EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, SUIANE COSTA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS, FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA, SANTOS, NATHALIE SALES DOS, ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430
Resumo: A extensão universitária propõe uma relação dialógica entre universidade e sociedade pautada na troca de saberes e construção coletiva de um conhecimento híbrido. Entendendo que a população em geral já possui algum conhecimento sobre os primeiros socorros, sustentado pelo saber popular, e que os estudantes de saúde possuem outro tipo de conhecimento sobre a mesma temática, este artigo busca relatar a experiência extensionista de oficinas educativas em primeiros socorros realizadas pela Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros em escolas, creches e brinquedoteca a partir de uma perspectiva de diálogo entre os diversos saberes na busca por promover um ambiente de ação coletiva e criação de um novo saber que contribuirá para uma melhor ação diante dos acidentes com crianças. Foram realizadas cinco oficinas educativas discutindo temas como obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, afogamento, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, queimaduras, intoxicações exógenas e traumatismos/hemorragias. A metodologia das oficinas tentou fugir do padrão tradicional de transmissão verticalizada do conhecimento por isso assumiu um processo coletivo de construção do conhecimento partindo sempre do diálogo entre o saber popular e as evidências científicas sobre primeiros socorros.
id UNINGA-2_aa621374ef9df74db74d173bc214666c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2430
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGEPRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS: AÇÃO EXTENSIONISTA EM DIÁLOGO COM O SABER POPULAR E O CIENTÍFICOEducaçãoExtensãoPrimeiros socorrosA extensão universitária propõe uma relação dialógica entre universidade e sociedade pautada na troca de saberes e construção coletiva de um conhecimento híbrido. Entendendo que a população em geral já possui algum conhecimento sobre os primeiros socorros, sustentado pelo saber popular, e que os estudantes de saúde possuem outro tipo de conhecimento sobre a mesma temática, este artigo busca relatar a experiência extensionista de oficinas educativas em primeiros socorros realizadas pela Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros em escolas, creches e brinquedoteca a partir de uma perspectiva de diálogo entre os diversos saberes na busca por promover um ambiente de ação coletiva e criação de um novo saber que contribuirá para uma melhor ação diante dos acidentes com crianças. Foram realizadas cinco oficinas educativas discutindo temas como obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, afogamento, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, queimaduras, intoxicações exógenas e traumatismos/hemorragias. A metodologia das oficinas tentou fugir do padrão tradicional de transmissão verticalizada do conhecimento por isso assumiu um processo coletivo de construção do conhecimento partindo sempre do diálogo entre o saber popular e as evidências científicas sobre primeiros socorros.Editora Uningá2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-63Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-632178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430/1988Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, SUIANE COSTARABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOSFIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHASANTOS, NATHALIE SALES DOSANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS2019-10-09T21:42:56Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2430Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T21:42:56UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS: AÇÃO EXTENSIONISTA EM DIÁLOGO COM O SABER POPULAR E O CIENTÍFICO
title EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
spellingShingle EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
FERREIRA, SUIANE COSTA
Educação
Extensão
Primeiros socorros
title_short EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
title_full EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
title_fullStr EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
title_full_unstemmed EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
title_sort EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
author FERREIRA, SUIANE COSTA
author_facet FERREIRA, SUIANE COSTA
RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS
FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA
SANTOS, NATHALIE SALES DOS
ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS
author_role author
author2 RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS
FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA
SANTOS, NATHALIE SALES DOS
ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, SUIANE COSTA
RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS
FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA
SANTOS, NATHALIE SALES DOS
ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Extensão
Primeiros socorros
topic Educação
Extensão
Primeiros socorros
description A extensão universitária propõe uma relação dialógica entre universidade e sociedade pautada na troca de saberes e construção coletiva de um conhecimento híbrido. Entendendo que a população em geral já possui algum conhecimento sobre os primeiros socorros, sustentado pelo saber popular, e que os estudantes de saúde possuem outro tipo de conhecimento sobre a mesma temática, este artigo busca relatar a experiência extensionista de oficinas educativas em primeiros socorros realizadas pela Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros em escolas, creches e brinquedoteca a partir de uma perspectiva de diálogo entre os diversos saberes na busca por promover um ambiente de ação coletiva e criação de um novo saber que contribuirá para uma melhor ação diante dos acidentes com crianças. Foram realizadas cinco oficinas educativas discutindo temas como obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, afogamento, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, queimaduras, intoxicações exógenas e traumatismos/hemorragias. A metodologia das oficinas tentou fugir do padrão tradicional de transmissão verticalizada do conhecimento por isso assumiu um processo coletivo de construção do conhecimento partindo sempre do diálogo entre o saber popular e as evidências científicas sobre primeiros socorros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430/1988
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-63
Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-63
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042215060504576