A INSERÇÃO DAS TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL LIMITES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirardi, Maria Marcia Mariani
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/180
Resumo: A presente pesquisa exploratória aborda sobre a contribuição da inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) no processo ensino/aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visa analisar como a inserção das TICs pode influenciar na mudança do perfil dos educadores, de meros transmissores de informação para mediadores do processo ensino/aprendizagem. Para a discussão desta pertinente questão utilizou-se como bases teóricas os trabalhos de Moran (2009); Coscarelli (2006) e Demo (2009), dentre outros especialistas no assunto. Discuti-se sobre a construção do conhecimento a partir da ótica do ‘aprender a aprender’ e aprender a pesquisar, transformando informação em conhecimento. Para esta transformação coloca-se como fundamental a mediação do profissional da educação, mediação que é um desafio para os professores do mundo globalizado. As possibilidades da inserção das TICs no processo de construção do conhecimento passam necessariamente pela formação continuada dos professores, para que utilizem as TICs como “meio” para facilitar a aprendizagem significativa e crítica. Os limites se encontram na resistência dos professores com relação á tecnologia e a visão técnica da mesma. O uso das TICs por si só não se justifica. Só pode ser justificada, pelos objetivos que se pretenda que elas alcancem, que é a construção do conhecimento. Os resultados da pesquisa nos levam a crer que a melhoria da qualidade na educação não está nas “novas tecnologias” e sim na mudança da prática pedagógica do professor, na mudança de seu perfil e uma necessidade profissional no cenário de profundas transformações no mundo virtual que estamos vivendo e para o qual nos encaminhamos cada vez mais. Chega-se a conclusão de a escola não pode ignorar as tecnologias como ferramenta para a função didática, principalmente em um período da história do Brasil em que o Programa Federal “Um Computador por Aluno” (UCA), passa a ser Lei. A Lei nº. 12.249 de 10 de junho de 2010.
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