Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172 |
Resumo: | presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da novageração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foicomposta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade deOdontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foramdivididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos deuma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de umaUniversidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma UniversidadeParticular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questõessobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Para os resultados foramutilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análiseestatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que ametodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam querealizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensinoodontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicasinfluencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil donovo profissional para o mercado de trabalho atual. |
id |
UNINGA-1_387e6c12e8f67b43e1240c71da012b5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1172 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológicopresente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da novageração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foicomposta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade deOdontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foramdivididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos deuma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de umaUniversidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma UniversidadeParticular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questõessobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Para os resultados foramutilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análiseestatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que ametodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam querealizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensinoodontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicasinfluencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil donovo profissional para o mercado de trabalho atual.Editora Uningá2014-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/117210.46311/2318-0579.40.eUJ1172Revista Uningá; Vol. 40 No. 1 (2014): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 40 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v40i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172/79410.46311/ru.v40i1.1172.g794Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDESDE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDESJORGE, PAULA KARINENETO, NATALINO LOURENÇOISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINIDE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI2019-10-04T15:55:50Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1172Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T15:55:50Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
title |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
spellingShingle |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES |
title_short |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
title_full |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
title_fullStr |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
title_full_unstemmed |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
title_sort |
Perfil da nova geração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensino odontológico |
author |
DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES |
author_facet |
DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES JORGE, PAULA KARINE NETO, NATALINO LOURENÇO ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI |
author_role |
author |
author2 |
DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES JORGE, PAULA KARINE NETO, NATALINO LOURENÇO ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES DE MELLO, TAMARA ZEPONI FERNANDES JORGE, PAULA KARINE NETO, NATALINO LOURENÇO ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA COLOMBINI DE OLIVEIRA, THAIS6 MARCHINI |
description |
presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil da novageração de cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Métodos: A amostra foicomposta por 122 alunos de graduação no último ano da Faculdade deOdontologia, de ambos os gêneros. Os alunos selecionados foramdivididos em grupos conforme a Faculdade: Grupo I (n:46) – Alunos deuma Universidade Estadual; Grupo II (n:55) – Alunos de umaUniversidade Federal; Grupo III (n:21) – Alunos de uma UniversidadeParticular. Cada aluno preencheu um questionário com 14 questõessobreo perfil dos cirurgiões-dentistas frente à metodologia do ensinoodontológico para a formação profissional. Para os resultados foramutilizadas tabelas e gráficos com valores absolutos e relativos. A análiseestatística foi descritiva comparando os grupos estudados. Resultados:36,36% escolheram Odontologia por vocação, 64,8% responderam que ametodologia predominante é prática clínica, 56,55% responderam querealizaram iniciação científica, e 62,29% pretendem obter uma renda mensal entre R$ 7.000 a R$ 10.000. Conclusão: A metodologia do ensinoodontológico empregada na elaboração das atividades acadêmicasinfluencia no processo ensino-aprendizagem e na formação do perfil donovo profissional para o mercado de trabalho atual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172 10.46311/2318-0579.40.eUJ1172 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.40.eUJ1172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1172/794 10.46311/ru.v40i1.1172.g794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 40 No. 1 (2014): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 40 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v40i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042163120340992 |