Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde Grande (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651 |
Resumo: | The accelerated urbanization of Brazilian cities has posed challenges for the organization of urban space, resulting in the convergence of a set of actions with a view to planning and regulating interventions in the territory. Despite advances in this direction, some themes still lack guidelines, such as the agenda on the location of public schools. Without criteria, especially accessibility, the result is long home-school journeys. In this context, this work aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location tool of TransCAD. Before indicating the solution, the accessibility of the residents is analyzed based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), as a function of the student-school walking distance, using the Service Area function of ArcGIS. It can be seen that the walking distance from home to school for city residents is more than 1,000 m in most of the urban area. The optimized proposal presents a considerable improvement in the accessibility of the residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the student-school path in Montes Claros – MG. |
id |
UNIMONTES5_565793c3f8257d593615aef963cae963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6651 |
network_acronym_str |
UNIMONTES5 |
network_name_str |
Revista Verde Grande (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MGOtimização de LocalizaçãoSistemas de Informações GeográficasMontes Claros-MGLocation optimizationGeographic Information SystemMontes Claros – MGOptimización de ubicaciónSistemas de Información GeográficaMontes Claros-MGThe accelerated urbanization of Brazilian cities has posed challenges for the organization of urban space, resulting in the convergence of a set of actions with a view to planning and regulating interventions in the territory. Despite advances in this direction, some themes still lack guidelines, such as the agenda on the location of public schools. Without criteria, especially accessibility, the result is long home-school journeys. In this context, this work aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location tool of TransCAD. Before indicating the solution, the accessibility of the residents is analyzed based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), as a function of the student-school walking distance, using the Service Area function of ArcGIS. It can be seen that the walking distance from home to school for city residents is more than 1,000 m in most of the urban area. The optimized proposal presents a considerable improvement in the accessibility of the residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the student-school path in Montes Claros – MG.A urbanização acelerada das cidades brasileiras impôs desafios para organização do espaço urbano, a exemplo da composição de diretrizes para localização de escolas públicas. Sem critérios, sobretudo, de acessibilidade, tem-se como resultado longos trajetos residência-escola. Este trabalho objetiva propor uma localização otimizada para as escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros - MG, utilizando a ferramenta facility location do TransCAD. Para tanto, cria-se uma matriz de distância entre 131.864 pontos (domicílios) que compõem a análise e é indicado quais dessas localizações apresentam capacidade de minimizar a distância de caminhada em relação aos demais domicílios restantes, com base na malha viária urbana. Previamente, analisa-se a acessibilidade dos moradores e delimitam-se regiões a partir de indicadores, função da distância de caminhada aluno-escola, utilizando a função Service Area do ArcGIS. Constata-se que há desequilíbrios espaciais na distribuição das escolas municipais em Montes Claros - MG, com destaque para a região noroeste que apresenta escassez de escolas de educação infantil. A distância de caminhada residência-escola para os moradores da maior parte da cidade é superior a 1.000 m. A proposta apresenta considerável melhoria na acessibilidade dos moradores. Diante disso, a pesquisa apresenta fundamentos que corroboram para a redução do trajeto aluno-escola. Editora Unimontes2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/665110.46551/rvg2675239520232531561Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 5 n. 02 (2023): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; 531-5612675-2395reponame:Revista Verde Grande (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651/6663Copyright (c) 2023 Rodrigo Marques do Nascimento, Narciso Ferreira dos Santos Neto, Daniel Coelho de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rodrigo Marques doSantos Neto, Narciso Ferreira dosCoelho de Oliveira, Daniel2023-09-26T01:30:55Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6651Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrandePUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/oairevista.verdegrande@unimontes.br2675-23951808-6764opendoar:2023-09-26T01:30:55Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
title |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
spellingShingle |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG Nascimento, Rodrigo Marques do Otimização de Localização Sistemas de Informações Geográficas Montes Claros-MG Location optimization Geographic Information System Montes Claros – MG Optimización de ubicación Sistemas de Información Geográfica Montes Claros-MG |
title_short |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
title_full |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
title_fullStr |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
title_full_unstemmed |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
title_sort |
Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG |
author |
Nascimento, Rodrigo Marques do |
author_facet |
Nascimento, Rodrigo Marques do Santos Neto, Narciso Ferreira dos Coelho de Oliveira, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Santos Neto, Narciso Ferreira dos Coelho de Oliveira, Daniel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Rodrigo Marques do Santos Neto, Narciso Ferreira dos Coelho de Oliveira, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Otimização de Localização Sistemas de Informações Geográficas Montes Claros-MG Location optimization Geographic Information System Montes Claros – MG Optimización de ubicación Sistemas de Información Geográfica Montes Claros-MG |
topic |
Otimização de Localização Sistemas de Informações Geográficas Montes Claros-MG Location optimization Geographic Information System Montes Claros – MG Optimización de ubicación Sistemas de Información Geográfica Montes Claros-MG |
description |
The accelerated urbanization of Brazilian cities has posed challenges for the organization of urban space, resulting in the convergence of a set of actions with a view to planning and regulating interventions in the territory. Despite advances in this direction, some themes still lack guidelines, such as the agenda on the location of public schools. Without criteria, especially accessibility, the result is long home-school journeys. In this context, this work aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location tool of TransCAD. Before indicating the solution, the accessibility of the residents is analyzed based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), as a function of the student-school walking distance, using the Service Area function of ArcGIS. It can be seen that the walking distance from home to school for city residents is more than 1,000 m in most of the urban area. The optimized proposal presents a considerable improvement in the accessibility of the residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the student-school path in Montes Claros – MG. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651 10.46551/rvg2675239520232531561 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651 |
identifier_str_mv |
10.46551/rvg2675239520232531561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/6651/6663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; v. 5 n. 02 (2023): Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade; 531-561 2675-2395 reponame:Revista Verde Grande (Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Revista Verde Grande (Online) |
collection |
Revista Verde Grande (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde Grande (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.verdegrande@unimontes.br |
_version_ |
1797041970992906240 |