SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120 |
Resumo: | Os serviços de saúde tem como finalidade o cuidado integral do ser humano, prefigurado na pessoa do usuário, profissional da saúde e gestor, esta gama de sujeitos envolvidos neste empenho, fazem saúde e caminham na busca por melhores condições de vida, qualidade na saúde e dignidade humana, perfazendo no cotidiano o intento de educar e aprender a compreensão humana. Sendo assim, a relevância do tema se impõe por si só como imperiosa, uma vez que dada à evolução e técnica nos serviços de saúde, ainda hoje é possível deparar-se com situações flagrantes de incompreensão, descuido e desumanização na prestação de tais serviços. Diante disto, torna-se relevante um sério questionamento de como a compreensão humana pode tornar os serviços de saúde mais humanizados. A metodologia deste artigo teve como intuito o estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa. No tocante a normatização dos serviços de saúde, a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada no ano de 1988, apresenta a saúde como um direito social, “Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (BRASIL, 2012). No tópico da humanização o que se pretende é propor uma reflexão aos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde acerca deste tema, para que corações e mentes se abram a uma nova prática em saúde. Foi com este intuito de intervir neste cenário que o Ministério da Saúde elaborou o documento “HumanizaSUS” Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS”. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir o “cuidado como modo-de-ser que perpassa toda a existência humana” (BOFF, 1999, p. 109). Por fim, nesta diversidade de reflexões houve o intento de expressar que a compreensão humana poderá tornar os serviços de saúde mais humanizados. |
id |
UNIPLAC_12ed0fe954531b70dd3b5559625450d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/120 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANAServiços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana.EducaçãoOs serviços de saúde tem como finalidade o cuidado integral do ser humano, prefigurado na pessoa do usuário, profissional da saúde e gestor, esta gama de sujeitos envolvidos neste empenho, fazem saúde e caminham na busca por melhores condições de vida, qualidade na saúde e dignidade humana, perfazendo no cotidiano o intento de educar e aprender a compreensão humana. Sendo assim, a relevância do tema se impõe por si só como imperiosa, uma vez que dada à evolução e técnica nos serviços de saúde, ainda hoje é possível deparar-se com situações flagrantes de incompreensão, descuido e desumanização na prestação de tais serviços. Diante disto, torna-se relevante um sério questionamento de como a compreensão humana pode tornar os serviços de saúde mais humanizados. A metodologia deste artigo teve como intuito o estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa. No tocante a normatização dos serviços de saúde, a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada no ano de 1988, apresenta a saúde como um direito social, “Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (BRASIL, 2012). No tópico da humanização o que se pretende é propor uma reflexão aos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde acerca deste tema, para que corações e mentes se abram a uma nova prática em saúde. Foi com este intuito de intervir neste cenário que o Ministério da Saúde elaborou o documento “HumanizaSUS” Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS”. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir o “cuidado como modo-de-ser que perpassa toda a existência humana” (BOFF, 1999, p. 109). Por fim, nesta diversidade de reflexões houve o intento de expressar que a compreensão humana poderá tornar os serviços de saúde mais humanizados.Editora ICEPSilva, Joanira; UNIPLACArruda, Marina Patricio de; UNIPLAC2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120/65info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-05T12:03:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/120Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-12-05T12:03:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
title |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
spellingShingle |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA Silva, Joanira; UNIPLAC Serviços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana. Educação |
title_short |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
title_full |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
title_fullStr |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
title_full_unstemmed |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
title_sort |
SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA |
author |
Silva, Joanira; UNIPLAC |
author_facet |
Silva, Joanira; UNIPLAC Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joanira; UNIPLAC Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana. Educação |
topic |
Serviços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana. Educação |
description |
Os serviços de saúde tem como finalidade o cuidado integral do ser humano, prefigurado na pessoa do usuário, profissional da saúde e gestor, esta gama de sujeitos envolvidos neste empenho, fazem saúde e caminham na busca por melhores condições de vida, qualidade na saúde e dignidade humana, perfazendo no cotidiano o intento de educar e aprender a compreensão humana. Sendo assim, a relevância do tema se impõe por si só como imperiosa, uma vez que dada à evolução e técnica nos serviços de saúde, ainda hoje é possível deparar-se com situações flagrantes de incompreensão, descuido e desumanização na prestação de tais serviços. Diante disto, torna-se relevante um sério questionamento de como a compreensão humana pode tornar os serviços de saúde mais humanizados. A metodologia deste artigo teve como intuito o estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa. No tocante a normatização dos serviços de saúde, a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada no ano de 1988, apresenta a saúde como um direito social, “Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (BRASIL, 2012). No tópico da humanização o que se pretende é propor uma reflexão aos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde acerca deste tema, para que corações e mentes se abram a uma nova prática em saúde. Foi com este intuito de intervir neste cenário que o Ministério da Saúde elaborou o documento “HumanizaSUS” Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS”. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir o “cuidado como modo-de-ser que perpassa toda a existência humana” (BOFF, 1999, p. 109). Por fim, nesta diversidade de reflexões houve o intento de expressar que a compreensão humana poderá tornar os serviços de saúde mais humanizados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699439947776 |