A formação da subjetividade social na educação infantil a partir do lúdico: uma percepção Vygotskyana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Beatriz Nogueira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros Neto, Milton Martins de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1637
Resumo: A ludicidade é a principal forma de expressão das crianças e pode ser usada como uma ferramenta de ensino muito eficiente. Na Educação Infantil, as brincadeiras e atividades lúdicas são fundamentais para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento integral das crianças. Os jogos e as brincadeiras passam a assumir uma função primordial que se constituem como produtores de sentidos e significados na formação da subjetividade da criança, ou ainda, na forma com a criança interpreta seu entorno e interage socialmente. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a contribuição da ludicidade na formação da subjetividade social na Educação Infantil. Apresenta-se como pergunta norteadora: De que forma a ludicidade contribui na formação da subjetividade de crianças da Educação Infantil? A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, buscando respaldo teórico em Vygotisky e Kishimoto. Entende-se que a ludicidade, quando aplicada com direcionamento na Educação Infantil, vai além de ser um passatempo, pois promove, através do exercício da cidadania, da participação coletiva, do respeito as regras, ao tempo, aos outros, um meio de internalizar saberes, aplicar princípios éticos, e, acima de tudo, contribuir para a formação omnilateral das crianças.
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A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, buscando respaldo teórico em Vygotisky e Kishimoto. 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