Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edison Trombeta de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pirillo, Nadia Rubio, Bompani, Murilo Calina, Schiavon, Maria Luiza Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484
Resumo: O termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta.
id UNIMES-1_d33863670b3026932d86ed0e036ab80e
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1484
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distânciaEducação; Educação a Distância; Tecnologia EducacionalEngajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia EducacionalO termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaOliveira, Edison Trombeta dePirillo, Nadia RubioBompani, Murilo CalinaSchiavon, Maria Luiza Marques2024-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 93-10519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484/1344Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1484Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
title Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
spellingShingle Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
Oliveira, Edison Trombeta de
Educação; Educação a Distância; Tecnologia Educacional
Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional
title_short Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
title_full Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
title_fullStr Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
title_full_unstemmed Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
title_sort Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
author Oliveira, Edison Trombeta de
author_facet Oliveira, Edison Trombeta de
Pirillo, Nadia Rubio
Bompani, Murilo Calina
Schiavon, Maria Luiza Marques
author_role author
author2 Pirillo, Nadia Rubio
Bompani, Murilo Calina
Schiavon, Maria Luiza Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edison Trombeta de
Pirillo, Nadia Rubio
Bompani, Murilo Calina
Schiavon, Maria Luiza Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação a Distância; Tecnologia Educacional
Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional
topic Educação; Educação a Distância; Tecnologia Educacional
Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional
description O termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484/1344
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 93-105
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273974587392