O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Colloquium Vitae |
Texto Completo: | http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200 |
Resumo: | As principais características cognitivas encontradas em indivíduos com Síndrome de Down (SD) vinculam-se ao desequilíbrio na função reguladora dos genes, que provoca anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso. Destacam-se alterações sinápticas devido à diminuição da densidade no córtex sensório-motor, o que influenciará na deficiência intelectual e na motricidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com SD. Participaram deste estudo dezoito crianças com SD, com a média de idade de 6± 2,04 anos, frequentadoras do Laboratório de Psicomotricidade e Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) de Presidente Prudente. Utilizou-se como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia o desenvolvimento motor de crianças de 2 a 11 anos de idade. Conclui-se que das crianças avaliadas somente uma conseguiu realizar o teste respectivo a sua idade cronológica. |
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O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTORSíndrome de DownDestreza MotoraDesenvolvimento InfantilCriançasAvaliaçãoAs principais características cognitivas encontradas em indivíduos com Síndrome de Down (SD) vinculam-se ao desequilíbrio na função reguladora dos genes, que provoca anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso. Destacam-se alterações sinápticas devido à diminuição da densidade no córtex sensório-motor, o que influenciará na deficiência intelectual e na motricidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com SD. Participaram deste estudo dezoito crianças com SD, com a média de idade de 6± 2,04 anos, frequentadoras do Laboratório de Psicomotricidade e Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) de Presidente Prudente. Utilizou-se como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia o desenvolvimento motor de crianças de 2 a 11 anos de idade. Conclui-se que das crianças avaliadas somente uma conseguiu realizar o teste respectivo a sua idade cronológica.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 94-1011984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200/1265Oliveira, Mileide Cristina Stoco deSilva, Fabiana AraújoBofi, Tânia CristinaCarvalho, Augusto Cesinando deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T14:42:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1200Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-05-27T14:42:15Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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