PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Murilo Alvarenga
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carreiro, Eduardo de Lima Pinto, Souza, Humberto Reis dos Santos, Dias, João Amaro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Projetos (GeP)
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216
Resumo: O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada.
id UNINOVE-4_c617658ad4f129a297499244d8657bbb
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/18216
network_acronym_str UNINOVE-4
network_name_str Revista Gestão e Projetos (GeP)
repository_id_str
spelling PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetosPMS-SIM: the educational simulator in project managementSimulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencialEducational simulator; Project management; Experiential learning; Business management educationO relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada.The technical report aims to analyse the development trajectory of an educational simulator (PMS-Sim) and application through a longitudinal process (six years) in academic-professional environments. Thus, a guiding approach to the analytical development of the solution occurred in three stages and with multimethod triangulation, a technique that mixes data and information from specific research paths. The stages were: (1) opinion survey with quantitative analysis, (2) mixed procedures in academic adaptation, and (3) opinion survey and qualitative research with participants from business incubators. The results of each of the internships indicate the help of the system for training in project management, as professionals in the area in an organizational environment have highlighted the contribution to safely living as phases of a project; already in academic environments, students and teachers evidenced advances in knowledge in project management. For innovation environments, if the participant practices elements of project management within an incubated company.Universidade Nove de Julho (Uninove)Oliveira, Murilo AlvarengaCarreiro, Eduardo de Lima PintoSouza, Humberto Reis dos SantosDias, João Amaro da Silva2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/1821610.5585/gep.v11i3.18216Revista de Gestão e Projetos; v. 11, n. 3 (2020): (set./dez.); 185-2172236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216/8683https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/18216/14848Direitos autorais 2020 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T20:20:42Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/18216Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2021-06-15T20:20:42Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
PMS-SIM: the educational simulator in project management
title PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
spellingShingle PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
Oliveira, Murilo Alvarenga
Simulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencial
Educational simulator; Project management; Experiential learning; Business management education
title_short PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
title_full PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
title_fullStr PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
title_full_unstemmed PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
title_sort PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
author Oliveira, Murilo Alvarenga
author_facet Oliveira, Murilo Alvarenga
Carreiro, Eduardo de Lima Pinto
Souza, Humberto Reis dos Santos
Dias, João Amaro da Silva
author_role author
author2 Carreiro, Eduardo de Lima Pinto
Souza, Humberto Reis dos Santos
Dias, João Amaro da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Murilo Alvarenga
Carreiro, Eduardo de Lima Pinto
Souza, Humberto Reis dos Santos
Dias, João Amaro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Simulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencial
Educational simulator; Project management; Experiential learning; Business management education
topic Simulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencial
Educational simulator; Project management; Experiential learning; Business management education
description O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216
10.5585/gep.v11i3.18216
url https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216
identifier_str_mv 10.5585/gep.v11i3.18216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216/8683
https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/18216/14848
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista de Gestão e Projetos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista de Gestão e Projetos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (Uninove)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (Uninove)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Projetos; v. 11, n. 3 (2020): (set./dez.); 185-217
2236-0972
reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Revista Gestão e Projetos (GeP)
collection Revista Gestão e Projetos (GeP)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv gep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br
_version_ 1797052865187938304