FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Inácio Brandl
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Educação Física e Esporte
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822
Resumo: Este estudo foi desenvolvido com um grupo de professores em 1999 e com outro em 2000. Teve como objetivos verificar a(s) forma (s) de ensinar que foram utilizadas pelos docentes de Educação Física que atuaram na rede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) nestes anos, e fazer as devidas orientações. Num primeiro momento (1º semestre), foram realizadas constatações sobre as quais formas de ensinar os profissionais de Educação Física predominantemente aplicaram no cotidiano de suas aulas, através de descrições das atividades desenvolvidas- pesquisa qualitativa. Para isso foram criadas quatro categorias de análise baseadas em vários autores. São elas: diretiva, semi diretiva, não diretiva, e relacional. Após as constatações, foi mostrado e discutido o resultado de cada docente envolvido na pesquisa e realizadas as devidas orientações, baseadas na Educação Motora. Depois, num segundo momento (2º semestre), repetiu-se o procedimento, e dessa maneira, pode-se perceber, ou não, mudanças. Logo após cada aula observada no 2º semestre, aconteceu reunião entre o pesquisador/orientador e o docente ministrante, onde foram discutidas a forma de ensinar e soluções alternativas para as atividades. Os resultados foram expressivos, pois, nos dois anos conseguiu-se reverter os resultados diretivos encontrados no 1º semestre, para atitudes relacionais no 2º, mostrando assim, a importância da Educação Continuada (no caso, acompanhamento pós-universitário) como modelo primordial para a obtenção de mudanças qualitativas para a Educação.
id UNIOESTE-3_ba001154a96380cbeb7f249c960b8d77
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1822
network_acronym_str UNIOESTE-3
network_name_str Caderno de Educação Física e Esporte
repository_id_str
spelling FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PRFormas de ensinarEducação FísicaMudanças.Este estudo foi desenvolvido com um grupo de professores em 1999 e com outro em 2000. Teve como objetivos verificar a(s) forma (s) de ensinar que foram utilizadas pelos docentes de Educação Física que atuaram na rede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) nestes anos, e fazer as devidas orientações. Num primeiro momento (1º semestre), foram realizadas constatações sobre as quais formas de ensinar os profissionais de Educação Física predominantemente aplicaram no cotidiano de suas aulas, através de descrições das atividades desenvolvidas- pesquisa qualitativa. Para isso foram criadas quatro categorias de análise baseadas em vários autores. São elas: diretiva, semi diretiva, não diretiva, e relacional. Após as constatações, foi mostrado e discutido o resultado de cada docente envolvido na pesquisa e realizadas as devidas orientações, baseadas na Educação Motora. Depois, num segundo momento (2º semestre), repetiu-se o procedimento, e dessa maneira, pode-se perceber, ou não, mudanças. Logo após cada aula observada no 2º semestre, aconteceu reunião entre o pesquisador/orientador e o docente ministrante, onde foram discutidas a forma de ensinar e soluções alternativas para as atividades. Os resultados foram expressivos, pois, nos dois anos conseguiu-se reverter os resultados diretivos encontrados no 1º semestre, para atitudes relacionais no 2º, mostrando assim, a importância da Educação Continuada (no caso, acompanhamento pós-universitário) como modelo primordial para a obtenção de mudanças qualitativas para a Educação.Universidade Estadual do Oeste do Paraná2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822Caderno de Educação Física e Esporte; V. 3, N. 2, 2001 | Caderno de Educação Física; 11-322318-50902318-5104reponame:Caderno de Educação Física e Esporteinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822/1471Neto, Inácio Brandlinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-12-19T13:37:17Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1822Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/oairevista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br2318-50902318-5090opendoar:2008-12-19T13:37:17Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
title FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
spellingShingle FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
Neto, Inácio Brandl
Formas de ensinar
Educação Física
Mudanças.
title_short FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
title_full FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
title_fullStr FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
title_full_unstemmed FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
title_sort FORMAS DE ENSINAR UTILIZADAS NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR
author Neto, Inácio Brandl
author_facet Neto, Inácio Brandl
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Inácio Brandl
dc.subject.por.fl_str_mv Formas de ensinar
Educação Física
Mudanças.
topic Formas de ensinar
Educação Física
Mudanças.
description Este estudo foi desenvolvido com um grupo de professores em 1999 e com outro em 2000. Teve como objetivos verificar a(s) forma (s) de ensinar que foram utilizadas pelos docentes de Educação Física que atuaram na rede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) nestes anos, e fazer as devidas orientações. Num primeiro momento (1º semestre), foram realizadas constatações sobre as quais formas de ensinar os profissionais de Educação Física predominantemente aplicaram no cotidiano de suas aulas, através de descrições das atividades desenvolvidas- pesquisa qualitativa. Para isso foram criadas quatro categorias de análise baseadas em vários autores. São elas: diretiva, semi diretiva, não diretiva, e relacional. Após as constatações, foi mostrado e discutido o resultado de cada docente envolvido na pesquisa e realizadas as devidas orientações, baseadas na Educação Motora. Depois, num segundo momento (2º semestre), repetiu-se o procedimento, e dessa maneira, pode-se perceber, ou não, mudanças. Logo após cada aula observada no 2º semestre, aconteceu reunião entre o pesquisador/orientador e o docente ministrante, onde foram discutidas a forma de ensinar e soluções alternativas para as atividades. Os resultados foram expressivos, pois, nos dois anos conseguiu-se reverter os resultados diretivos encontrados no 1º semestre, para atitudes relacionais no 2º, mostrando assim, a importância da Educação Continuada (no caso, acompanhamento pós-universitário) como modelo primordial para a obtenção de mudanças qualitativas para a Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822/1471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte; V. 3, N. 2, 2001 | Caderno de Educação Física; 11-32
2318-5090
2318-5104
reponame:Caderno de Educação Física e Esporte
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Caderno de Educação Física e Esporte
collection Caderno de Educação Física e Esporte
repository.name.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br
_version_ 1798313412750475264