Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rodrigo Marques do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos Neto, Narciso Ferreira dos, Coelho de Oliveira, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde Grande (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651
Resumo: The accelerated urbanization of Brazilian cities has posed challenges for the organization of urban space, resulting in the convergence of a set of actions with a view to planning and regulating interventions in the territory. Despite advances in this direction, some themes still lack guidelines, such as the agenda on the location of public schools. Without criteria, especially accessibility, the result is long home-school journeys. In this context, this work aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location tool of TransCAD. Before indicating the solution, the accessibility of the residents is analyzed based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), as a function of the student-school walking distance, using the Service Area function of ArcGIS. It can be seen that the walking distance from home to school for city residents is more than 1,000 m in most of the urban area. The optimized proposal presents a considerable improvement in the accessibility of the residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the student-school path in Montes Claros – MG.
id UNIMONTES5_565793c3f8257d593615aef963cae963
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6651
network_acronym_str UNIMONTES5
network_name_str Revista Verde Grande (Online)
repository_id_str
spelling Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MGOtimização de LocalizaçãoSistemas de Informações GeográficasMontes Claros-MGLocation optimizationGeographic Information SystemMontes Claros – MGOptimización de ubicaciónSistemas de Información GeográficaMontes Claros-MGThe accelerated urbanization of Brazilian cities has posed challenges for the organization of urban space, resulting in the convergence of a set of actions with a view to planning and regulating interventions in the territory. Despite advances in this direction, some themes still lack guidelines, such as the agenda on the location of public schools. Without criteria, especially accessibility, the result is long home-school journeys. In this context, this work aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location tool of TransCAD. Before indicating the solution, the accessibility of the residents is analyzed based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), as a function of the student-school walking distance, using the Service Area function of ArcGIS. It can be seen that the walking distance from home to school for city residents is more than 1,000 m in most of the urban area. The optimized proposal presents a considerable improvement in the accessibility of the residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the student-school path in Montes Claros – MG.A urbanização acelerada das cidades brasileiras impôs desafios para organização do espaço urbano, a exemplo da composição de diretrizes para localização de escolas públicas. Sem critérios, sobretudo, de acessibilidade, tem-se como resultado longos trajetos residência-escola. Este trabalho objetiva propor uma localização otimizada para as escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros - MG, utilizando a ferramenta facility location do TransCAD. Para tanto, cria-se uma matriz de distância entre 131.864 pontos (domicílios) que compõem a análise e é indicado quais dessas localizações apresentam capacidade de minimizar a distância de caminhada em relação aos demais domicílios restantes, com base na malha viária urbana. Previamente, analisa-se a acessibilidade dos moradores e delimitam-se regiões a partir de indicadores, função da distância de caminhada aluno-escola, utilizando a função Service Area do ArcGIS. Constata-se que há desequilíbrios espaciais na distribuição das escolas municipais em Montes Claros - MG, com destaque para a região noroeste que apresenta escassez de escolas de educação infantil. A distância de caminhada residência-escola para os moradores da maior parte da cidade é superior a 1.000 m. A proposta apresenta considerável melhoria na acessibilidade dos moradores. Diante disso, a pesquisa apresenta fundamentos que corroboram para a redução do trajeto aluno-escola.  Editora Unimontes2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/665110.46551/rvg2675239520232531561Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 5 n. 02 (2023): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; 531-5612675-2395reponame:Revista Verde Grande (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651/6663Copyright (c) 2023 Rodrigo Marques do Nascimento, Narciso Ferreira dos Santos Neto, Daniel Coelho de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rodrigo Marques doSantos Neto, Narciso Ferreira dosCoelho de Oliveira, Daniel2023-09-26T01:30:55Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6651Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrandePUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/oairevista.verdegrande@unimontes.br2675-23951808-6764opendoar:2023-09-26T01:30:55Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
title Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
spellingShingle Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
Nascimento, Rodrigo Marques do
Otimização de Localização
Sistemas de Informações Geográficas
Montes Claros-MG
Location optimization
Geographic Information System
Montes Claros – MG
Optimización de ubicación
Sistemas de Información Geográfica
Montes Claros-MG
title_short Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
title_full Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
title_fullStr Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
title_full_unstemmed Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
title_sort Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
author Nascimento, Rodrigo Marques do
author_facet Nascimento, Rodrigo Marques do
Santos Neto, Narciso Ferreira dos
Coelho de Oliveira, Daniel
author_role author
author2 Santos Neto, Narciso Ferreira dos
Coelho de Oliveira, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rodrigo Marques do
Santos Neto, Narciso Ferreira dos
Coelho de Oliveira, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização de Localização
Sistemas de Informações Geográficas
Montes Claros-MG
Location optimization
Geographic Information System
Montes Claros – MG
Optimización de ubicación
Sistemas de Información Geográfica
Montes Claros-MG
topic Otimização de Localização
Sistemas de Informações Geográficas
Montes Claros-MG
Location optimization
Geographic Information System
Montes Claros – MG
Optimización de ubicación
Sistemas de Información Geográfica
Montes Claros-MG
description The accelerated urbanization of Brazilian cities has posed challenges for the organization of urban space, resulting in the convergence of a set of actions with a view to planning and regulating interventions in the territory. Despite advances in this direction, some themes still lack guidelines, such as the agenda on the location of public schools. Without criteria, especially accessibility, the result is long home-school journeys. In this context, this work aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location tool of TransCAD. Before indicating the solution, the accessibility of the residents is analyzed based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), as a function of the student-school walking distance, using the Service Area function of ArcGIS. It can be seen that the walking distance from home to school for city residents is more than 1,000 m in most of the urban area. The optimized proposal presents a considerable improvement in the accessibility of the residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the student-school path in Montes Claros – MG.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651
10.46551/rvg2675239520232531561
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651
identifier_str_mv 10.46551/rvg2675239520232531561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651/6663
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 5 n. 02 (2023): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; 531-561
2675-2395
reponame:Revista Verde Grande (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Verde Grande (Online)
collection Revista Verde Grande (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.verdegrande@unimontes.br
_version_ 1797041970992906240