EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagner da Silva Bastos, Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valença, Sandro, Maria Paz e Silva, Kelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893
Resumo: Tratando-se de espaço urbano, a mobilidade é condição sine qua non. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, o modal bicicleta se destaca por ser um com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação que fez emergir este estudo aborda a possibilidade da bicicleta poder se tornar um modal excludente, o que se daria por causa de uma virtual tendência de políticas públicas (PP) implementadas para os ciclistas serem, na prática, direcionadas a apenas uma parte deles e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral do estudo é: “Indicar fatores-chave para que as PP direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes”. Em função disso, o método utilizado foi o do discurso sujeito coletivo (DSC), à luz da teoria da complexidade. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as PP para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar equitativamente todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos acessíveis a todos os públicos.  
id UNIMONTES3_d42b8097ca7a8c951fbe9c1476871d83
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1893
network_acronym_str UNIMONTES3
network_name_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository_id_str
spelling EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)BicicletaCaruaru (PE)Mobilidade UrbanaTratando-se de espaço urbano, a mobilidade é condição sine qua non. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, o modal bicicleta se destaca por ser um com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação que fez emergir este estudo aborda a possibilidade da bicicleta poder se tornar um modal excludente, o que se daria por causa de uma virtual tendência de políticas públicas (PP) implementadas para os ciclistas serem, na prática, direcionadas a apenas uma parte deles e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral do estudo é: “Indicar fatores-chave para que as PP direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes”. Em função disso, o método utilizado foi o do discurso sujeito coletivo (DSC), à luz da teoria da complexidade. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as PP para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar equitativamente todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos acessíveis a todos os públicos.  Editora Unimontes2020-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893Revista Desenvolvimento Social; v. 19 n. 1 (2016); 95-1112179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893/2017Fagner da Silva Bastos, Antonio Valença, Sandro Maria Paz e Silva, Kelly info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T17:23:30Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1893Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-04-14T17:23:30Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
spellingShingle EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
Fagner da Silva Bastos, Antonio
Bicicleta
Caruaru (PE)
Mobilidade Urbana
title_short EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_full EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_fullStr EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_full_unstemmed EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_sort EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
author Fagner da Silva Bastos, Antonio
author_facet Fagner da Silva Bastos, Antonio
Valença, Sandro
Maria Paz e Silva, Kelly
author_role author
author2 Valença, Sandro
Maria Paz e Silva, Kelly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagner da Silva Bastos, Antonio
Valença, Sandro
Maria Paz e Silva, Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Bicicleta
Caruaru (PE)
Mobilidade Urbana
topic Bicicleta
Caruaru (PE)
Mobilidade Urbana
description Tratando-se de espaço urbano, a mobilidade é condição sine qua non. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, o modal bicicleta se destaca por ser um com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação que fez emergir este estudo aborda a possibilidade da bicicleta poder se tornar um modal excludente, o que se daria por causa de uma virtual tendência de políticas públicas (PP) implementadas para os ciclistas serem, na prática, direcionadas a apenas uma parte deles e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral do estudo é: “Indicar fatores-chave para que as PP direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes”. Em função disso, o método utilizado foi o do discurso sujeito coletivo (DSC), à luz da teoria da complexidade. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as PP para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar equitativamente todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos acessíveis a todos os públicos.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893/2017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social; v. 19 n. 1 (2016); 95-111
2179-6807
1982-8608
reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
collection Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.desenvolvimento@unimontes.br
_version_ 1797053914712899584