Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRIANI, JOSELENE
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: ORNELLAS, ELISA, GRILLO, FRANCIS KEILA F. NANCI, LUZ, MÁRCIA GOMES E., BOTARO, ELAINE RUIZ, BRUNELLI, RITA DE CÁSSIA, SANTOS, REBECA G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/720
Resumo: O presente trabalho trata-se de trazer uma experiência deatuação com grupo de diabéticos e hipertensos em Unidade Básica deSaúde a partir dos conhecimentos da psicologia, especialmente daproposta dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. O trabalhorelata a experiência de estágio supervisionado realizado pelos alunos doquarto ano de psicologia junto a diabéticos e hipertensos de uma UnidadeBásica de Saúde de Maringá ocorrido no ano de 2006. O trabalhodesenvolvido teve o principal objetivo de possibilitar a reflexão ecompreensão dos aspectos psicológicos relacionados à diabetes ehipertensão através da intervenção grupal e promover estratégias deenfrentamento da doença a partir das experiências compartilhadas. Asintervenções realizaram-se no período de março a novembro de 2006,totalizando 16 encontros. Os encontros iniciaram-se em apenas um dosbairros atendidos pela UBS, ocorrendo posteriormente também em outro bairro da UBS. Através dos encontros foi possível perceber aconsolidação do espaço grupal que permitiu trocas entre os participantes,discussões e reflexões sobre a doença e estratégias de saúde. No que serefere à formação acadêmica, pode-se apontar que os acadêmicos tiverama oportunidade de entrar em contato com uma futura demandaprofissional e que a experiência concreta pode levá-los a buscar aintegração com a teoria estudada na tentativa de encontrar práticasefetivas frente à demanda apresentada.
id UNINGA-1_86fa97698ffd9b0094976662b234654f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/720
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagemO presente trabalho trata-se de trazer uma experiência deatuação com grupo de diabéticos e hipertensos em Unidade Básica deSaúde a partir dos conhecimentos da psicologia, especialmente daproposta dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. O trabalhorelata a experiência de estágio supervisionado realizado pelos alunos doquarto ano de psicologia junto a diabéticos e hipertensos de uma UnidadeBásica de Saúde de Maringá ocorrido no ano de 2006. O trabalhodesenvolvido teve o principal objetivo de possibilitar a reflexão ecompreensão dos aspectos psicológicos relacionados à diabetes ehipertensão através da intervenção grupal e promover estratégias deenfrentamento da doença a partir das experiências compartilhadas. Asintervenções realizaram-se no período de março a novembro de 2006,totalizando 16 encontros. Os encontros iniciaram-se em apenas um dosbairros atendidos pela UBS, ocorrendo posteriormente também em outro bairro da UBS. Através dos encontros foi possível perceber aconsolidação do espaço grupal que permitiu trocas entre os participantes,discussões e reflexões sobre a doença e estratégias de saúde. No que serefere à formação acadêmica, pode-se apontar que os acadêmicos tiverama oportunidade de entrar em contato com uma futura demandaprofissional e que a experiência concreta pode levá-los a buscar aintegração com a teoria estudada na tentativa de encontrar práticasefetivas frente à demanda apresentada.Editora Uningá2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/72010.46311/2318-0579.18.eUJ720Revista Uningá; Vol. 18 No. 1 (2008): Revista UningáRevista Uningá; v. 18 n. 1 (2008): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v18i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/720/36710.46311/ru.v18i1.720.g367Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMIRIANI, JOSELENEORNELLAS, ELISAGRILLO, FRANCIS KEILA F. NANCILUZ, MÁRCIA GOMES E.BOTARO, ELAINE RUIZBRUNELLI, RITA DE CÁSSIASANTOS, REBECA G.2019-10-01T20:23:42Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/720Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:23:42Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
title Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
spellingShingle Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
MIRIANI, JOSELENE
title_short Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
title_full Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
title_fullStr Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
title_sort Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
author MIRIANI, JOSELENE
author_facet MIRIANI, JOSELENE
ORNELLAS, ELISA
GRILLO, FRANCIS KEILA F. NANCI
LUZ, MÁRCIA GOMES E.
BOTARO, ELAINE RUIZ
BRUNELLI, RITA DE CÁSSIA
SANTOS, REBECA G.
author_role author
author2 ORNELLAS, ELISA
GRILLO, FRANCIS KEILA F. NANCI
LUZ, MÁRCIA GOMES E.
BOTARO, ELAINE RUIZ
BRUNELLI, RITA DE CÁSSIA
SANTOS, REBECA G.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRIANI, JOSELENE
ORNELLAS, ELISA
GRILLO, FRANCIS KEILA F. NANCI
LUZ, MÁRCIA GOMES E.
BOTARO, ELAINE RUIZ
BRUNELLI, RITA DE CÁSSIA
SANTOS, REBECA G.
description O presente trabalho trata-se de trazer uma experiência deatuação com grupo de diabéticos e hipertensos em Unidade Básica deSaúde a partir dos conhecimentos da psicologia, especialmente daproposta dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. O trabalhorelata a experiência de estágio supervisionado realizado pelos alunos doquarto ano de psicologia junto a diabéticos e hipertensos de uma UnidadeBásica de Saúde de Maringá ocorrido no ano de 2006. O trabalhodesenvolvido teve o principal objetivo de possibilitar a reflexão ecompreensão dos aspectos psicológicos relacionados à diabetes ehipertensão através da intervenção grupal e promover estratégias deenfrentamento da doença a partir das experiências compartilhadas. Asintervenções realizaram-se no período de março a novembro de 2006,totalizando 16 encontros. Os encontros iniciaram-se em apenas um dosbairros atendidos pela UBS, ocorrendo posteriormente também em outro bairro da UBS. Através dos encontros foi possível perceber aconsolidação do espaço grupal que permitiu trocas entre os participantes,discussões e reflexões sobre a doença e estratégias de saúde. No que serefere à formação acadêmica, pode-se apontar que os acadêmicos tiverama oportunidade de entrar em contato com uma futura demandaprofissional e que a experiência concreta pode levá-los a buscar aintegração com a teoria estudada na tentativa de encontrar práticasefetivas frente à demanda apresentada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/720
10.46311/2318-0579.18.eUJ720
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/720
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.18.eUJ720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/720/367
10.46311/ru.v18i1.720.g367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 18 No. 1 (2008): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 18 n. 1 (2008): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v18i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042161189912576