The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde Grande (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989 |
Resumo: | O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço. |
id |
UNIMONTES5_439ae653a088942faad80b7552466b8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/4989 |
network_acronym_str |
UNIMONTES5 |
network_name_str |
Revista Verde Grande (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years.El estudio de la ciudad y urbanización Brasileña para la enseñanza de la Geografía en los primeros años.O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino FundamentalEnsino decolonial Geografia escolarUrbanizaçãoTeaching, TeachingGeography, UrbanizationTeachingGeographyUrbanizationO presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.Editora Unimontes2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/498910.46551/rvg2675239520222288300Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 4 n. 02 (2022): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 288-3002675-2395reponame:Revista Verde Grande (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989/5894Copyright (c) 2022 Natalia Guimarães Ventura, Ingrid Ribeiro Olanda Bonifácio, Frederico de Holanda Bastos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVentura, Natalia Guimarães Bonifácio, Ingrid Ribeiro OlandaBastos , Frederico de Holanda2023-05-14T03:40:25Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/4989Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrandePUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/oairevista.verdegrande@unimontes.br2675-23951808-6764opendoar:2023-05-14T03:40:25Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. El estudio de la ciudad y urbanización Brasileña para la enseñanza de la Geografía en los primeros años. O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental |
title |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. |
spellingShingle |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. Ventura, Natalia Guimarães Ensino decolonial Geografia escolar Urbanização Teaching, TeachingGeography, Urbanization Teaching Geography Urbanization |
title_short |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. |
title_full |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. |
title_fullStr |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. |
title_full_unstemmed |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. |
title_sort |
The study of the city and Brazilian urbanization for the teaching of Geography in early years. |
author |
Ventura, Natalia Guimarães |
author_facet |
Ventura, Natalia Guimarães Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda Bastos , Frederico de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda Bastos , Frederico de Holanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Natalia Guimarães Bonifácio, Ingrid Ribeiro Olanda Bastos , Frederico de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino decolonial Geografia escolar Urbanização Teaching, TeachingGeography, Urbanization Teaching Geography Urbanization |
topic |
Ensino decolonial Geografia escolar Urbanização Teaching, TeachingGeography, Urbanization Teaching Geography Urbanization |
description |
O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989 10.46551/rvg2675239520222288300 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989 |
identifier_str_mv |
10.46551/rvg2675239520222288300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4989/5894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 4 n. 02 (2022): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade ; 288-300 2675-2395 reponame:Revista Verde Grande (Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Revista Verde Grande (Online) |
collection |
Revista Verde Grande (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.verdegrande@unimontes.br |
_version_ |
1797041970029264896 |