Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagem
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/720 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de trazer uma experiência deatuação com grupo de diabéticos e hipertensos em Unidade Básica deSaúde a partir dos conhecimentos da psicologia, especialmente daproposta dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. O trabalhorelata a experiência de estágio supervisionado realizado pelos alunos doquarto ano de psicologia junto a diabéticos e hipertensos de uma UnidadeBásica de Saúde de Maringá ocorrido no ano de 2006. O trabalhodesenvolvido teve o principal objetivo de possibilitar a reflexão ecompreensão dos aspectos psicológicos relacionados à diabetes ehipertensão através da intervenção grupal e promover estratégias deenfrentamento da doença a partir das experiências compartilhadas. Asintervenções realizaram-se no período de março a novembro de 2006,totalizando 16 encontros. Os encontros iniciaram-se em apenas um dosbairros atendidos pela UBS, ocorrendo posteriormente também em outro bairro da UBS. Através dos encontros foi possível perceber aconsolidação do espaço grupal que permitiu trocas entre os participantes,discussões e reflexões sobre a doença e estratégias de saúde. No que serefere à formação acadêmica, pode-se apontar que os acadêmicos tiverama oportunidade de entrar em contato com uma futura demandaprofissional e que a experiência concreta pode levá-los a buscar aintegração com a teoria estudada na tentativa de encontrar práticasefetivas frente à demanda apresentada. |
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Grupo com diabéticos e hipertensos em unidade básica de saúde: uma experiência de intervenção psicológica a partir dos grupos operativos de ensino-aprendizagemO presente trabalho trata-se de trazer uma experiência deatuação com grupo de diabéticos e hipertensos em Unidade Básica deSaúde a partir dos conhecimentos da psicologia, especialmente daproposta dos grupos operativos de ensino-aprendizagem. O trabalhorelata a experiência de estágio supervisionado realizado pelos alunos doquarto ano de psicologia junto a diabéticos e hipertensos de uma UnidadeBásica de Saúde de Maringá ocorrido no ano de 2006. O trabalhodesenvolvido teve o principal objetivo de possibilitar a reflexão ecompreensão dos aspectos psicológicos relacionados à diabetes ehipertensão através da intervenção grupal e promover estratégias deenfrentamento da doença a partir das experiências compartilhadas. Asintervenções realizaram-se no período de março a novembro de 2006,totalizando 16 encontros. Os encontros iniciaram-se em apenas um dosbairros atendidos pela UBS, ocorrendo posteriormente também em outro bairro da UBS. Através dos encontros foi possível perceber aconsolidação do espaço grupal que permitiu trocas entre os participantes,discussões e reflexões sobre a doença e estratégias de saúde. No que serefere à formação acadêmica, pode-se apontar que os acadêmicos tiverama oportunidade de entrar em contato com uma futura demandaprofissional e que a experiência concreta pode levá-los a buscar aintegração com a teoria estudada na tentativa de encontrar práticasefetivas frente à demanda apresentada.Editora Uningá2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/72010.46311/2318-0579.18.eUJ720Revista Uningá; Vol. 18 No. 1 (2008): Revista UningáRevista Uningá; v. 18 n. 1 (2008): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v18i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/720/36710.46311/ru.v18i1.720.g367Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMIRIANI, JOSELENEORNELLAS, ELISAGRILLO, FRANCIS KEILA F. NANCILUZ, MÁRCIA GOMES E.BOTARO, ELAINE RUIZBRUNELLI, RITA DE CÁSSIASANTOS, REBECA G.2019-10-01T20:23:42Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/720Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:23:42Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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