O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, GENI COL
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1876
Resumo: Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso eseu foco central é sobre fenômeno assédio moral no trabalho,uma das faces de violência que ocorre no contexto detrabalho. Violência essa que a literatura específica tem sepreocupado em conceituar, identificar suas causas, seusmodos de manifestação, os impactos na saúde dos trabalhadores,formas de prevenção, repercussões para as organizaçõesde trabalho e sociedade. O objetivo deste estudofoi discutir alguns aspectos do fenômeno assédio moral notrabalho a partir de artigos publicados na base de dadosScielo (Scientific Eletronic Library On Line)1. Para tantoforam utilizadas as palavras chaves: assédio moral, trabalho,violência no trabalho. Foram selecionados e discutidossete dos artigos encontrados na referida base de dados. Demodo geral, nos artigos são apresentadas reflexões sobre ainterpretação psicológica dado ao assédio moral, o contextolaboral (representado por suas políticas organizacionais,metas, pressões para a produção, estilo de comunicaçãointerna, modos de gestão de pessoas entre outros aspectos)como elemento propulsor da violência psicológica no ambientede trabalho e repercussões desse fenômeno na saúdedo trabalhador. Diante das discussões suscitadas pelos autorespesquisados pode-se considerar que o assédio moralno trabalho é uma empreitada que deve ser confrontada,constantemente, por distintas pessoas envolvidas ou nãodiretamente com o fenômeno, de modo a possibilitar tantonovas reflexões sobre a temática como (re)construção deum ambiente laboral que gere mais bem estar a todos neleenvolvidos.
id UNINGA-2_375c2aae51b42ff14d74e9d953892e35
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1876
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTESEste artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso eseu foco central é sobre fenômeno assédio moral no trabalho,uma das faces de violência que ocorre no contexto detrabalho. Violência essa que a literatura específica tem sepreocupado em conceituar, identificar suas causas, seusmodos de manifestação, os impactos na saúde dos trabalhadores,formas de prevenção, repercussões para as organizaçõesde trabalho e sociedade. O objetivo deste estudofoi discutir alguns aspectos do fenômeno assédio moral notrabalho a partir de artigos publicados na base de dadosScielo (Scientific Eletronic Library On Line)1. Para tantoforam utilizadas as palavras chaves: assédio moral, trabalho,violência no trabalho. Foram selecionados e discutidossete dos artigos encontrados na referida base de dados. Demodo geral, nos artigos são apresentadas reflexões sobre ainterpretação psicológica dado ao assédio moral, o contextolaboral (representado por suas políticas organizacionais,metas, pressões para a produção, estilo de comunicaçãointerna, modos de gestão de pessoas entre outros aspectos)como elemento propulsor da violência psicológica no ambientede trabalho e repercussões desse fenômeno na saúdedo trabalhador. Diante das discussões suscitadas pelos autorespesquisados pode-se considerar que o assédio moralno trabalho é uma empreitada que deve ser confrontada,constantemente, por distintas pessoas envolvidas ou nãodiretamente com o fenômeno, de modo a possibilitar tantonovas reflexões sobre a temática como (re)construção deum ambiente laboral que gere mais bem estar a todos neleenvolvidos.Editora Uningá2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1876Uningá Review ; Vol. 28 No. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 28 n. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1876/1474Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES, GENI COL2019-10-09T20:44:15Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1876Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T20:44:15UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
title O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
spellingShingle O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
GOMES, GENI COL
title_short O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
title_full O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
title_fullStr O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
title_full_unstemmed O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
title_sort O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: REFLEXÕES (IM)PERTINENTES
author GOMES, GENI COL
author_facet GOMES, GENI COL
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, GENI COL
description Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso eseu foco central é sobre fenômeno assédio moral no trabalho,uma das faces de violência que ocorre no contexto detrabalho. Violência essa que a literatura específica tem sepreocupado em conceituar, identificar suas causas, seusmodos de manifestação, os impactos na saúde dos trabalhadores,formas de prevenção, repercussões para as organizaçõesde trabalho e sociedade. O objetivo deste estudofoi discutir alguns aspectos do fenômeno assédio moral notrabalho a partir de artigos publicados na base de dadosScielo (Scientific Eletronic Library On Line)1. Para tantoforam utilizadas as palavras chaves: assédio moral, trabalho,violência no trabalho. Foram selecionados e discutidossete dos artigos encontrados na referida base de dados. Demodo geral, nos artigos são apresentadas reflexões sobre ainterpretação psicológica dado ao assédio moral, o contextolaboral (representado por suas políticas organizacionais,metas, pressões para a produção, estilo de comunicaçãointerna, modos de gestão de pessoas entre outros aspectos)como elemento propulsor da violência psicológica no ambientede trabalho e repercussões desse fenômeno na saúdedo trabalhador. Diante das discussões suscitadas pelos autorespesquisados pode-se considerar que o assédio moralno trabalho é uma empreitada que deve ser confrontada,constantemente, por distintas pessoas envolvidas ou nãodiretamente com o fenômeno, de modo a possibilitar tantonovas reflexões sobre a temática como (re)construção deum ambiente laboral que gere mais bem estar a todos neleenvolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1876
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1876/1474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 28 No. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 28 n. 3 (2016): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214068551680