A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: UEMOTO, MARCIO YASSUHIRO
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: COIMBRA, CLAUDIA CRISTINA BATISTA EVANGELISTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1472
Resumo: O chá verde se destaca entre uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo e foi utilizado durante séculos como medicamento. Cerca de dois terços da população o consomem todos os dias. Possui grande quantidade de po-lifenóis, principalmente as catequinas. Seu consumo possui uma variedade de efeitos benéficos à saúde, grande parte tem sido focalizada no seu efeito na redução do peso cor-poral. A literatura é carente de estudos relacionados à utilização da (Camellia sinensis) no tratamento da obesi-dade, evidenciando o efeito do chá no organismo e a dose ideal para que não cause danos à saúde. A obesidade pode acarretar uma série de problemas à saúde como hiperten-são, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, entre ou-tros. Seu tratamento pode ser através de medicamentos, utilização de plantas medicinais como o chá verde, dieta e exercícios físicos. O chá verde vem se tornando um impor-tante coadjuvante no tratamento e prevenção da obesidade, devido ao seu baixo custo e fácil acessibilidade. O presente estudo é uma revisão bibliográfica sobre a utilização do chá verde no tratamento e prevenção da obesidade, assim como de suas comorbidades.
id UNINGA-2_d007cd79022a8f15720c8f8f41989c53
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1472
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADEO chá verde se destaca entre uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo e foi utilizado durante séculos como medicamento. Cerca de dois terços da população o consomem todos os dias. Possui grande quantidade de po-lifenóis, principalmente as catequinas. Seu consumo possui uma variedade de efeitos benéficos à saúde, grande parte tem sido focalizada no seu efeito na redução do peso cor-poral. A literatura é carente de estudos relacionados à utilização da (Camellia sinensis) no tratamento da obesi-dade, evidenciando o efeito do chá no organismo e a dose ideal para que não cause danos à saúde. A obesidade pode acarretar uma série de problemas à saúde como hiperten-são, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, entre ou-tros. Seu tratamento pode ser através de medicamentos, utilização de plantas medicinais como o chá verde, dieta e exercícios físicos. O chá verde vem se tornando um impor-tante coadjuvante no tratamento e prevenção da obesidade, devido ao seu baixo custo e fácil acessibilidade. O presente estudo é uma revisão bibliográfica sobre a utilização do chá verde no tratamento e prevenção da obesidade, assim como de suas comorbidades.Editora Uningá2013-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1472Uningá Review ; Vol. 16 No. 2 (2013): Revista Uningá ReviewUningá Review Journal; v. 16 n. 2 (2013): Revista Uningá Review2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1472/1084Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessUEMOTO, MARCIO YASSUHIROCOIMBRA, CLAUDIA CRISTINA BATISTA EVANGELISTA2019-10-09T15:34:12Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1472Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T15:34:12UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
title A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
UEMOTO, MARCIO YASSUHIRO
title_short A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
title_full A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
title_sort A UTILIZAÇÃO DA Camellia sinensis NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE
author UEMOTO, MARCIO YASSUHIRO
author_facet UEMOTO, MARCIO YASSUHIRO
COIMBRA, CLAUDIA CRISTINA BATISTA EVANGELISTA
author_role author
author2 COIMBRA, CLAUDIA CRISTINA BATISTA EVANGELISTA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv UEMOTO, MARCIO YASSUHIRO
COIMBRA, CLAUDIA CRISTINA BATISTA EVANGELISTA
description O chá verde se destaca entre uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo e foi utilizado durante séculos como medicamento. Cerca de dois terços da população o consomem todos os dias. Possui grande quantidade de po-lifenóis, principalmente as catequinas. Seu consumo possui uma variedade de efeitos benéficos à saúde, grande parte tem sido focalizada no seu efeito na redução do peso cor-poral. A literatura é carente de estudos relacionados à utilização da (Camellia sinensis) no tratamento da obesi-dade, evidenciando o efeito do chá no organismo e a dose ideal para que não cause danos à saúde. A obesidade pode acarretar uma série de problemas à saúde como hiperten-são, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, entre ou-tros. Seu tratamento pode ser através de medicamentos, utilização de plantas medicinais como o chá verde, dieta e exercícios físicos. O chá verde vem se tornando um impor-tante coadjuvante no tratamento e prevenção da obesidade, devido ao seu baixo custo e fácil acessibilidade. O presente estudo é uma revisão bibliográfica sobre a utilização do chá verde no tratamento e prevenção da obesidade, assim como de suas comorbidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1472
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1472/1084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 16 No. 2 (2013): Revista Uningá Review
Uningá Review Journal; v. 16 n. 2 (2013): Revista Uningá Review
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042212327915520