O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Fabiana Araújo, Bofi, Tânia Cristina, Carvalho, Augusto Cesinando de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200
Resumo: As principais características cognitivas encontradas em indivíduos com Síndrome de Down (SD) vinculam-se ao desequilíbrio na função reguladora dos genes, que provoca anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso. Destacam-se alterações sinápticas devido à diminuição da densidade no córtex sensório-motor, o que influenciará na deficiência intelectual e na motricidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com SD. Participaram deste estudo dezoito crianças com SD, com a média de idade de 6± 2,04 anos, frequentadoras do Laboratório de Psicomotricidade e Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) de Presidente Prudente. Utilizou-se como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia o desenvolvimento motor de crianças de 2 a 11 anos de idade. Conclui-se que das crianças avaliadas somente uma conseguiu realizar o teste respectivo a sua idade cronológica.
id UNIOESTE-2_554cd2cc69e80d2748ef74569a66458a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1200
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTORSíndrome de DownDestreza MotoraDesenvolvimento InfantilCriançasAvaliaçãoAs principais características cognitivas encontradas em indivíduos com Síndrome de Down (SD) vinculam-se ao desequilíbrio na função reguladora dos genes, que provoca anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso. Destacam-se alterações sinápticas devido à diminuição da densidade no córtex sensório-motor, o que influenciará na deficiência intelectual e na motricidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com SD. Participaram deste estudo dezoito crianças com SD, com a média de idade de 6± 2,04 anos, frequentadoras do Laboratório de Psicomotricidade e Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) de Presidente Prudente. Utilizou-se como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia o desenvolvimento motor de crianças de 2 a 11 anos de idade. Conclui-se que das crianças avaliadas somente uma conseguiu realizar o teste respectivo a sua idade cronológica.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 94-1011984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200/1265Oliveira, Mileide Cristina Stoco deSilva, Fabiana AraújoBofi, Tânia CristinaCarvalho, Augusto Cesinando deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T14:42:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1200Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-05-27T14:42:15Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
title O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
spellingShingle O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
Síndrome de Down
Destreza Motora
Desenvolvimento Infantil
Crianças
Avaliação
title_short O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
title_full O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
title_fullStr O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
title_full_unstemmed O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
title_sort O DESEMPENHO DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
author Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
author_facet Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
Silva, Fabiana Araújo
Bofi, Tânia Cristina
Carvalho, Augusto Cesinando de
author_role author
author2 Silva, Fabiana Araújo
Bofi, Tânia Cristina
Carvalho, Augusto Cesinando de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
Silva, Fabiana Araújo
Bofi, Tânia Cristina
Carvalho, Augusto Cesinando de
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Destreza Motora
Desenvolvimento Infantil
Crianças
Avaliação
topic Síndrome de Down
Destreza Motora
Desenvolvimento Infantil
Crianças
Avaliação
description As principais características cognitivas encontradas em indivíduos com Síndrome de Down (SD) vinculam-se ao desequilíbrio na função reguladora dos genes, que provoca anormalidades estruturais e funcionais no sistema nervoso. Destacam-se alterações sinápticas devido à diminuição da densidade no córtex sensório-motor, o que influenciará na deficiência intelectual e na motricidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com SD. Participaram deste estudo dezoito crianças com SD, com a média de idade de 6± 2,04 anos, frequentadoras do Laboratório de Psicomotricidade e Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) de Presidente Prudente. Utilizou-se como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia o desenvolvimento motor de crianças de 2 a 11 anos de idade. Conclui-se que das crianças avaliadas somente uma conseguiu realizar o teste respectivo a sua idade cronológica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1200/1265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 94-101
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218925000032256