APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Colloquium Vitae |
Texto Completo: | http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380 |
Resumo: | A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de p |
id |
UNIOESTE-2_901151ad1fbd9bf02e537ee75c4c9707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-2 |
network_name_str |
Colloquium Vitae |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICOCapoeiralúdicocriançacapacidade física.A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de pUniversidade do Oeste Paulista - UNOESTE2011-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 2 n. 1 (2010): Coloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2010.v02.n01; 01-081984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380/846Cacciatore, Rodrigo de OliveiraCarneiro, Nelson HilárioGarcia Junior, Jair Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-06T14:31:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2012-03-06T14:31:48Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
title |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO Cacciatore, Rodrigo de Oliveira Capoeira lúdico criança capacidade física. |
title_short |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
title_full |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
title_sort |
APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO |
author |
Cacciatore, Rodrigo de Oliveira |
author_facet |
Cacciatore, Rodrigo de Oliveira Carneiro, Nelson Hilário Garcia Junior, Jair Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Nelson Hilário Garcia Junior, Jair Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cacciatore, Rodrigo de Oliveira Carneiro, Nelson Hilário Garcia Junior, Jair Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira lúdico criança capacidade física. |
topic |
Capoeira lúdico criança capacidade física. |
description |
A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de p |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380 |
url |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380/846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 2 n. 1 (2010): Coloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2010.v02.n01; 01-08 1984-6436 reponame:Colloquium Vitae instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Colloquium Vitae |
collection |
Colloquium Vitae |
repository.name.fl_str_mv |
Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br |
_version_ |
1800218924558581760 |