The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Natalia Guimarães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda, Bastos , Frederico de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde Grande (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989
Resumo: O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.
id UNIMONTES5_439ae653a088942faad80b7552466b8f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/4989
network_acronym_str UNIMONTES5
network_name_str Revista Verde Grande (Online)
repository_id_str
spelling The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.El estudio de la ciudad y urbanización Brasileña para la enseñanza de la Geografía en los primeros años.O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino FundamentalEnsino decolonial Geografia escolarUrbanizaçãoTeaching, TeachingGeography, UrbanizationTeachingGeographyUrbanizationO presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.Editora Unimontes2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/498910.46551/rvg2675239520222288300Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 4 n. 02 (2022): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 288-3002675-2395reponame:Revista Verde Grande (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989/5894Copyright (c) 2022 Natalia Guimarães Ventura, Ingrid Ribeiro Olanda Bonifácio, Frederico de Holanda Bastos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVentura, Natalia Guimarães Bonifácio, Ingrid Ribeiro OlandaBastos , Frederico de Holanda2023-05-14T03:40:25Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/4989Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrandePUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/oairevista.verdegrande@unimontes.br2675-23951808-6764opendoar:2023-05-14T03:40:25Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
El estudio de la ciudad y urbanización Brasileña para la enseñanza de la Geografía en los primeros años.
O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental
title The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
spellingShingle The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
Ventura, Natalia Guimarães
Ensino decolonial
Geografia escolar
Urbanização
Teaching, TeachingGeography, Urbanization
Teaching
Geography
Urbanization
title_short The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
title_full The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
title_fullStr The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
title_full_unstemmed The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
title_sort The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
author Ventura, Natalia Guimarães
author_facet Ventura, Natalia Guimarães
Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda
Bastos , Frederico de Holanda
author_role author
author2 Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda
Bastos , Frederico de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Natalia Guimarães
Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda
Bastos , Frederico de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino decolonial
Geografia escolar
Urbanização
Teaching, TeachingGeography, Urbanization
Teaching
Geography
Urbanization
topic Ensino decolonial
Geografia escolar
Urbanização
Teaching, TeachingGeography, Urbanization
Teaching
Geography
Urbanization
description O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989
10.46551/rvg2675239520222288300
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989
identifier_str_mv 10.46551/rvg2675239520222288300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989/5894
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 4 n. 02 (2022): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 288-300
2675-2395
reponame:Revista Verde Grande (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Verde Grande (Online)
collection Revista Verde Grande (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.verdegrande@unimontes.br
_version_ 1797041970029264896