Conjunto dos Números Reais: Caracterização, Construção e Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Gilderléia Bezerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
Texto Completo: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5749
Resumo: In this work we studied aspects involving the set of real numbers. We highlight three important facts that characterize this set. The first shows that, by associating rational numbers with points on a straight, it is impossible to cover the entire straight with only rational numbers. The second fact deals with the existence of incommensurable segments and the third one presents that the set of rational numbers is not a complete ordered field. We also construct the set of real numbers via Dedekind cuts. Finally, we present a proposal on how to teach the set of real numbers, for the high school students.
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We also construct the set of real numbers via Dedekind cuts. Finally, we present a proposal on how to teach the set of real numbers, for the high school students.Neste trabalho realizamos um estudo sobre aspectos envolvendo o conjunto dos números reais. Destacamos três fatos importantes que caracterizam tal conjunto. O primeiro mostra que, associando os números racionais a pontos de uma reta, é impossível cobrir toda a reta somente com os números racionais. O segundo fato trata sobre a existência de segmentos incomensuráveis e o terceiro apresenta que o conjunto dos números racionais não é um corpo ordenado completo. Também construímos o conjunto dos números reais via cortes de Dedekind. Por último, apresentamos uma proposta de como introduzir o conceito de conjunto dos números reais para alunos do ensino médio.Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-02T13:51:10Z No. of bitstreams: 2 Gilderléia_Colares2021.pdf: 4205889 bytes, checksum: d98a37104cd3c8f136317d80ab4e3b44 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-02T13:51:10Z (GMT). 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