Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Soares, Murilo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Constantino, Rafael Henrique, de Souza Guimarães, Victor Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Projetos (GeP)
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088
Resumo: O serviço possui papel de protagonista no contexto mercadológico atual. Para manter este destaque, o foco em inovação e sucesso são pontos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. O design thinking surge como uma estrutura para aperfeiçoar os serviços e promover a inovação. Porém, faz-se necessário verificar o sucesso que essa metodologia proporciona aos serviços. Sendo assim, esta pesquisa buscou avaliar quais são os fatores críticos de sucesso presentes em casos de desenvolvimento de serviços que utilizaram a metodologia do design thinking. Treze fatores críticos de sucesso foram avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo em vinte quatro casos de desenvolvimento de serviços que usaram a metodologia do design thinking. Como resultado, foi verificada a presença de todos os fatores críticos nos casos, reforçando a grande orientação para sucesso que o design thinking possui em inovação de serviços. Destaca-se ainda o foco nas necessidades de mercado, a utilização de recursos tecnológicos e a orientação para gestão de projetos como os principais fatores. Esta pesquisa contribuiu para o âmbito prático da inovação em serviços, tendo como limitações a definição de outros fatores críticos de sucessos não abarcados na teoria e casos não analisados de outras consultorias. 
id UNINOVE-4_ce3900c5b7c05ee032e65a47bf1cce29
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/22088
network_acronym_str UNINOVE-4
network_name_str Revista Gestão e Projetos (GeP)
repository_id_str
spelling Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design ThinkingCritical success factors in service innovation through Design ThinkingServiços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdoServices; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysisO serviço possui papel de protagonista no contexto mercadológico atual. Para manter este destaque, o foco em inovação e sucesso são pontos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. O design thinking surge como uma estrutura para aperfeiçoar os serviços e promover a inovação. Porém, faz-se necessário verificar o sucesso que essa metodologia proporciona aos serviços. Sendo assim, esta pesquisa buscou avaliar quais são os fatores críticos de sucesso presentes em casos de desenvolvimento de serviços que utilizaram a metodologia do design thinking. Treze fatores críticos de sucesso foram avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo em vinte quatro casos de desenvolvimento de serviços que usaram a metodologia do design thinking. Como resultado, foi verificada a presença de todos os fatores críticos nos casos, reforçando a grande orientação para sucesso que o design thinking possui em inovação de serviços. Destaca-se ainda o foco nas necessidades de mercado, a utilização de recursos tecnológicos e a orientação para gestão de projetos como os principais fatores. Esta pesquisa contribuiu para o âmbito prático da inovação em serviços, tendo como limitações a definição de outros fatores críticos de sucessos não abarcados na teoria e casos não analisados de outras consultorias. The service has a leading role in the current market context. To maintain this focus, the focus on innovation and success are essential points for the development of services. Design thinking emerges as a framework to improve services and promote innovation. However, it is necessary to verify the success that this methodology provides to the services. Thus, this research sought to assess which are the critical success factors present in service development cases that used the design thinking methodology. For this, thirteen critical success factors were evaluated using the content analysis technique in twenty-four service development cases that used the design thinking metodology. As a result, the presence of all critical factors in the cases was verified, reinforcing the great success orientation that design thinking has in service innovation. It also highlights the focus on market needs, the use of technological resources and guidance for project management as the main factors. This research contributed to the practical scope of innovation in services, having as limitations the definition of other critical success factors not covered in theory and cases not analyzed by other consultancies.Universidade Nove de Julho (Uninove)Moreira Soares, MuriloConstantino, Rafael Henriquede Souza Guimarães, Victor Hugo2022-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/2208810.5585/gep.v13i2.22088Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 2 (2022): (maio/ago.); 66-882236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088/9744Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-21T11:58:17Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/22088Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2022-07-21T11:58:17Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
Critical success factors in service innovation through Design Thinking
title Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
spellingShingle Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
Moreira Soares, Murilo
Serviços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdo
Services; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysis
title_short Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
title_full Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
title_fullStr Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
title_sort Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
author Moreira Soares, Murilo
author_facet Moreira Soares, Murilo
Constantino, Rafael Henrique
de Souza Guimarães, Victor Hugo
author_role author
author2 Constantino, Rafael Henrique
de Souza Guimarães, Victor Hugo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Soares, Murilo
Constantino, Rafael Henrique
de Souza Guimarães, Victor Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdo
Services; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysis
topic Serviços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdo
Services; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysis
description O serviço possui papel de protagonista no contexto mercadológico atual. Para manter este destaque, o foco em inovação e sucesso são pontos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. O design thinking surge como uma estrutura para aperfeiçoar os serviços e promover a inovação. Porém, faz-se necessário verificar o sucesso que essa metodologia proporciona aos serviços. Sendo assim, esta pesquisa buscou avaliar quais são os fatores críticos de sucesso presentes em casos de desenvolvimento de serviços que utilizaram a metodologia do design thinking. Treze fatores críticos de sucesso foram avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo em vinte quatro casos de desenvolvimento de serviços que usaram a metodologia do design thinking. Como resultado, foi verificada a presença de todos os fatores críticos nos casos, reforçando a grande orientação para sucesso que o design thinking possui em inovação de serviços. Destaca-se ainda o foco nas necessidades de mercado, a utilização de recursos tecnológicos e a orientação para gestão de projetos como os principais fatores. Esta pesquisa contribuiu para o âmbito prático da inovação em serviços, tendo como limitações a definição de outros fatores críticos de sucessos não abarcados na teoria e casos não analisados de outras consultorias. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088
10.5585/gep.v13i2.22088
url https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088
identifier_str_mv 10.5585/gep.v13i2.22088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088/9744
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (Uninove)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (Uninove)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 2 (2022): (maio/ago.); 66-88
2236-0972
reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Revista Gestão e Projetos (GeP)
collection Revista Gestão e Projetos (GeP)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv gep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br
_version_ 1797052865762557952