PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marina Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cicolella, Dayane de Aguiar, Tanaka, Ana Karina Silva da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2516
Resumo: Objetivo: Conhecer as percepções da equipe de enfermagem no manejo junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo, realizado com 10 integrantes da equipe de enfermagem, atuantes em um hospital de custódia. A coleta de dados realizou-se de Março a Maio de 2017, por meio de entrevista e roteiro semiestruturado. Resultados: Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo a partir do critério de saturação de dados, e permitiram elencar três categorias: A história do cotidiano dos profissionais de enfermagem, referente aos pacientes em medida de segurança; As condições de trabalho em um hospital de custodia e tratamento psiquiátrico e A vivência da equipe de enfermagem frente ao manejo junto a pacientes psiquiátricos em medida de segurança. A partir da análise dos resultados das entrevistas, o estudo pretende ajudar a garantir a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem levando em consideração principalmente a saúde física e mental dos profissionais, devido à exposição diária a diversos fatores de risco. Conclusão: A equipe de enfermagem forense tem papel fundamental na assistência junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança, e para isso, deve estar em equilíbrio com sua saúde física e mental. Este estudo visa contribuir para a reflexão das questões relacionadas a qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores de saúde mental forense, de modo a reduzir os fatores que contribuem negativamente no exercício profissional.
id UNINGA-1_159cc95c65540e0d6adb6d4af931ea62
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2516
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA“Medidas de segurança”, “Pessoas mentalmente doentes”, “Psiquiatria legal”, “Prisioneiros”.Objetivo: Conhecer as percepções da equipe de enfermagem no manejo junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo, realizado com 10 integrantes da equipe de enfermagem, atuantes em um hospital de custódia. A coleta de dados realizou-se de Março a Maio de 2017, por meio de entrevista e roteiro semiestruturado. Resultados: Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo a partir do critério de saturação de dados, e permitiram elencar três categorias: A história do cotidiano dos profissionais de enfermagem, referente aos pacientes em medida de segurança; As condições de trabalho em um hospital de custodia e tratamento psiquiátrico e A vivência da equipe de enfermagem frente ao manejo junto a pacientes psiquiátricos em medida de segurança. A partir da análise dos resultados das entrevistas, o estudo pretende ajudar a garantir a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem levando em consideração principalmente a saúde física e mental dos profissionais, devido à exposição diária a diversos fatores de risco. Conclusão: A equipe de enfermagem forense tem papel fundamental na assistência junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança, e para isso, deve estar em equilíbrio com sua saúde física e mental. Este estudo visa contribuir para a reflexão das questões relacionadas a qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores de saúde mental forense, de modo a reduzir os fatores que contribuem negativamente no exercício profissional.Editora Uningá2019-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/251610.46311/2318-0579.56.eUJ2516Revista Uningá; Vol. 56 No. S2 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Enfermagem; 123-140Revista Uningá; v. 56 n. S2 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Enfermagem; 123-1402318-057910.46311/ru.v56iS2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2516/190810.46311/ru.v56iS2.2516.g1908Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marina SantosCicolella, Dayane de AguiarTanaka, Ana Karina Silva da Rocha2019-03-17T21:31:19Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2516Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-17T21:31:19Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
title PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
spellingShingle PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
da Silva, Marina Santos
“Medidas de segurança”, “Pessoas mentalmente doentes”, “Psiquiatria legal”, “Prisioneiros”.
title_short PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
title_full PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
title_fullStr PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
title_sort PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO EM MEDIDA DE SEGURANÇA
author da Silva, Marina Santos
author_facet da Silva, Marina Santos
Cicolella, Dayane de Aguiar
Tanaka, Ana Karina Silva da Rocha
author_role author
author2 Cicolella, Dayane de Aguiar
Tanaka, Ana Karina Silva da Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Marina Santos
Cicolella, Dayane de Aguiar
Tanaka, Ana Karina Silva da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv “Medidas de segurança”, “Pessoas mentalmente doentes”, “Psiquiatria legal”, “Prisioneiros”.
topic “Medidas de segurança”, “Pessoas mentalmente doentes”, “Psiquiatria legal”, “Prisioneiros”.
description Objetivo: Conhecer as percepções da equipe de enfermagem no manejo junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo, realizado com 10 integrantes da equipe de enfermagem, atuantes em um hospital de custódia. A coleta de dados realizou-se de Março a Maio de 2017, por meio de entrevista e roteiro semiestruturado. Resultados: Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo a partir do critério de saturação de dados, e permitiram elencar três categorias: A história do cotidiano dos profissionais de enfermagem, referente aos pacientes em medida de segurança; As condições de trabalho em um hospital de custodia e tratamento psiquiátrico e A vivência da equipe de enfermagem frente ao manejo junto a pacientes psiquiátricos em medida de segurança. A partir da análise dos resultados das entrevistas, o estudo pretende ajudar a garantir a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem levando em consideração principalmente a saúde física e mental dos profissionais, devido à exposição diária a diversos fatores de risco. Conclusão: A equipe de enfermagem forense tem papel fundamental na assistência junto ao paciente psiquiátrico em medida de segurança, e para isso, deve estar em equilíbrio com sua saúde física e mental. Este estudo visa contribuir para a reflexão das questões relacionadas a qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores de saúde mental forense, de modo a reduzir os fatores que contribuem negativamente no exercício profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2516
10.46311/2318-0579.56.eUJ2516
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2516
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ2516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2516/1908
10.46311/ru.v56iS2.2516.g1908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. S2 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Enfermagem; 123-140
Revista Uningá; v. 56 n. S2 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Enfermagem; 123-140
2318-0579
10.46311/ru.v56iS2
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042164840005632