Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jaqueline C. Castilho [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000100014
http://hdl.handle.net/11449/29847
Resumo: A prática de atividades lúdicas ou o incentivo ao fluir expressivo e artístico são propostas que permeiam a Educação, desde a Antiguidade Clássica. Atualmente, a necessidade premente de atentar para a inclusão contextualizada dessas práticas, vem sendo convalidada pelas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares tanto das disciplinas de Educação Física, como da Educação Artística. Entretanto esse espaço, ainda sutil, merece enfoque mais incisivo, por meio de estudos mais aprofundados acompanhados de práticas direcionadas que convalidem sua relevância. Assim, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar se essas variáveis estão disponíveis dentro dos conteúdos disseminados pelos professores e se possuem um espaço destinado ou não dentro da Educação formal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório com trinta professores voluntários, de ambos os sexos, pesquisados in loco, com consentimento livre e esclarecido, das disciplinas de Educação Física e Artística, utilizando como instrumento, para a coleta de dados, um questionário com perguntas mistas. Os dados foram analisados descritivamente, indicando que é possível notar a presença do lúdico e da arte, em ambas as disciplinas; mediando os processos de aprendizagem. Além disso, que os professores utilizam amplamente desses recursos, no entanto, nem sempre, de forma consciente e contextualizada, e que, apesar da implantação dos parâmetros curriculares desde 1998, esse espaço ainda não está consolidado.
id UNSP_ccc97bf94cbc1dff33666de474a612b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29847
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formalPlayful, expressive and artistic content in formal educationArtelúdicoeducaçãoArtsplaying activitieseducationA prática de atividades lúdicas ou o incentivo ao fluir expressivo e artístico são propostas que permeiam a Educação, desde a Antiguidade Clássica. Atualmente, a necessidade premente de atentar para a inclusão contextualizada dessas práticas, vem sendo convalidada pelas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares tanto das disciplinas de Educação Física, como da Educação Artística. Entretanto esse espaço, ainda sutil, merece enfoque mais incisivo, por meio de estudos mais aprofundados acompanhados de práticas direcionadas que convalidem sua relevância. Assim, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar se essas variáveis estão disponíveis dentro dos conteúdos disseminados pelos professores e se possuem um espaço destinado ou não dentro da Educação formal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório com trinta professores voluntários, de ambos os sexos, pesquisados in loco, com consentimento livre e esclarecido, das disciplinas de Educação Física e Artística, utilizando como instrumento, para a coleta de dados, um questionário com perguntas mistas. Os dados foram analisados descritivamente, indicando que é possível notar a presença do lúdico e da arte, em ambas as disciplinas; mediando os processos de aprendizagem. Além disso, que os professores utilizam amplamente desses recursos, no entanto, nem sempre, de forma consciente e contextualizada, e que, apesar da implantação dos parâmetros curriculares desde 1998, esse espaço ainda não está consolidado.The practices of playing activities or the incentive to the flow of artistic expression are proposals related to education, since classical antiquity. Nowadays, the crying needs to consider the contextual inclusion of these practices have been consolidated by the proposed plans for curricular standard, either in the subjects Physical Education or Arts. However, this space, tenuous, deserves a more incisive focus, by deep studies accompanied by directed practices which consolidate its importance. So, this study, of a qualitative nature, aimed to investigate if these variables are available within the disseminated contents by the teachers, and if they have or not a specific space within formal education. So, an exploratory study was accomplished with thirty volunteer teachers, both, male and female, researched in loco, free consented, in the subjects of Physical Education and Arts, and in order to collect the data needed, it was used a questionnaire with assorted questions. The data were analyzed in a descriptive way, indicating that it is possible to find the playing activities and art, in both subjects, mediating the learning processes. Besides, it was observed that the teachers widely use these resources, however, not always in a conscious and contextual way, and in spite of the introduction of the National Curricular Parameters since 1998, this space isn't consolidated yet.Unesp I.B DEFUnesp I.B DEFUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Jaqueline C. Castilho [UNESP]Schwartz, Gisele Maria [UNESP]2014-05-20T15:15:59Z2014-05-20T15:15:59Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article205-220application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000100014Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 33, p. 205-220, 2009.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/2984710.1590/S0104-40602009000100014S0104-40602009000100014S0104-40602009000100014.pdf9893065420927189SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:08:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:06:30.700027Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
Playful, expressive and artistic content in formal education
title Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
spellingShingle Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
Moreira, Jaqueline C. Castilho [UNESP]
Arte
lúdico
educação
Arts
playing activities
education
title_short Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
title_full Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
title_fullStr Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
title_full_unstemmed Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
title_sort Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal
author Moreira, Jaqueline C. Castilho [UNESP]
author_facet Moreira, Jaqueline C. Castilho [UNESP]
Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
author_role author
author2 Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jaqueline C. Castilho [UNESP]
Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
lúdico
educação
Arts
playing activities
education
topic Arte
lúdico
educação
Arts
playing activities
education
description A prática de atividades lúdicas ou o incentivo ao fluir expressivo e artístico são propostas que permeiam a Educação, desde a Antiguidade Clássica. Atualmente, a necessidade premente de atentar para a inclusão contextualizada dessas práticas, vem sendo convalidada pelas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares tanto das disciplinas de Educação Física, como da Educação Artística. Entretanto esse espaço, ainda sutil, merece enfoque mais incisivo, por meio de estudos mais aprofundados acompanhados de práticas direcionadas que convalidem sua relevância. Assim, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar se essas variáveis estão disponíveis dentro dos conteúdos disseminados pelos professores e se possuem um espaço destinado ou não dentro da Educação formal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório com trinta professores voluntários, de ambos os sexos, pesquisados in loco, com consentimento livre e esclarecido, das disciplinas de Educação Física e Artística, utilizando como instrumento, para a coleta de dados, um questionário com perguntas mistas. Os dados foram analisados descritivamente, indicando que é possível notar a presença do lúdico e da arte, em ambas as disciplinas; mediando os processos de aprendizagem. Além disso, que os professores utilizam amplamente desses recursos, no entanto, nem sempre, de forma consciente e contextualizada, e que, apesar da implantação dos parâmetros curriculares desde 1998, esse espaço ainda não está consolidado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T15:15:59Z
2014-05-20T15:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000100014
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 33, p. 205-220, 2009.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/29847
10.1590/S0104-40602009000100014
S0104-40602009000100014
S0104-40602009000100014.pdf
9893065420927189
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000100014
http://hdl.handle.net/11449/29847
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 33, p. 205-220, 2009.
0104-4060
10.1590/S0104-40602009000100014
S0104-40602009000100014
S0104-40602009000100014.pdf
9893065420927189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205-220
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128317092528128