TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000003h94 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2727 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_35591125dcd0a9cbce5f24875f8339b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2727 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusivaTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)AprendizagemEducação inclusivaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este artigo monográfico apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Educação Informação e Comunicação – TIC’s, voltadas para a aprendizagem na Educação Inclusiva. O objetivo geral aqui proposto foi o de identificar e analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência através das TIC’s. e os específicos foram: Identificar e analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência através da Tecnologia Assistiva; Conhecer peças de equipamentos ou sistemas de produtos, adquirido comercialmente ou desenvolvido artesanalmente, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas com limitações funcionais, sejam físicas ou sensoriais. O estudo aconteceu mediante pesquisa bibliográfica e de observações do trabalho com as crianças da UPAEL – União de Pais e Amigos dos Excepcionais, realizadas nas escolas municipais de Lagamar- Minas Gerais. São elas: Escola Municipal “Presidente Bias Fortes”, Escola Municipal Ananias Martins” e Centro Municipal de Educação Infantil. Os resultados da pesquisa mostram que o trabalho com as TIC’S é fundamental no desenvolvimento dos educandos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRocha, Karla Marques daMatos, Audiene Fernandes Andrade2017-03-27T14:20:33Z2017-03-27T14:20:33Z2010-12-202010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2727ark:/26339/0013000003h94porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-29T16:02:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-29T16:02:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
title |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
spellingShingle |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva Matos, Audiene Fernandes Andrade TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Aprendizagem Educação inclusiva |
title_short |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
title_full |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
title_fullStr |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
title_sort |
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva |
author |
Matos, Audiene Fernandes Andrade |
author_facet |
Matos, Audiene Fernandes Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Karla Marques da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Audiene Fernandes Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Aprendizagem Educação inclusiva |
topic |
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Aprendizagem Educação inclusiva |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-20 2010 2017-03-27T14:20:33Z 2017-03-27T14:20:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2727 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000003h94 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2727 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000003h94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172275536658432 |