EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Guilmar Mariz de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Educação Física e Esporte
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771
Resumo: Este estudo foi profejtado e desenvolvido com o objetivo pertinente à verificação avaliativa de alguns aspectos de aulas de educação física, percebidos comparativamente por alunas e alunos, em relação ás aulas na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. os dados necessários, obtidos por meio de um instrumento caracterizado pela utilização do diferencial semântico, envolvendo 364 alunas e alunos de três escolas particulares e três escolas públicas estaduais n a cidade de São Paulo, foram tratados estatisticamente por meio das Provas de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados, consideradas as características e limitações do estudo, indicaram que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª série de maneira mais positiva do que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 8ª série. Tais resultados são compatíveis com observações encontradas na literatura correlata que registraram a percepção de alunas e alunos sobres suas aulas de educação física como sendo menos positiva, em direta correspondência com o avanço no nível de escolaridade. Indicaram também que os alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries de maneira mais positiva do que a percepção das alunas sobre suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries.
id UNIOESTE-3_14a461b49c97d50b7f6366a702af9c49
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1771
network_acronym_str UNIOESTE-3
network_name_str Caderno de Educação Física e Esporte
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIESEducação FísicaEnsino FundamentalPercepção discenteEste estudo foi profejtado e desenvolvido com o objetivo pertinente à verificação avaliativa de alguns aspectos de aulas de educação física, percebidos comparativamente por alunas e alunos, em relação ás aulas na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. os dados necessários, obtidos por meio de um instrumento caracterizado pela utilização do diferencial semântico, envolvendo 364 alunas e alunos de três escolas particulares e três escolas públicas estaduais n a cidade de São Paulo, foram tratados estatisticamente por meio das Provas de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados, consideradas as características e limitações do estudo, indicaram que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª série de maneira mais positiva do que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 8ª série. Tais resultados são compatíveis com observações encontradas na literatura correlata que registraram a percepção de alunas e alunos sobres suas aulas de educação física como sendo menos positiva, em direta correspondência com o avanço no nível de escolaridade. Indicaram também que os alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries de maneira mais positiva do que a percepção das alunas sobre suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries.Universidade Estadual do Oeste do Paraná2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771Caderno de Educação Física e Esporte; V. 2, N. 2, 2000 | Caderno de Educação Física; 25-402318-50902318-5104reponame:Caderno de Educação Física e Esporteinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771/1423Oliveira, José Guilmar Mariz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-12-19T13:35:29Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1771Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/oairevista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br2318-50902318-5090opendoar:2008-12-19T13:35:29Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
title EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
Oliveira, José Guilmar Mariz de
Educação Física
Ensino Fundamental
Percepção discente
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS REFERENTE A ALGUNS ASPECTOS DE SUAS AULAS NA SÉTIMA E OITAVA SÉRIES
author Oliveira, José Guilmar Mariz de
author_facet Oliveira, José Guilmar Mariz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Guilmar Mariz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino Fundamental
Percepção discente
topic Educação Física
Ensino Fundamental
Percepção discente
description Este estudo foi profejtado e desenvolvido com o objetivo pertinente à verificação avaliativa de alguns aspectos de aulas de educação física, percebidos comparativamente por alunas e alunos, em relação ás aulas na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. os dados necessários, obtidos por meio de um instrumento caracterizado pela utilização do diferencial semântico, envolvendo 364 alunas e alunos de três escolas particulares e três escolas públicas estaduais n a cidade de São Paulo, foram tratados estatisticamente por meio das Provas de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados, consideradas as características e limitações do estudo, indicaram que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª série de maneira mais positiva do que alunas e alunos perceberam suas aulas de educação física na 8ª série. Tais resultados são compatíveis com observações encontradas na literatura correlata que registraram a percepção de alunas e alunos sobres suas aulas de educação física como sendo menos positiva, em direta correspondência com o avanço no nível de escolaridade. Indicaram também que os alunos perceberam suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries de maneira mais positiva do que a percepção das alunas sobre suas aulas de educação física na 7ª e 8ª séries.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1771/1423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte; V. 2, N. 2, 2000 | Caderno de Educação Física; 25-40
2318-5090
2318-5104
reponame:Caderno de Educação Física e Esporte
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Caderno de Educação Física e Esporte
collection Caderno de Educação Física e Esporte
repository.name.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br
_version_ 1798313412712726528