Argumentos favoráveis e contrários à pintura: algumas anotações
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196961 |
Resumo: | O texto discute as variadas compreensões sobre a pertinência ou impropriedade da pintura enquanto forma de arte canônica em face das experiências sociais e políticas da modernidade. Partindo de sua notória atribuição enquanto modelo de atividade autônoma entre sujeito e mundo no bojo da cultura iluminista, a análise colige as propostas artísticas das correntes intituladas “boêmio-duchampiana” e “construtivista-soviética”, que redundarão na concomitância e, por vezes, rivalidade entre a pintura e novas formas de arte. Por fim, o trabalho sinaliza o pregnante residual histórico de tal debate ao assimilar os caminhos da produção artística atual. |
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Argumentos favoráveis e contrários à pintura: algumas anotaçõesSome Comments on the Claims Made For and Against PaintingArgumentos favorables y contrarios a la pintura: algunas anotacionesPintura Arte autónomoArte contemporáneoPinturaArte autônomaArte contemporâneaPaintingAutonomous ArtContemporary ArtO texto discute as variadas compreensões sobre a pertinência ou impropriedade da pintura enquanto forma de arte canônica em face das experiências sociais e políticas da modernidade. Partindo de sua notória atribuição enquanto modelo de atividade autônoma entre sujeito e mundo no bojo da cultura iluminista, a análise colige as propostas artísticas das correntes intituladas “boêmio-duchampiana” e “construtivista-soviética”, que redundarão na concomitância e, por vezes, rivalidade entre a pintura e novas formas de arte. Por fim, o trabalho sinaliza o pregnante residual histórico de tal debate ao assimilar os caminhos da produção artística atual. This work argues about painting’s pertinence or inappropriateness as a canonical art form before modernity’s social and political experiences. Departing from painting’s notorious attribution as a model of autonomous activity between subject and world in the midst of the Enlightenment culture, this analysis compiles artistic proposals from streams entitled “Bohemian-Duchampian” and “Constructivist-Soviet” that will result in concomitance and, sometimes, rivalry between painting and new art forms. Finally, the text indicates the striking historical traces of such debate by assimilating the paths of current artistic production.El texto discute los diferentes entendimientos sobre la pertinencia o inadecuación de la pintura como forma de arte canónica frente a las experiencias sociales y políticas de la modernidad. Partiendo de una notoria atribución como modelo de actividad autónoma entre sujeto y mundo bajo la cultura iluminista, el análisis recoge las propuestas artísticas de las corrientes denominadas “bohemio-duchampiana” y “constructivista-soviética”, que resultaran en la concomitancia y, por veces, rivalidad entre la pintura y las nuevas formas de arte. Finalmente, el trabajo señala el residual histórico de este debate al asimilar los caminos de la producción artística actual.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/19696110.11606/issn.2178-0447.ars.2022.196961ARS (São Paulo); v. 20 n. 44 (2022); 321-346ARS; Vol. 20 Núm. 44 (2022); 321-346ARS; Vol. 20 No. 44 (2022); 321-3462178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196961/181485Copyright (c) 2022 Leonardo Nones; Jeff Wallhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWall, JeffNones, Leonardo2023-07-14T13:38:37Zoai:revistas.usp.br:article/196961Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-07-14T13:38:37ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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