ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912 |
Resumo: | Trata-se de um relato de caso de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. Com objetivo de analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades as estudantes identificaram duas categorias temáticas, a primeira delas focaliza o papel do professor orientador e a articulação entre academia e serviço e a segunda destaca o papel do ECS na formação. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da academia/serviço/estudante visando o melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à práxis diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional. |
id |
UNIPAR-1_8c2b9e0e4dee648f0b96436213bca911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5912 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTESTrata-se de um relato de caso de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. Com objetivo de analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades as estudantes identificaram duas categorias temáticas, a primeira delas focaliza o papel do professor orientador e a articulação entre academia e serviço e a segunda destaca o papel do ECS na formação. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da academia/serviço/estudante visando o melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à práxis diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional.UNIPAR2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/591210.25110/arqsaude.v21i2.2017.5912Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 21 n. 2 (2017)1982-114X10.25110/arqsaude.v21i2.2017reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912/3460Copyright (c) 2017 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Tatiana GaffuriMarchioro, DauanaCeratto, PaolaBittencourt, Julia Valéria VargasMartini, Jussara GueSilva, claudio claudino da2017-09-18T15:05:53Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5912Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-09-18T15:05:53Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
title |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
spellingShingle |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES da Silva, Tatiana Gaffuri |
title_short |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
title_full |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
title_fullStr |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
title_sort |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS (AS) ESTUDANTES |
author |
da Silva, Tatiana Gaffuri |
author_facet |
da Silva, Tatiana Gaffuri Marchioro, Dauana Ceratto, Paola Bittencourt, Julia Valéria Vargas Martini, Jussara Gue Silva, claudio claudino da |
author_role |
author |
author2 |
Marchioro, Dauana Ceratto, Paola Bittencourt, Julia Valéria Vargas Martini, Jussara Gue Silva, claudio claudino da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Tatiana Gaffuri Marchioro, Dauana Ceratto, Paola Bittencourt, Julia Valéria Vargas Martini, Jussara Gue Silva, claudio claudino da |
description |
Trata-se de um relato de caso de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. Com objetivo de analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades as estudantes identificaram duas categorias temáticas, a primeira delas focaliza o papel do professor orientador e a articulação entre academia e serviço e a segunda destaca o papel do ECS na formação. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da academia/serviço/estudante visando o melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à práxis diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912 10.25110/arqsaude.v21i2.2017.5912 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v21i2.2017.5912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912/3460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 21 n. 2 (2017) 1982-114X 10.25110/arqsaude.v21i2.2017 reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218854532579328 |