As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,como proposta de estabelecimento de um método educativo, através dacapacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - ProgramaAlfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aosalfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, osalfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogosde comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com várioseixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com osobjetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicaçãoforam escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. Opresente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está emaplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram eestão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências dasinteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar desuas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas eque as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentamrelações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectosexplorados no presente trabalho, foi possível apontar para algunsencaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupaçãode garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escritanas reais situações em que tal desempenho se faça necessário. |
id |
UNINGA-1_d0be165d73e46963fa3f28c7d857806a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/363 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PASO presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,como proposta de estabelecimento de um método educativo, através dacapacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - ProgramaAlfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aosalfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, osalfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogosde comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com várioseixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com osobjetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicaçãoforam escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. Opresente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está emaplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram eestão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências dasinteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar desuas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas eque as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentamrelações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectosexplorados no presente trabalho, foi possível apontar para algunsencaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupaçãode garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escritanas reais situações em que tal desempenho se faça necessário.Editora Uningá2005-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/36310.46311/2318-0579.3.eUJ363Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v3i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/363/3010.46311/ru.v3i1.363.g30Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSTIVAL, NEYTAURA, HILDA MASSAKOSTIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIAKADOWAKI, ADRIANA SHIZUE2019-10-01T15:44:03Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/363Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T15:44:03Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
title |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
spellingShingle |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS STIVAL, NEY |
title_short |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
title_full |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
title_fullStr |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
title_full_unstemmed |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
title_sort |
As competências das inteligências múltiplas através da comunicação no jogo do PAS |
author |
STIVAL, NEY |
author_facet |
STIVAL, NEY TAURA, HILDA MASSAKO STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE |
author_role |
author |
author2 |
TAURA, HILDA MASSAKO STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STIVAL, NEY TAURA, HILDA MASSAKO STIVAL, THAYSA BEATRIZ MAIA KADOWAKI, ADRIANA SHIZUE |
description |
O presente trabalho trata-se de um estudo participativo e exploratório,como proposta de estabelecimento de um método educativo, através dacapacitação contínua dos 20 (vinte) alfabetizadores do PAS - ProgramaAlfabetização Solidária, para aplicação do conhecimento adquirido aosalfabetizandos nas salas de aula. Desta forma, nas capacitações in loco, osalfabetizadores foram orientados para aplicar aos alfabetizandos os jogosde comunicação que envolveram as inteligências múltiplas com várioseixos temáticos, os quais foram desenvolvidas em sincronia com osobjetivos e as atividades previstos no PAS. Estes jogos de comunicaçãoforam escolhidos devido à sua adequação ao processo de alfabetização. Opresente trabalho foi desenvolvido durante o módulo XIV e está emaplicação no módulo XV, compondo o conjunto de 20 jogos que foram eestão sendo aplicados nas salas. Ao abordar as competências dasinteligências múltiplas da comunicação no jogo, observa-se que, apesar desuas especificidades, elas possuem formas flexíveis de serem aplicadas eque as relações entre sons, letras, expressões etc. nem sempre apresentamrelações biunívocas, constituindo-se, por isso mesmo, em aspectos a serem superados no domínio da comunicação. A partir de aspectosexplorados no presente trabalho, foi possível apontar para algunsencaminhamentos pedagógicos, permeando-se entre eles a preocupaçãode garantir ao alfabetizando um desempenho eficiente da fala e da escritanas reais situações em que tal desempenho se faça necessário. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363 10.46311/2318-0579.3.eUJ363 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.3.eUJ363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/363/30 10.46311/ru.v3i1.363.g30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 3 No. 1 (2005): Revista Uningá Revista Uningá; v. 3 n. 1 (2005): Revista Uningá 2318-0579 10.46311/ru.v3i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042160049061888 |