A percepção dos alunos cotistas de Universidade Pública Federal sobre a política de cotas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Mércia Cardoso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Penha, Joélia Lima de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/436
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de apresentar a percepção de alunos cotistas da Universidade Federal do Ceará sobre a Política de Cotas para estudantes de escolas públicas no ingresso ao ensino superior público, assim como evidenciar as necessidades que levam à criação dessas políticas de ação afirmativa para garantir direitos sociais, que constitucionalmente estão assegurados. Tendo como objetivos apresentar o entendimento dos alunos cotistas quanto ao significado das cotas e qual a necessidade da existência de aludida política. Para tanto foi realizado estudo bibliográfico, documental e empírico, com abordagem sistematizada e qualitativa. Os resultados alcançados demonstraram que: a Política de Cotas proporcionou aos alunos de escola pública maiores oportunidades de ingresso em Instituição de Ensino Superior Pública. Nesse marco, os alunos cotistas pesquisados têm a percepção de que as cotas são necessárias para minimização das disparidades sociais que foram construídas historicamente no Brasil. Além de entenderem que essa política de ação afirmativa está relacionada à inclusão social da população menos favorecida e à compreensão, por parte dos alunos pesquisados, de que tais ações só poderão deixar de existir, não só quando todos os alunos tiverem acesso ao ensino superior gratuito, mas quando o Estado realizar investimentos para qualificação do ensino fundamental e médio público, proporcionando oportunidades iguais a todos os alunos que buscam uma vaga em Universidade Pública.
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