EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893 |
Resumo: | Tratando-se de espaço urbano, a mobilidade é condição sine qua non. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, o modal bicicleta se destaca por ser um com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação que fez emergir este estudo aborda a possibilidade da bicicleta poder se tornar um modal excludente, o que se daria por causa de uma virtual tendência de políticas públicas (PP) implementadas para os ciclistas serem, na prática, direcionadas a apenas uma parte deles e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral do estudo é: “Indicar fatores-chave para que as PP direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes”. Em função disso, o método utilizado foi o do discurso sujeito coletivo (DSC), à luz da teoria da complexidade. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as PP para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar equitativamente todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos acessíveis a todos os públicos. |
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EM BUSCA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO EXCLUDENTES: ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)BicicletaCaruaru (PE)Mobilidade UrbanaTratando-se de espaço urbano, a mobilidade é condição sine qua non. Das diferentes opções para a mobilidade urbana, o modal bicicleta se destaca por ser um com amplos predicados, no que tange à sustentabilidade. Porém, a preocupação que fez emergir este estudo aborda a possibilidade da bicicleta poder se tornar um modal excludente, o que se daria por causa de uma virtual tendência de políticas públicas (PP) implementadas para os ciclistas serem, na prática, direcionadas a apenas uma parte deles e, por isso, excludentes. Assim, o objetivo geral do estudo é: “Indicar fatores-chave para que as PP direcionadas aos ciclistas, do município de Caruaru (PE), não se tornem excludentes”. Em função disso, o método utilizado foi o do discurso sujeito coletivo (DSC), à luz da teoria da complexidade. Os resultados indicaram que em Caruaru (PE), os fatores-chave para se evitar que as PP para ciclistas não se tornem excludentes são: privilegiar equitativamente todos os usuários; organizar os espaços já existentes; criar condições para que os modais coexistam de forma pacífica; construir infraestrutura adequada; conscientizar os usuários dos benefícios da bicicleta; e tornar os produtos acessíveis a todos os públicos. Editora Unimontes2020-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893Revista Desenvolvimento Social; v. 19 n. 1 (2016); 95-1112179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1893/2017Fagner da Silva Bastos, Antonio Valença, Sandro Maria Paz e Silva, Kelly info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T17:23:30Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1893Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-04-14T17:23:30Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
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