ESTUDANTE COM TEA: SINGULARIDADE NÃO COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/374 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo suscitar o relato de experiência originado no Centro Especializado em Reabilitação (CER) II no estado de Santa Catarina, a respeito de uma criança com autismo que não teve sua diversidade compreendida. E, ainda, busca-se, à luz das políticas educacionais direcionadas aos estudantes com TEA, relacionar as obrigações descumpridas e/ou negligenciadas no referido relato, prejudicando o estudante autista na perspectiva da dignidade humana. O relato de experiência sobrevém da necessidade de se relacionar as práticas escolares com as leis de educação inclusiva a fim de proporcionar uma maior familiaridade com o tema enfrentado e por almejar conhecer um fenômeno tão substancial que é a educação inclusiva às pessoas com TEA. Em termos de relato, a experiência evidencia o liame entre psicologia, habilitação/reabilitação e educação especial, tendo como pano de fundo o CER II e as demandas familiares a respeito da inclusão dos seus filhos com deficiências na rede regular de ensino, fundamentada na PNEEPEI. E para complementar, segundo a PNEEPEI, “evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola” (BRASIL, 2008, p. 01). Portanto, os argumentos conclusivos se direcionam ao fato de que respeitar a dignidade das pessoas com deficiência, especialmente estudantes com TEA, é compreender a dignidade enquanto respeito as suas singularidades. |
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ESTUDANTE COM TEA: SINGULARIDADE NÃO COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVATranstorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.Esse artigo tem como objetivo suscitar o relato de experiência originado no Centro Especializado em Reabilitação (CER) II no estado de Santa Catarina, a respeito de uma criança com autismo que não teve sua diversidade compreendida. E, ainda, busca-se, à luz das políticas educacionais direcionadas aos estudantes com TEA, relacionar as obrigações descumpridas e/ou negligenciadas no referido relato, prejudicando o estudante autista na perspectiva da dignidade humana. O relato de experiência sobrevém da necessidade de se relacionar as práticas escolares com as leis de educação inclusiva a fim de proporcionar uma maior familiaridade com o tema enfrentado e por almejar conhecer um fenômeno tão substancial que é a educação inclusiva às pessoas com TEA. Em termos de relato, a experiência evidencia o liame entre psicologia, habilitação/reabilitação e educação especial, tendo como pano de fundo o CER II e as demandas familiares a respeito da inclusão dos seus filhos com deficiências na rede regular de ensino, fundamentada na PNEEPEI. E para complementar, segundo a PNEEPEI, “evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola” (BRASIL, 2008, p. 01). Portanto, os argumentos conclusivos se direcionam ao fato de que respeitar a dignidade das pessoas com deficiência, especialmente estudantes com TEA, é compreender a dignidade enquanto respeito as suas singularidades.Editora ICEPAlbuquerque Barreto, KarinaBatista Yaedu, FabianaSoares Wuo, Andrea2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/374Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/374/203info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/374Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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