A contribuição da cultura do labirinto* no ensino de matemática na cidade Juarez Távora – PB
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/466 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar a cultura do artesanato dolabirinto, e como esta pode contribuir no ensino da matemática tornandoseuma linguagem matemática, num contexto favorável para o processode pensamento de resolução de problema no ensino da EJA. Com asanalises realizadas vemos que esta cultura do labirinto possibilita aampliação didático-pedagógicas do processo de aprendizagem, alem dearticular a relação entre o alfabetizando/alfabetizador com suas percepçõese sentimentos, ou seja, envolve-os integralmente em suasubjetividade cultural. Nesse sentido, a partir de um olhar critico, o estudose subsidia em uma perspectiva histórico-crítica da educação. Com essepensar colocamos a etnomatemática como alicerce para a construçãodesse pensamento, pontuando o trabalho artesanal como fonte de renda eobjeto pedagógico do ALFASOL – Alfabetização Solidária. Comometodologia, serão utilizados desenhos geométricos, metragem e cálculosnuméricos feitos nos trabalhos do labirinto para transposição à linguagemmatemática, de maneira que os problemas de matemática que seprocessam possam ser solucionados pela prática. Desta forma, pretendeseque este artigo auxilie os professores a repensar sua práticapedagógica com uma abordagem alternativa ou uma outra perspectiva sobre resolução da linguagem da matemática e que favoreça o processode interação, o trabalho sócio - cultural e a produção de geração de renda. |
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A contribuição da cultura do labirinto* no ensino de matemática na cidade Juarez Távora – PBO presente artigo tem como objetivo investigar a cultura do artesanato dolabirinto, e como esta pode contribuir no ensino da matemática tornandoseuma linguagem matemática, num contexto favorável para o processode pensamento de resolução de problema no ensino da EJA. Com asanalises realizadas vemos que esta cultura do labirinto possibilita aampliação didático-pedagógicas do processo de aprendizagem, alem dearticular a relação entre o alfabetizando/alfabetizador com suas percepçõese sentimentos, ou seja, envolve-os integralmente em suasubjetividade cultural. Nesse sentido, a partir de um olhar critico, o estudose subsidia em uma perspectiva histórico-crítica da educação. Com essepensar colocamos a etnomatemática como alicerce para a construçãodesse pensamento, pontuando o trabalho artesanal como fonte de renda eobjeto pedagógico do ALFASOL – Alfabetização Solidária. Comometodologia, serão utilizados desenhos geométricos, metragem e cálculosnuméricos feitos nos trabalhos do labirinto para transposição à linguagemmatemática, de maneira que os problemas de matemática que seprocessam possam ser solucionados pela prática. Desta forma, pretendeseque este artigo auxilie os professores a repensar sua práticapedagógica com uma abordagem alternativa ou uma outra perspectiva sobre resolução da linguagem da matemática e que favoreça o processode interação, o trabalho sócio - cultural e a produção de geração de renda.Editora Uningá2006-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/46610.46311/2318-0579.8.eUJ466Revista Uningá; Vol. 8 No. 1 (2006): Revista UningáRevista Uningá; v. 8 n. 1 (2006): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v8i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/466/12310.46311/ru.v8i1.466.g123Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSTIVAL, NEYBARROS, MARTA SILENE FERREIRA2019-10-01T17:10:53Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/466Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T17:10:53Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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