Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484 |
Resumo: | O termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta. |
id |
UNIMES-1_d33863670b3026932d86ed0e036ab80e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1484 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distânciaEducação; Educação a Distância; Tecnologia EducacionalEngajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia EducacionalO termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaOliveira, Edison Trombeta dePirillo, Nadia RubioBompani, Murilo CalinaSchiavon, Maria Luiza Marques2024-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 93-10519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484/1344Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1484Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
title |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
spellingShingle |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância Oliveira, Edison Trombeta de Educação; Educação a Distância; Tecnologia Educacional Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional |
title_short |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
title_full |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
title_fullStr |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
title_full_unstemmed |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
title_sort |
Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância |
author |
Oliveira, Edison Trombeta de |
author_facet |
Oliveira, Edison Trombeta de Pirillo, Nadia Rubio Bompani, Murilo Calina Schiavon, Maria Luiza Marques |
author_role |
author |
author2 |
Pirillo, Nadia Rubio Bompani, Murilo Calina Schiavon, Maria Luiza Marques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Edison Trombeta de Pirillo, Nadia Rubio Bompani, Murilo Calina Schiavon, Maria Luiza Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação a Distância; Tecnologia Educacional Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional |
topic |
Educação; Educação a Distância; Tecnologia Educacional Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional |
description |
O termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484/1344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 93-105 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273974587392 |