PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúdeda Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivode: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram àcampanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimentodestas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário comperguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar acobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maiorincidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelomenos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaramcorretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delaspreferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhandoo horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre asmulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alemdisso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na horade agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando adetecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário. |
id |
UNINGA-1_fa05b2e7ab0271d90974d83c49ac5bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1017 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SPO presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúdeda Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivode: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram àcampanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimentodestas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário comperguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar acobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maiorincidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelomenos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaramcorretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delaspreferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhandoo horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre asmulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alemdisso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na horade agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando adetecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário.Editora Uningá2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/101710.46311/2318-0579.32.eUJ1017Revista Uningá; Vol. 32 No. 1 (2012): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 32 n. 1 (2012): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v32i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017/66810.46311/ru.v32i1.1017.g668Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessARRUDA, CAMILA VIANIGATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO2019-10-03T16:45:14Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1017Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-03T16:45:14Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
title |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
spellingShingle |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP ARRUDA, CAMILA VIANI |
title_short |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
title_full |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
title_fullStr |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
title_full_unstemmed |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
title_sort |
PERFIL DAS USUÁRIAS QUE REALIZAM A CAMPANHA CONTRA O CANCER DE COLO UTERINO NAS UNIDADES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LENÇOIS PAULISTA-SP |
author |
ARRUDA, CAMILA VIANI |
author_facet |
ARRUDA, CAMILA VIANI GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO |
author_role |
author |
author2 |
GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARRUDA, CAMILA VIANI GATTI, MÁRCIA APARECIDA NUEVO |
description |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada nas unidades de Estratégia Saúdeda Família (ESF) no município de Lençóis Paulista/SP. A pesquisa foi feita com o objetivode: analisar o impacto das campanhas alternativas de prevenção do câncer do colo do útero,para conhecer o perfil dessas mulheres, avaliar o número de mulheres que aderiram àcampanha, buscando descobrir a periodicidade para a realização do exame, o conhecimentodestas sobre o exame e a importância do horário alternativo. Para tal, um questionário comperguntas fechadas foi aplicado nas usuárias que compareceram na campanha alternativa.Com uma amostra de 111 mulheres. Nossos resultados mostraram que é preciso aumentar acobertura da prevenção do câncer de colo uterino em mulheres da faixa etária com uma maiorincidência do câncer cervical. Uma vez que, a maioria delas já tinha realizado o exame pelomenos uma vez na vida e anualmente. No entanto, apenas 17% delas justificaramcorretamente a importância de fazê-lo periodicamente. Por outro lado, a maioria delaspreferiram as campanhas alternativas por serem feitas em melhores horários, não atrapalhandoo horário de trabalho. Conclui-se que é preciso aumentar a cobertura de papanicolau entre asmulheres na faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Alemdisso, uma intervenção educativa seria necessária para esclarecer a importância, a freqüência,os benefícios e o porquê do exame. O profissional também precisa ficar mais atento na horade agendar um exame, para adequar essa periodicidade, consequentemente, melhorando adetecção precoce de alterações cervicais sem custo desnecessário. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017 10.46311/2318-0579.32.eUJ1017 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.32.eUJ1017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1017/668 10.46311/ru.v32i1.1017.g668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 32 No. 1 (2012): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 32 n. 1 (2012): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v32i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042162244780032 |