TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Colloquium Vitae |
Texto Completo: | http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo detectar possível alteração do processamento auditivo em escolares do 6° e 7° ano do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 32 crianças, de ambos os sexos, entre a faixa etária de 10 a 13 anos. Os procedimentos para a coleta dos dados deram-se pela aplicação de um questionário estruturado, inspeção do canal auditivo externo e avaliação simplificada do processamento auditivo. Os resultados revelaram que a maioria (68,75%) possuía pelo menos uma queixa relacionada à audição, fala e linguagem, entretanto, 75% das crianças passou nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo. Mediante aos resultados é possível concluir que as crianças que apresentaram queixas relacionadas à audição, fala e linguagem, a maioria passou nos testes simplificados do processamento auditivo, visto que ao comparar a ocorrência de crianças sem queixas não houve relação significante. |
id |
UNIOESTE-2_28724e3ac410fb61403a532a3c98d4ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1377 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-2 |
network_name_str |
Colloquium Vitae |
repository_id_str |
|
spelling |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARESaudiçãoaprendizagemtriagemO presente estudo teve por objetivo detectar possível alteração do processamento auditivo em escolares do 6° e 7° ano do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 32 crianças, de ambos os sexos, entre a faixa etária de 10 a 13 anos. Os procedimentos para a coleta dos dados deram-se pela aplicação de um questionário estruturado, inspeção do canal auditivo externo e avaliação simplificada do processamento auditivo. Os resultados revelaram que a maioria (68,75%) possuía pelo menos uma queixa relacionada à audição, fala e linguagem, entretanto, 75% das crianças passou nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo. Mediante aos resultados é possível concluir que as crianças que apresentaram queixas relacionadas à audição, fala e linguagem, a maioria passou nos testes simplificados do processamento auditivo, visto que ao comparar a ocorrência de crianças sem queixas não houve relação significante.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 9 n. 1 (2017): Colloquium Vitae, Vol. 9, n. 1; 58-651984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377/1883Alcarás, Patrícia Arruda de SouzaAltomare, Nyeje ViottoCorazza, Maria Cristina AlvesLustosa, Sandra Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T18:52:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1377Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2020-07-03T18:52:10Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
title |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
spellingShingle |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES Alcarás, Patrícia Arruda de Souza audição aprendizagem triagem |
title_short |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
title_full |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
title_fullStr |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
title_sort |
TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES |
author |
Alcarás, Patrícia Arruda de Souza |
author_facet |
Alcarás, Patrícia Arruda de Souza Altomare, Nyeje Viotto Corazza, Maria Cristina Alves Lustosa, Sandra Silva |
author_role |
author |
author2 |
Altomare, Nyeje Viotto Corazza, Maria Cristina Alves Lustosa, Sandra Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcarás, Patrícia Arruda de Souza Altomare, Nyeje Viotto Corazza, Maria Cristina Alves Lustosa, Sandra Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
audição aprendizagem triagem |
topic |
audição aprendizagem triagem |
description |
O presente estudo teve por objetivo detectar possível alteração do processamento auditivo em escolares do 6° e 7° ano do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 32 crianças, de ambos os sexos, entre a faixa etária de 10 a 13 anos. Os procedimentos para a coleta dos dados deram-se pela aplicação de um questionário estruturado, inspeção do canal auditivo externo e avaliação simplificada do processamento auditivo. Os resultados revelaram que a maioria (68,75%) possuía pelo menos uma queixa relacionada à audição, fala e linguagem, entretanto, 75% das crianças passou nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo. Mediante aos resultados é possível concluir que as crianças que apresentaram queixas relacionadas à audição, fala e linguagem, a maioria passou nos testes simplificados do processamento auditivo, visto que ao comparar a ocorrência de crianças sem queixas não houve relação significante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377 |
url |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377/1883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 9 n. 1 (2017): Colloquium Vitae, Vol. 9, n. 1; 58-65 1984-6436 reponame:Colloquium Vitae instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Colloquium Vitae |
collection |
Colloquium Vitae |
repository.name.fl_str_mv |
Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br |
_version_ |
1800218925051412480 |