PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Projetos (GeP) |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216 |
Resumo: | O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada. |
id |
UNINOVE-4_c617658ad4f129a297499244d8657bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/18216 |
network_acronym_str |
UNINOVE-4 |
network_name_str |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
repository_id_str |
|
spelling |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetosPMS-SIM: the educational simulator in project managementSimulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencialEducational simulator; Project management; Experiential learning; Business management educationO relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada.The technical report aims to analyse the development trajectory of an educational simulator (PMS-Sim) and application through a longitudinal process (six years) in academic-professional environments. Thus, a guiding approach to the analytical development of the solution occurred in three stages and with multimethod triangulation, a technique that mixes data and information from specific research paths. The stages were: (1) opinion survey with quantitative analysis, (2) mixed procedures in academic adaptation, and (3) opinion survey and qualitative research with participants from business incubators. The results of each of the internships indicate the help of the system for training in project management, as professionals in the area in an organizational environment have highlighted the contribution to safely living as phases of a project; already in academic environments, students and teachers evidenced advances in knowledge in project management. For innovation environments, if the participant practices elements of project management within an incubated company.Universidade Nove de Julho (Uninove)Oliveira, Murilo AlvarengaCarreiro, Eduardo de Lima PintoSouza, Humberto Reis dos SantosDias, João Amaro da Silva2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/1821610.5585/gep.v11i3.18216Revista de Gestão e Projetos; v. 11, n. 3 (2020): (set./dez.); 185-2172236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216/8683https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/18216/14848Direitos autorais 2020 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T20:20:42Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/18216Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2021-06-15T20:20:42Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos PMS-SIM: the educational simulator in project management |
title |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos |
spellingShingle |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos Oliveira, Murilo Alvarenga Simulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencial Educational simulator; Project management; Experiential learning; Business management education |
title_short |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos |
title_full |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos |
title_fullStr |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos |
title_full_unstemmed |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos |
title_sort |
PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos |
author |
Oliveira, Murilo Alvarenga |
author_facet |
Oliveira, Murilo Alvarenga Carreiro, Eduardo de Lima Pinto Souza, Humberto Reis dos Santos Dias, João Amaro da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carreiro, Eduardo de Lima Pinto Souza, Humberto Reis dos Santos Dias, João Amaro da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Murilo Alvarenga Carreiro, Eduardo de Lima Pinto Souza, Humberto Reis dos Santos Dias, João Amaro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencial Educational simulator; Project management; Experiential learning; Business management education |
topic |
Simulador educacional; Gestão de projetos; Aprendizagem vivencial; Educação gerencial Educational simulator; Project management; Experiential learning; Business management education |
description |
O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216 10.5585/gep.v11i3.18216 |
url |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216 |
identifier_str_mv |
10.5585/gep.v11i3.18216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/18216/8683 https://periodicos.uninove.br/gep/article/downloadSuppFile/18216/14848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista de Gestão e Projetos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista de Gestão e Projetos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (Uninove) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (Uninove) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Projetos; v. 11, n. 3 (2020): (set./dez.); 185-217 2236-0972 reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP) instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
collection |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br |
_version_ |
1797052865187938304 |