Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaust, Ana Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
Texto Completo: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2596
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UNIOESTE-1_46170327f8a324225454b28eb4923296
oai_identifier_str oai:tede.unioeste.br:tede/2596
network_acronym_str UNIOESTE-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
repository_id_str
spelling Santos, Maria Elena PiresCPF:60542349949http://lattes.cnpq.br/9605825897881271Silva, Regina Coeli Machado eCPF:34386190678http://lattes.cnpq.br/2363165959973338Cavalcanti, Marilda do CoutoCPF:08357552900http://lattes.cnpq.br/9070842006204240CPF:92713424968http://lattes.cnpq.br/5947816124254635Kaust, Ana Maria2017-07-10T19:07:38Z2012-10-252012-04-12KAUST, Ana Maria. Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2012.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2596Made available in DSpace on 2017-07-10T19:07:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Texto completo ANA KAUST.pdf: 790486 bytes, checksum: b5cfea0fc2306345602f1a3f651ab4f0 (MD5) Previous issue date: 2012-04-12Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho visa apresentar as representações de identidade nacionais construídas pelos membros da comunidade árabe da região Oeste do Paraná, participantes desta pesquisa, e verificar como as questões multi e interculturais e multilinguísticas foram tratadas na formação dos professores que atuam em duas escolas - uma que se auto denomina árabe e a outra libanesa e como esta formação influencia na prática cotidiana destes profissionais, por se evidenciar a região Oeste do Paraná um complexo contexto de fronteira. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa/etnográfic/interpretatisvista por ser a que melhor se adéqua à necessidade de utilização de uma forma de gerar dados que respeitem os participantes de modo que o conteúdo de suas narrativas não seja somente refletido em números em um gráfico. Para a realização de uma pesquisa que considere a cultura de um grupo, seu modo de agir, de pensar, de se interrelacionar e gerar dados que respondam às perguntas de pesquisa há necessidade de recorrer a várias áreas de conhecimento trabalhando juntas e interligadas, bem como com idéias que seinterconectem para que a análise desses dados possa ser feita. Sendo assim, este trabalho interdisciplinar envolveu, entre outros, os estudos culturais, a sociologia, a antropologia, a linguística aplicada, a geografia e a história. No primeiro capítulo apresento a metodologia de pesquisa bem como trago informações sobre os participantes da mesma. No segundo capítulo, para a análise dos registros gerados citei o conceito de representação de Hall (1997), quando diz que representação é o que utilizamos para nos referirmos ao mundo e como nos relacionamos neste mundo; citei Sarup (1996) para o conceito de identidade o qual afirma que identidade não é apreendida no abstrato, os discursos sociais que a formam são localizados no tempo e no espaço; citei Sarup (1996) também para a conceituação de identidades nacionais na qual este afirma que a identidade nacional é uma forma de expressar um modo de vida e isso tem um apelo poderoso porque é uma forma de auto-estima, de autodefinição de si mesmo, de realização pessoal; a língua híbrida de Santos (2004) que é o terceiro espaço ou espaço entre , que respeita as posições atingidas pelo indivíduo no seu deslocamento em direção à língua alvo, levando em conta os recuos que o aprendiz faz em direção à língua materna. No terceiro capítulo, trabalhei com o conceito de fronteira de Sarup (1996) quando afirma que todas as fronteiras, incluindo fronteiras das nações, são ao mesmo tempo barreiras e lugares de comunicação e troca; para cultura, o conceito que melhor se encaixa neste trabalho é o de transculturalidade de Cox e Assis-Peterson (2007) que afirmam não haver perda ou assimilação cultural, mas negociação e mudança cultural. No quarto capítulo, os professores brasileiros entrevistados para a realização deste trabalho, demonstraram ter claro os problemas que enfrentaram e ainda enfrentam em sala de aula destas duas escolas em questão, as quais possuem quase que totalmente alunos árabes ou com descendência árabe, e, ao longo das entrevistas, apresentaram suas experiências de forma organizada e significativa. Também demonstraram ter muita sensibilidade com relação ao que ensinam e à clientela envolvida neste processo de ensino/aprendizagem já que demonstraram mudança de atitude com relação à prática em sala de aula de acordo com a necessidade de seus alunos.application/pdfpor8774263440366006536500Universidade Estadual do Oeste do ParanaFoz do IguaçuPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e FronteirasUNIOESTEBRCentro de Educação, Letras e Saúdeformação de professoresmultilinguismorepresentações de identidades nacionaisteacher educationmultilingualismrepresentations of national identitiesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES:LINGUISTICA:LINGUISTICA APLICADARepresentações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professoresRepresentations of national indentities in nontext multilingual, multicultural and intercultural frontier: challenges for teacher training.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALAna_Kaust_2012.pdfapplication/pdf790486http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/2596/1/Ana_Kaust_2012.pdfb5cfea0fc2306345602f1a3f651ab4f0MD51tede/25962017-09-05 16:52:50.662oai:tede.unioeste.br:tede/2596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2017-09-05T19:52:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Representations of national indentities in nontext multilingual, multicultural and intercultural frontier: challenges for teacher training.
title Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
spellingShingle Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
Kaust, Ana Maria
formação de professores
multilinguismo
representações de identidades nacionais
teacher education
multilingualism
representations of national identities
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:LINGUISTICA:LINGUISTICA APLICADA
title_short Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
title_full Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
title_fullStr Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
title_full_unstemmed Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
title_sort Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores
author Kaust, Ana Maria
author_facet Kaust, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Maria Elena Pires
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:60542349949
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9605825897881271
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Regina Coeli Machado e
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:34386190678
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363165959973338
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:08357552900
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9070842006204240
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92713424968
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5947816124254635
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaust, Ana Maria
contributor_str_mv Santos, Maria Elena Pires
Silva, Regina Coeli Machado e
Cavalcanti, Marilda do Couto
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
multilinguismo
representações de identidades nacionais
topic formação de professores
multilinguismo
representações de identidades nacionais
teacher education
multilingualism
representations of national identities
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:LINGUISTICA:LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv teacher education
multilingualism
representations of national identities
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:LINGUISTICA:LINGUISTICA APLICADA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T19:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KAUST, Ana Maria. Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2596
identifier_str_mv KAUST, Ana Maria. Representações de identidades nacionais em contexto multilingue, multicultural e intercultural de fronteira: desafios para a formação de professores. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2012.
url http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
Foz do Iguaçu
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Letras e Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
Foz do Iguaçu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/2596/1/Ana_Kaust_2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b5cfea0fc2306345602f1a3f651ab4f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.repositorio@unioeste.br
_version_ 1811723371970297856