PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, CAMILA VIANI
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúdeda Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivode: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram àcampanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimentodestas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário comperguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar acobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maiorincidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelomenos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaramcorretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delaspreferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhandoo horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre asmulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alemdisso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na horade agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando adetecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário.
id UNINGA-1_fa05b2e7ab0271d90974d83c49ac5bf2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1017
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SPO presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúdeda Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivode: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram àcampanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimentodestas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário comperguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar acobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maiorincidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelomenos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaramcorretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delaspreferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhandoo horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre asmulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alemdisso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na horade agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando adetecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário.Editora Uningá2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/101710.46311/2318-0579.32.eUJ1017Revista Uningá; Vol. 32 No. 1 (2012): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 32 n. 1 (2012): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v32i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017/66810.46311/ru.v32i1.1017.g668Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessARRUDA, CAMILA VIANIGATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO2019-10-03T16:45:14Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1017Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-03T16:45:14Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
title PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
spellingShingle PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
ARRUDA, CAMILA VIANI
title_short PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
title_full PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
title_fullStr PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
title_full_unstemmed PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
title_sort PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
author ARRUDA, CAMILA VIANI
author_facet ARRUDA, CAMILA VIANI
GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO
author_role author
author2 GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, CAMILA VIANI
GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúdeda Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivode: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram àcampanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimentodestas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário comperguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar acobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maiorincidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelomenos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaramcorretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delaspreferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhandoo horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre asmulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alemdisso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na horade agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando adetecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017
10.46311/2318-0579.32.eUJ1017
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.32.eUJ1017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017/668
10.46311/ru.v32i1.1017.g668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 32 No. 1 (2012): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 32 n. 1 (2012): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v32i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042162244780032