Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Adriano Pequeno.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
Resumo: O trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo.
id UFCG_cf30438fabd29d9b2cccda304b65f34e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22560
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.Games in teaching Geography: multiple intelligences in focus.Ensino de GeografiaJogos - ensino de GeografiaMúltiplas inteligênciasConstrutivismoEducação lúdicaConstrução do conhecimento geográficoConhecimento geográficoDisciplina geográficaTeaching geographyGames - teaching geographyMultiple intelligencesConstructivismPlayful educationConstruction of geographic knowledgeGeographic knowledgeGeographic disciplineEnseñanza de la geografíaJuegos - enseñanza de la geografíaInteligencias multiplesConstructivismoEducación lúdicaConstrucción de conocimiento geográficoConocimiento geográficoDisciplina geográficaGeografiaO trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo.El trabajo con la asignatura geográfica viene ocurriendo de forma mnemónica y sin vínculos con la realidad del alumno. Es una geografía basada en los moldes franceses de enseño que valora la descripción y memorización de conocimientos listos. Delante a eso, fueron desarrollados teorías pedagógicas que relacionan las formas como el alumno aprende, poniéndolo en el centro del proceso de enseño/aprendizaje como un sujeto activo que interactúa con el medio. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo el análisis de los juegos como una forma de estimular las inteligencias múltiples y fomentar la construcción del conocimiento geográfico. Como también, utilizar la metodología principalmente através de los talleres de juegos. Como resultados finales se observa que la construcción del conocimiento geográfico y la estimulación de las inteligencias múltiples se puede facilitar mediante el uso de juegos, pero vinculado a las prácticas pedagógicas que fomenten la participación del estudiante como sujeto activo en el proceso.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.SANTOS, Adriano Pequeno.20142021-12-16T18:59:40Z2021-12-162021-12-16T18:59:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-16T19:00:15Zoai:localhost:riufcg/22560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-16T19:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
Games in teaching Geography: multiple intelligences in focus.
title Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
spellingShingle Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
SANTOS, Adriano Pequeno.
Ensino de Geografia
Jogos - ensino de Geografia
Múltiplas inteligências
Construtivismo
Educação lúdica
Construção do conhecimento geográfico
Conhecimento geográfico
Disciplina geográfica
Teaching geography
Games - teaching geography
Multiple intelligences
Constructivism
Playful education
Construction of geographic knowledge
Geographic knowledge
Geographic discipline
Enseñanza de la geografía
Juegos - enseñanza de la geografía
Inteligencias multiples
Constructivismo
Educación lúdica
Construcción de conocimiento geográfico
Conocimiento geográfico
Disciplina geográfica
Geografia
title_short Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
title_full Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
title_fullStr Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
title_full_unstemmed Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
title_sort Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.
author SANTOS, Adriano Pequeno.
author_facet SANTOS, Adriano Pequeno.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
CARVALHO, L. E. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Adriano Pequeno.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Jogos - ensino de Geografia
Múltiplas inteligências
Construtivismo
Educação lúdica
Construção do conhecimento geográfico
Conhecimento geográfico
Disciplina geográfica
Teaching geography
Games - teaching geography
Multiple intelligences
Constructivism
Playful education
Construction of geographic knowledge
Geographic knowledge
Geographic discipline
Enseñanza de la geografía
Juegos - enseñanza de la geografía
Inteligencias multiples
Constructivismo
Educación lúdica
Construcción de conocimiento geográfico
Conocimiento geográfico
Disciplina geográfica
Geografia
topic Ensino de Geografia
Jogos - ensino de Geografia
Múltiplas inteligências
Construtivismo
Educação lúdica
Construção do conhecimento geográfico
Conhecimento geográfico
Disciplina geográfica
Teaching geography
Games - teaching geography
Multiple intelligences
Constructivism
Playful education
Construction of geographic knowledge
Geographic knowledge
Geographic discipline
Enseñanza de la geografía
Juegos - enseñanza de la geografía
Inteligencias multiples
Constructivismo
Educación lúdica
Construcción de conocimiento geográfico
Conocimiento geográfico
Disciplina geográfica
Geografia
description O trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2021-12-16T18:59:40Z
2021-12-16
2021-12-16T18:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
identifier_str_mv SANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518827737088