Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Projetos (GeP) |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088 |
Resumo: | O serviço possui papel de protagonista no contexto mercadológico atual. Para manter este destaque, o foco em inovação e sucesso são pontos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. O design thinking surge como uma estrutura para aperfeiçoar os serviços e promover a inovação. Porém, faz-se necessário verificar o sucesso que essa metodologia proporciona aos serviços. Sendo assim, esta pesquisa buscou avaliar quais são os fatores críticos de sucesso presentes em casos de desenvolvimento de serviços que utilizaram a metodologia do design thinking. Treze fatores críticos de sucesso foram avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo em vinte quatro casos de desenvolvimento de serviços que usaram a metodologia do design thinking. Como resultado, foi verificada a presença de todos os fatores críticos nos casos, reforçando a grande orientação para sucesso que o design thinking possui em inovação de serviços. Destaca-se ainda o foco nas necessidades de mercado, a utilização de recursos tecnológicos e a orientação para gestão de projetos como os principais fatores. Esta pesquisa contribuiu para o âmbito prático da inovação em serviços, tendo como limitações a definição de outros fatores críticos de sucessos não abarcados na teoria e casos não analisados de outras consultorias. |
id |
UNINOVE-4_ce3900c5b7c05ee032e65a47bf1cce29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/22088 |
network_acronym_str |
UNINOVE-4 |
network_name_str |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design ThinkingCritical success factors in service innovation through Design ThinkingServiços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdoServices; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysisO serviço possui papel de protagonista no contexto mercadológico atual. Para manter este destaque, o foco em inovação e sucesso são pontos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. O design thinking surge como uma estrutura para aperfeiçoar os serviços e promover a inovação. Porém, faz-se necessário verificar o sucesso que essa metodologia proporciona aos serviços. Sendo assim, esta pesquisa buscou avaliar quais são os fatores críticos de sucesso presentes em casos de desenvolvimento de serviços que utilizaram a metodologia do design thinking. Treze fatores críticos de sucesso foram avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo em vinte quatro casos de desenvolvimento de serviços que usaram a metodologia do design thinking. Como resultado, foi verificada a presença de todos os fatores críticos nos casos, reforçando a grande orientação para sucesso que o design thinking possui em inovação de serviços. Destaca-se ainda o foco nas necessidades de mercado, a utilização de recursos tecnológicos e a orientação para gestão de projetos como os principais fatores. Esta pesquisa contribuiu para o âmbito prático da inovação em serviços, tendo como limitações a definição de outros fatores críticos de sucessos não abarcados na teoria e casos não analisados de outras consultorias. The service has a leading role in the current market context. To maintain this focus, the focus on innovation and success are essential points for the development of services. Design thinking emerges as a framework to improve services and promote innovation. However, it is necessary to verify the success that this methodology provides to the services. Thus, this research sought to assess which are the critical success factors present in service development cases that used the design thinking methodology. For this, thirteen critical success factors were evaluated using the content analysis technique in twenty-four service development cases that used the design thinking metodology. As a result, the presence of all critical factors in the cases was verified, reinforcing the great success orientation that design thinking has in service innovation. It also highlights the focus on market needs, the use of technological resources and guidance for project management as the main factors. This research contributed to the practical scope of innovation in services, having as limitations the definition of other critical success factors not covered in theory and cases not analyzed by other consultancies.Universidade Nove de Julho (Uninove)Moreira Soares, MuriloConstantino, Rafael Henriquede Souza Guimarães, Victor Hugo2022-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/2208810.5585/gep.v13i2.22088Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 2 (2022): (maio/ago.); 66-882236-0972reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP)instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEporhttps://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088/9744Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-21T11:58:17Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/22088Revistahttps://periodicos.uninove.br/gepPRIhttps://periodicos.uninove.br/gep/oaigep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br2236-09722236-0972opendoar:2022-07-21T11:58:17Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking Critical success factors in service innovation through Design Thinking |
title |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking |
spellingShingle |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking Moreira Soares, Murilo Serviços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdo Services; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysis |
title_short |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking |
title_full |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking |
title_fullStr |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking |
title_full_unstemmed |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking |
title_sort |
Fatores críticos de sucesso em inovação de serviços por meio do Design Thinking |
author |
Moreira Soares, Murilo |
author_facet |
Moreira Soares, Murilo Constantino, Rafael Henrique de Souza Guimarães, Victor Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Constantino, Rafael Henrique de Souza Guimarães, Victor Hugo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Soares, Murilo Constantino, Rafael Henrique de Souza Guimarães, Victor Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdo Services; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysis |
topic |
Serviços; Design Thinking; Inovação; Sucesso; Análise de conteúdo Services; Design Thinking; Innovation; Success; Content analysis |
description |
O serviço possui papel de protagonista no contexto mercadológico atual. Para manter este destaque, o foco em inovação e sucesso são pontos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. O design thinking surge como uma estrutura para aperfeiçoar os serviços e promover a inovação. Porém, faz-se necessário verificar o sucesso que essa metodologia proporciona aos serviços. Sendo assim, esta pesquisa buscou avaliar quais são os fatores críticos de sucesso presentes em casos de desenvolvimento de serviços que utilizaram a metodologia do design thinking. Treze fatores críticos de sucesso foram avaliados por meio da técnica de análise de conteúdo em vinte quatro casos de desenvolvimento de serviços que usaram a metodologia do design thinking. Como resultado, foi verificada a presença de todos os fatores críticos nos casos, reforçando a grande orientação para sucesso que o design thinking possui em inovação de serviços. Destaca-se ainda o foco nas necessidades de mercado, a utilização de recursos tecnológicos e a orientação para gestão de projetos como os principais fatores. Esta pesquisa contribuiu para o âmbito prático da inovação em serviços, tendo como limitações a definição de outros fatores críticos de sucessos não abarcados na teoria e casos não analisados de outras consultorias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088 10.5585/gep.v13i2.22088 |
url |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088 |
identifier_str_mv |
10.5585/gep.v13i2.22088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/22088/9744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista de Gestão e Projetos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (Uninove) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (Uninove) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Projetos; v. 13, n. 2 (2022): (maio/ago.); 66-88 2236-0972 reponame:Revista Gestão e Projetos (GeP) instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
collection |
Revista Gestão e Projetos (GeP) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Projetos (GeP) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gep@uninove.br || editor@revistagep.org || crismonteiro@uninove.br |
_version_ |
1797052865762557952 |