PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios. |
id |
UNINGA-1_7065c04da3d361ceff960ef527481f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1400 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios.Editora Uningá2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/140010.46311/2318-0579.52.eUJ1400Revista Uningá; Vol. 52 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 52 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v52i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400/101510.46311/ru.v52i1.1400.g1015Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessANTONINO, DEIZE DE CÁSSIASANTANA, GABRIELA LIMABALDOCHI, MADIONEGONÇALVES, LETÍCIA COSTABARBOSA, LAÍS MILAGRESPELLI, AFONSO2019-10-04T22:55:09Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1400Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T22:55:09Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
title |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
spellingShingle |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA |
title_short |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
title_full |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
title_fullStr |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
title_full_unstemmed |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
title_sort |
PODE O LÚDICO, ALIADO À EDUCAÇÃO FORMAL, REVERTER DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
author |
ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA |
author_facet |
ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA SANTANA, GABRIELA LIMA BALDOCHI, MADIONE GONÇALVES, LETÍCIA COSTA BARBOSA, LAÍS MILAGRES PELLI, AFONSO |
author_role |
author |
author2 |
SANTANA, GABRIELA LIMA BALDOCHI, MADIONE GONÇALVES, LETÍCIA COSTA BARBOSA, LAÍS MILAGRES PELLI, AFONSO |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANTONINO, DEIZE DE CÁSSIA SANTANA, GABRIELA LIMA BALDOCHI, MADIONE GONÇALVES, LETÍCIA COSTA BARBOSA, LAÍS MILAGRES PELLI, AFONSO |
description |
O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento quanto a noções de sustentabilidade e conscientização ambiental; analisar e comparar o nível de conhecimento sobre ecologia básica e avaliar a eficácia da abordagem lúdica para incutir informações sobre meio ambiente e ecologia entre alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionados 234 alunos do 5º ao 8º ano e adotadas aulas teóricas bem como visitas ao Laboratório de Ecologia da UFTM. Antes e após a visita um questionário com perguntas objetivas foi aplicado a 192 alunos escolhidos aleatoriamente, assim como uma avaliação aberta com questões dissertativas sobre as opiniões e atitudes do dia a dia. A correção dos questionários aplicado antes da aula mostrou a falta de embasamento teórico. No segundo questionário, observou-se que houve um aproveitamento razoável, mas ainda há necessidade de incorporar os conhecimentos no cotidiano e realmente assimilar conceitos básicos. O modelo adotado no nosso experimento foi inadequado para a proposta inicial e aparentemente não produziu resultados satisfatórios. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400 10.46311/2318-0579.52.eUJ1400 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.52.eUJ1400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1400/1015 10.46311/ru.v52i1.1400.g1015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 52 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 52 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v52i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042164229734400 |