APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacciatore, Rodrigo de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carneiro, Nelson Hilário, Garcia Junior, Jair Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380
Resumo: A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de p
id UNIOESTE-2_901151ad1fbd9bf02e537ee75c4c9707
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICOCapoeiralúdicocriançacapacidade física.A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de pUniversidade do Oeste Paulista - UNOESTE2011-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 2 n. 1 (2010): Coloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2010.v02.n01; 01-081984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380/846Cacciatore, Rodrigo de OliveiraCarneiro, Nelson HilárioGarcia Junior, Jair Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-06T14:31:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/380Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2012-03-06T14:31:48Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
title APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
spellingShingle APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
Cacciatore, Rodrigo de Oliveira
Capoeira
lúdico
criança
capacidade física.
title_short APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
title_full APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
title_fullStr APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
title_sort APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO
author Cacciatore, Rodrigo de Oliveira
author_facet Cacciatore, Rodrigo de Oliveira
Carneiro, Nelson Hilário
Garcia Junior, Jair Rodrigues
author_role author
author2 Carneiro, Nelson Hilário
Garcia Junior, Jair Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacciatore, Rodrigo de Oliveira
Carneiro, Nelson Hilário
Garcia Junior, Jair Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
lúdico
criança
capacidade física.
topic Capoeira
lúdico
criança
capacidade física.
description A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de p
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380/846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 2 n. 1 (2010): Coloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2010.v02.n01; 01-08
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218924558581760