ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Alan José Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Francisco do Nascimento, Tiarles, Paula Chesini Ribeiro, Ana, Emy Koike, Tatiana, Akio Tamura Ozaki, Guilherme, Alves Garcia, Thiago, de Souza Ribeiro, Ariovaldo, José Alves, Marcelo, Alex Carvalho Zanuto, Everton, Augusto de Carvalho Filho, Carlos, Crepaldi Leitão, Marcelo, Chacon Castoldi, Robson, Celi Trindade Camargo, Regina, Carlos Silva Camargo Filho, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1805
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de doenças crônico-degenerativas (DCD) dos habitantes da cidade de Santo Anastácio-SP, atendidos pelo projeto “Mutirão da Saúde”. Este estudo analisou 94 indivíduos, homens e mulheres, através do “Standard Health Questionnaire” (SHQ). A DCD de maior prevalência em homens foi hipertensão arterial e em mulheres, doenças osteomusculares. Quanto à idade, indivíduos acima de 40 anos apresentaram maior prevalência de todas as doenças. Ao estratificar por sexo/idade, mulheres acima de 40 anos apresentam maior prevalência de hipertensão arterial, doenças metabólicas e osteomusculares. Todos os achados nas estratificações citadas não apresentam relação direta dos participantes com sua hereditariedade. Conclui-se que há maior prevalência de hipertensão arterial em homens, doenças osteomusculares em mulheres, todas as patologias em indivíduos acima de 40 anos de idade e maior prevalência de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e osteomusculares em mulheres acima de 40 anos de idade.
id UNIOESTE-2_e4c4b22813dfe53efb366ba80acdcfe0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1805
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.doença crônicahipertensãodoenças cardiovascularesO objetivo do estudo foi identificar a prevalência de doenças crônico-degenerativas (DCD) dos habitantes da cidade de Santo Anastácio-SP, atendidos pelo projeto “Mutirão da Saúde”. Este estudo analisou 94 indivíduos, homens e mulheres, através do “Standard Health Questionnaire” (SHQ). A DCD de maior prevalência em homens foi hipertensão arterial e em mulheres, doenças osteomusculares. Quanto à idade, indivíduos acima de 40 anos apresentaram maior prevalência de todas as doenças. Ao estratificar por sexo/idade, mulheres acima de 40 anos apresentam maior prevalência de hipertensão arterial, doenças metabólicas e osteomusculares. Todos os achados nas estratificações citadas não apresentam relação direta dos participantes com sua hereditariedade. Conclui-se que há maior prevalência de hipertensão arterial em homens, doenças osteomusculares em mulheres, todas as patologias em indivíduos acima de 40 anos de idade e maior prevalência de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e osteomusculares em mulheres acima de 40 anos de idade.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1805Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 8 n. 3 (2016): Colloquium Vitae, Vol. 8, n. 3; 06-121984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1805/1770Magalhães, Alan José BarbosaFrancisco do Nascimento, TiarlesPaula Chesini Ribeiro, AnaEmy Koike, TatianaAkio Tamura Ozaki, GuilhermeAlves Garcia, Thiagode Souza Ribeiro, AriovaldoJosé Alves, MarceloAlex Carvalho Zanuto, EvertonAugusto de Carvalho Filho, CarlosCrepaldi Leitão, MarceloChacon Castoldi, RobsonCeli Trindade Camargo, ReginaCarlos Silva Camargo Filho, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-09T18:03:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1805Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2020-07-09T18:03:33Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
title ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
spellingShingle ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
Magalhães, Alan José Barbosa
doença crônica
hipertensão
doenças cardiovasculares
title_short ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
title_full ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
title_fullStr ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
title_full_unstemmed ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
title_sort ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS DE MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANASTÁCIO – SP ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “MUTIRÃO DA SAÚDE”.
author Magalhães, Alan José Barbosa
author_facet Magalhães, Alan José Barbosa
Francisco do Nascimento, Tiarles
Paula Chesini Ribeiro, Ana
Emy Koike, Tatiana
Akio Tamura Ozaki, Guilherme
Alves Garcia, Thiago
de Souza Ribeiro, Ariovaldo
José Alves, Marcelo
Alex Carvalho Zanuto, Everton
Augusto de Carvalho Filho, Carlos
Crepaldi Leitão, Marcelo
Chacon Castoldi, Robson
Celi Trindade Camargo, Regina
Carlos Silva Camargo Filho, José
author_role author
author2 Francisco do Nascimento, Tiarles
Paula Chesini Ribeiro, Ana
Emy Koike, Tatiana
Akio Tamura Ozaki, Guilherme
Alves Garcia, Thiago
de Souza Ribeiro, Ariovaldo
José Alves, Marcelo
Alex Carvalho Zanuto, Everton
Augusto de Carvalho Filho, Carlos
Crepaldi Leitão, Marcelo
Chacon Castoldi, Robson
Celi Trindade Camargo, Regina
Carlos Silva Camargo Filho, José
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Alan José Barbosa
Francisco do Nascimento, Tiarles
Paula Chesini Ribeiro, Ana
Emy Koike, Tatiana
Akio Tamura Ozaki, Guilherme
Alves Garcia, Thiago
de Souza Ribeiro, Ariovaldo
José Alves, Marcelo
Alex Carvalho Zanuto, Everton
Augusto de Carvalho Filho, Carlos
Crepaldi Leitão, Marcelo
Chacon Castoldi, Robson
Celi Trindade Camargo, Regina
Carlos Silva Camargo Filho, José
dc.subject.por.fl_str_mv doença crônica
hipertensão
doenças cardiovasculares
topic doença crônica
hipertensão
doenças cardiovasculares
description O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de doenças crônico-degenerativas (DCD) dos habitantes da cidade de Santo Anastácio-SP, atendidos pelo projeto “Mutirão da Saúde”. Este estudo analisou 94 indivíduos, homens e mulheres, através do “Standard Health Questionnaire” (SHQ). A DCD de maior prevalência em homens foi hipertensão arterial e em mulheres, doenças osteomusculares. Quanto à idade, indivíduos acima de 40 anos apresentaram maior prevalência de todas as doenças. Ao estratificar por sexo/idade, mulheres acima de 40 anos apresentam maior prevalência de hipertensão arterial, doenças metabólicas e osteomusculares. Todos os achados nas estratificações citadas não apresentam relação direta dos participantes com sua hereditariedade. Conclui-se que há maior prevalência de hipertensão arterial em homens, doenças osteomusculares em mulheres, todas as patologias em indivíduos acima de 40 anos de idade e maior prevalência de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e osteomusculares em mulheres acima de 40 anos de idade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1805
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1805/1770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 8 n. 3 (2016): Colloquium Vitae, Vol. 8, n. 3; 06-12
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218925399539712