EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | UNINGÁ Review |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430 |
Resumo: | A extensão universitária propõe uma relação dialógica entre universidade e sociedade pautada na troca de saberes e construção coletiva de um conhecimento híbrido. Entendendo que a população em geral já possui algum conhecimento sobre os primeiros socorros, sustentado pelo saber popular, e que os estudantes de saúde possuem outro tipo de conhecimento sobre a mesma temática, este artigo busca relatar a experiência extensionista de oficinas educativas em primeiros socorros realizadas pela Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros em escolas, creches e brinquedoteca a partir de uma perspectiva de diálogo entre os diversos saberes na busca por promover um ambiente de ação coletiva e criação de um novo saber que contribuirá para uma melhor ação diante dos acidentes com crianças. Foram realizadas cinco oficinas educativas discutindo temas como obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, afogamento, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, queimaduras, intoxicações exógenas e traumatismos/hemorragias. A metodologia das oficinas tentou fugir do padrão tradicional de transmissão verticalizada do conhecimento por isso assumiu um processo coletivo de construção do conhecimento partindo sempre do diálogo entre o saber popular e as evidências científicas sobre primeiros socorros. |
id |
UNINGA-2_aa621374ef9df74db74d173bc214666c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/2430 |
network_acronym_str |
UNINGA-2 |
network_name_str |
UNINGÁ Review |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGEPRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS: AÇÃO EXTENSIONISTA EM DIÁLOGO COM O SABER POPULAR E O CIENTÍFICOEducaçãoExtensãoPrimeiros socorrosA extensão universitária propõe uma relação dialógica entre universidade e sociedade pautada na troca de saberes e construção coletiva de um conhecimento híbrido. Entendendo que a população em geral já possui algum conhecimento sobre os primeiros socorros, sustentado pelo saber popular, e que os estudantes de saúde possuem outro tipo de conhecimento sobre a mesma temática, este artigo busca relatar a experiência extensionista de oficinas educativas em primeiros socorros realizadas pela Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros em escolas, creches e brinquedoteca a partir de uma perspectiva de diálogo entre os diversos saberes na busca por promover um ambiente de ação coletiva e criação de um novo saber que contribuirá para uma melhor ação diante dos acidentes com crianças. Foram realizadas cinco oficinas educativas discutindo temas como obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, afogamento, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, queimaduras, intoxicações exógenas e traumatismos/hemorragias. A metodologia das oficinas tentou fugir do padrão tradicional de transmissão verticalizada do conhecimento por isso assumiu um processo coletivo de construção do conhecimento partindo sempre do diálogo entre o saber popular e as evidências científicas sobre primeiros socorros.Editora Uningá2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-63Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-632178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430/1988Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, SUIANE COSTARABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOSFIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHASANTOS, NATHALIE SALES DOSANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS2019-10-09T21:42:56Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2430Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T21:42:56UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS: AÇÃO EXTENSIONISTA EM DIÁLOGO COM O SABER POPULAR E O CIENTÍFICO |
title |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE |
spellingShingle |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE FERREIRA, SUIANE COSTA Educação Extensão Primeiros socorros |
title_short |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE |
title_full |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE |
title_fullStr |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE |
title_full_unstemmed |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE |
title_sort |
EDUCATIONAL PRACTICES IN FIRST AID: EXTENSION ACTIVITIES IN DIALOGUE WITH POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE |
author |
FERREIRA, SUIANE COSTA |
author_facet |
FERREIRA, SUIANE COSTA RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA SANTOS, NATHALIE SALES DOS ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS |
author_role |
author |
author2 |
RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA SANTOS, NATHALIE SALES DOS ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, SUIANE COSTA RABELO, REBECCA NEVES DOS SANTOS FIGUEIREDO, ADEMÁRIA SILVA ROCHA SANTOS, NATHALIE SALES DOS ANJOS, GABRIELA FURLANETTI DE PELEGRINI FREITAS DOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Extensão Primeiros socorros |
topic |
Educação Extensão Primeiros socorros |
description |
A extensão universitária propõe uma relação dialógica entre universidade e sociedade pautada na troca de saberes e construção coletiva de um conhecimento híbrido. Entendendo que a população em geral já possui algum conhecimento sobre os primeiros socorros, sustentado pelo saber popular, e que os estudantes de saúde possuem outro tipo de conhecimento sobre a mesma temática, este artigo busca relatar a experiência extensionista de oficinas educativas em primeiros socorros realizadas pela Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros em escolas, creches e brinquedoteca a partir de uma perspectiva de diálogo entre os diversos saberes na busca por promover um ambiente de ação coletiva e criação de um novo saber que contribuirá para uma melhor ação diante dos acidentes com crianças. Foram realizadas cinco oficinas educativas discutindo temas como obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, afogamento, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, queimaduras, intoxicações exógenas e traumatismos/hemorragias. A metodologia das oficinas tentou fugir do padrão tradicional de transmissão verticalizada do conhecimento por isso assumiu um processo coletivo de construção do conhecimento partindo sempre do diálogo entre o saber popular e as evidências científicas sobre primeiros socorros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430 |
url |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2430/1988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ REVIEW |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Uningá Review ; Vol. 33 No. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-63 Uningá Review Journal; v. 33 n. 3 (2018): Revista UNINGÁ Review; 54-63 2178-2571 reponame:UNINGÁ Review instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
UNINGÁ Review |
collection |
UNINGÁ Review |
repository.name.fl_str_mv |
UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042215060504576 |