PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTANA, GABRIELA LIMA, BALDOCHI, MADIONE, GONÇALVES, LETÍCIA COSTA, BARBOSA, LAÍS MILAGRES, PELLI, AFONSO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios.
id UNINGA-1_7065c04da3d361ceff960ef527481f4a
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1400
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios.Editora Uningá2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/140010.46311/2318-0579.52.eUJ1400Revista Uningá; Vol. 52 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 52 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v52i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400/101510.46311/ru.v52i1.1400.g1015Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessANTONINO, DEIZE DE CÁSSIASANTANA, GABRIELA LIMABALDOCHI, MADIONEGONÇALVES, LETÍCIA COSTABARBOSA, LAÍS MILAGRESPELLI, AFONSO2019-10-04T22:55:09Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1400Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T22:55:09Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
title PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
spellingShingle PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA
title_short PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
title_full PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
title_fullStr PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
title_full_unstemmed PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
title_sort PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
author ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA
author_facet ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA
SANTANA, GABRIELA LIMA
BALDOCHI, MADIONE
GONÇALVES, LETÍCIA COSTA
BARBOSA, LAÍS MILAGRES
PELLI, AFONSO
author_role author
author2 SANTANA, GABRIELA LIMA
BALDOCHI, MADIONE
GONÇALVES, LETÍCIA COSTA
BARBOSA, LAÍS MILAGRES
PELLI, AFONSO
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA
SANTANA, GABRIELA LIMA
BALDOCHI, MADIONE
GONÇALVES, LETÍCIA COSTA
BARBOSA, LAÍS MILAGRES
PELLI, AFONSO
description O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400
10.46311/2318-0579.52.eUJ1400
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.52.eUJ1400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400/1015
10.46311/ru.v52i1.1400.g1015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 52 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 52 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v52i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042164229734400