ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Tatiana Gaffuri
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marchioro, Dauana, Ceratto, Paola, Bittencourt, Julia Valéria Vargas, Martini, Jussara Gue, Silva, claudio claudino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912
Resumo: Trata-se de um relato de caso de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. Com objetivo de analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades as estudantes identificaram duas categorias temáticas, a primeira delas focaliza o papel do professor orientador e a articulação entre academia e serviço e a segunda destaca o papel do ECS na formação. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da academia/serviço/estudante visando o melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à práxis diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional.
id UNIPAR-1_8c2b9e0e4dee648f0b96436213bca911
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5912
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTESTrata-se de um relato de caso de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. Com objetivo de analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades as estudantes identificaram duas categorias temáticas, a primeira delas focaliza o papel do professor orientador e a articulação entre academia e serviço e a segunda destaca o papel do ECS na formação. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da academia/serviço/estudante visando o melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à práxis diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional.UNIPAR2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/591210.25110/arqsaude.v21i2.2017.5912Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 21 n. 2 (2017)1982-114X10.25110/arqsaude.v21i2.2017reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912/3460Copyright (c) 2017 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Tatiana GaffuriMarchioro, DauanaCeratto, PaolaBittencourt, Julia Valéria VargasMartini, Jussara GueSilva, claudio claudino da2017-09-18T15:05:53Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5912Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-09-18T15:05:53Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
title ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
spellingShingle ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
da Silva, Tatiana Gaffuri
title_short ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
title_full ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
title_fullStr ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
title_full_unstemmed ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
title_sort ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
author da Silva, Tatiana Gaffuri
author_facet da Silva, Tatiana Gaffuri
Marchioro, Dauana
Ceratto, Paola
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Martini, Jussara Gue
Silva, claudio claudino da
author_role author
author2 Marchioro, Dauana
Ceratto, Paola
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Martini, Jussara Gue
Silva, claudio claudino da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Tatiana Gaffuri
Marchioro, Dauana
Ceratto, Paola
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Martini, Jussara Gue
Silva, claudio claudino da
description Trata-se de um relato de caso de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. Com objetivo de analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades as estudantes identificaram duas categorias temáticas, a primeira delas focaliza o papel do professor orientador e a articulação entre academia e serviço e a segunda destaca o papel do ECS na formação. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da academia/serviço/estudante visando o melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à práxis diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912
10.25110/arqsaude.v21i2.2017.5912
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v21i2.2017.5912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912/3460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 21 n. 2 (2017)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v21i2.2017
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854532579328