TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVO, RUBISON
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1922
Resumo: A maciez e suculência é um dos mais importantes atributosda qualidade sensorial e afetam a percepção dos consumidores,que anseiam em saborear esse alimento com prazer.Os músculos bovinos em geral são duros ou rígidos, mesmosob as mais favoráveis condições de maturação, principalmenteos cortes de menor valor comercial devido ao seualto conteúdo de tecido conetivo. A tenderização mecânicapor lâminas ou agulhas é o mais efetivo e eficiente método,usado nos países desenvolvidos para garantir a maciez detodos os cortes de carne bovina. Sendo que consenso dospesquisadores de que essa tecnologia melhora significantementea maciez sem comprometer os outros atributos dequalidade e nutrição. A melhora da maciez pela tenderizaçãopor laminas e agulhas é atribuída à parcial destruiçãodo tecido conetivo e outras fibras musculares, reduzindo aresistência ao cisalhamento, mastigação e deglutição. Temsido demonstrado que os cortes de carne bovina em formade bifes se tornam mais macios e suculentos quando injetadoscom soluções de ingredientes, o que aumenta significantementea aceitabilidade dos consumidores. Esta revisãodiscute sobre os benefícios dessa tecnologia como forma deatender a satisfação dos consumidores e a necessidade dasensibilização dos legisladores ao atendimento dessa expectativa.
id UNINGA-2_15985567fe42ee11115dd5bb861cd5d5
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1922
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINAA maciez e suculência é um dos mais importantes atributosda qualidade sensorial e afetam a percepção dos consumidores,que anseiam em saborear esse alimento com prazer.Os músculos bovinos em geral são duros ou rígidos, mesmosob as mais favoráveis condições de maturação, principalmenteos cortes de menor valor comercial devido ao seualto conteúdo de tecido conetivo. A tenderização mecânicapor lâminas ou agulhas é o mais efetivo e eficiente método,usado nos países desenvolvidos para garantir a maciez detodos os cortes de carne bovina. Sendo que consenso dospesquisadores de que essa tecnologia melhora significantementea maciez sem comprometer os outros atributos dequalidade e nutrição. A melhora da maciez pela tenderizaçãopor laminas e agulhas é atribuída à parcial destruiçãodo tecido conetivo e outras fibras musculares, reduzindo aresistência ao cisalhamento, mastigação e deglutição. Temsido demonstrado que os cortes de carne bovina em formade bifes se tornam mais macios e suculentos quando injetadoscom soluções de ingredientes, o que aumenta significantementea aceitabilidade dos consumidores. Esta revisãodiscute sobre os benefícios dessa tecnologia como forma deatender a satisfação dos consumidores e a necessidade dasensibilização dos legisladores ao atendimento dessa expectativa.Editora Uningá2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1922Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1922/1519Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVO, RUBISON2019-10-09T22:24:55Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1922Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T22:24:55UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
title TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
spellingShingle TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
OLIVO, RUBISON
title_short TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
title_full TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
title_fullStr TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
title_full_unstemmed TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
title_sort TENDERIZAÇÃO DE CARNE BOVINA
author OLIVO, RUBISON
author_facet OLIVO, RUBISON
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVO, RUBISON
description A maciez e suculência é um dos mais importantes atributosda qualidade sensorial e afetam a percepção dos consumidores,que anseiam em saborear esse alimento com prazer.Os músculos bovinos em geral são duros ou rígidos, mesmosob as mais favoráveis condições de maturação, principalmenteos cortes de menor valor comercial devido ao seualto conteúdo de tecido conetivo. A tenderização mecânicapor lâminas ou agulhas é o mais efetivo e eficiente método,usado nos países desenvolvidos para garantir a maciez detodos os cortes de carne bovina. Sendo que consenso dospesquisadores de que essa tecnologia melhora significantementea maciez sem comprometer os outros atributos dequalidade e nutrição. A melhora da maciez pela tenderizaçãopor laminas e agulhas é atribuída à parcial destruiçãodo tecido conetivo e outras fibras musculares, reduzindo aresistência ao cisalhamento, mastigação e deglutição. Temsido demonstrado que os cortes de carne bovina em formade bifes se tornam mais macios e suculentos quando injetadoscom soluções de ingredientes, o que aumenta significantementea aceitabilidade dos consumidores. Esta revisãodiscute sobre os benefícios dessa tecnologia como forma deatender a satisfação dos consumidores e a necessidade dasensibilização dos legisladores ao atendimento dessa expectativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1922
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1922/1519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214529925120