Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES, JORGE, PAULA KARINE, NETO, NATALINO LOURENÇO, ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI, DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172
Resumo: presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da novageração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foicomposta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade deOdontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foramdivididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos deuma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de umaUniversidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma UniversidadeParticular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questõessobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Para os resultados foramutilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análiseestatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que ametodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam querealizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensinoodontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicasinfluencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil donovo profissional para o mercado de trabalho atual.
id UNINGA-1_387e6c12e8f67b43e1240c71da012b5a
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1172
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológicopresente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da novageração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foicomposta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade deOdontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foramdivididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos deuma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de umaUniversidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma UniversidadeParticular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questõessobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Para os resultados foramutilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análiseestatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que ametodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam querealizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensinoodontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicasinfluencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil donovo profissional para o mercado de trabalho atual.Editora Uningá2014-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/117210.46311/2318-0579.40.eUJ1172Revista Uningá; Vol. 40 No. 1 (2014): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 40 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v40i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172/79410.46311/ru.v40i1.1172.g794Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDESDE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDESJORGE, PAULA KARINENETO, NATALINO LOURENÇOISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINIDE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI2019-10-04T15:55:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1172Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T15:55:50Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
title Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
spellingShingle Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
title_short Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
title_full Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
title_fullStr Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
title_full_unstemmed Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
title_sort Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
author DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
author_facet DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES
JORGE, PAULA KARINE
NETO, NATALINO LOURENÇO
ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI
DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI
author_role author
author2 DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES
JORGE, PAULA KARINE
NETO, NATALINO LOURENÇO
ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI
DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES
JORGE, PAULA KARINE
NETO, NATALINO LOURENÇO
ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI
DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI
description presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da novageração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foicomposta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade deOdontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foramdivididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos deuma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de umaUniversidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma UniversidadeParticular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questõessobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Para os resultados foramutilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análiseestatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que ametodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam querealizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensinoodontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicasinfluencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil donovo profissional para o mercado de trabalho atual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172
10.46311/2318-0579.40.eUJ1172
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.40.eUJ1172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172/794
10.46311/ru.v40i1.1172.g794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 40 No. 1 (2014): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 40 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v40i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163120340992