidas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/137/80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274705444864