SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joanira; UNIPLAC
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120
Resumo: Os serviços de saúde tem como finalidade o cuidado integral do ser humano, prefigurado na pessoa do usuário, profissional da saúde e gestor, esta gama de sujeitos envolvidos neste empenho, fazem saúde e caminham na busca por melhores condições de vida, qualidade na saúde e dignidade humana, perfazendo no cotidiano o intento de educar e aprender a compreensão humana. Sendo assim, a relevância do tema se impõe por si só como imperiosa, uma vez que dada à evolução e técnica nos serviços de saúde, ainda hoje é possível deparar-se com situações flagrantes de incompreensão, descuido e desumanização na prestação de tais serviços. Diante disto, torna-se relevante um sério questionamento de como a compreensão humana pode tornar os serviços de saúde mais humanizados. A metodologia deste artigo teve como intuito o estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa. No tocante a normatização dos serviços de saúde, a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada no ano de 1988, apresenta a saúde como um direito social, “Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (BRASIL, 2012). No tópico da humanização o que se pretende é propor uma reflexão aos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde acerca deste tema, para que corações e mentes se abram a uma nova prática em saúde. Foi com este intuito de intervir neste cenário que o Ministério da Saúde elaborou o documento “HumanizaSUS” Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS”. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir o “cuidado como modo-de-ser que perpassa toda a existência humana” (BOFF, 1999, p. 109). Por fim, nesta diversidade de reflexões houve o intento de expressar que a compreensão humana poderá tornar os serviços de saúde mais humanizados.
id UNIPLAC_12ed0fe954531b70dd3b5559625450d4
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/120
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANAServiços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana.EducaçãoOs serviços de saúde tem como finalidade o cuidado integral do ser humano, prefigurado na pessoa do usuário, profissional da saúde e gestor, esta gama de sujeitos envolvidos neste empenho, fazem saúde e caminham na busca por melhores condições de vida, qualidade na saúde e dignidade humana, perfazendo no cotidiano o intento de educar e aprender a compreensão humana. Sendo assim, a relevância do tema se impõe por si só como imperiosa, uma vez que dada à evolução e técnica nos serviços de saúde, ainda hoje é possível deparar-se com situações flagrantes de incompreensão, descuido e desumanização na prestação de tais serviços. Diante disto, torna-se relevante um sério questionamento de como a compreensão humana pode tornar os serviços de saúde mais humanizados. A metodologia deste artigo teve como intuito o estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa. No tocante a normatização dos serviços de saúde, a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada no ano de 1988, apresenta a saúde como um direito social, “Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (BRASIL, 2012). No tópico da humanização o que se pretende é propor uma reflexão aos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde acerca deste tema, para que corações e mentes se abram a uma nova prática em saúde. Foi com este intuito de intervir neste cenário que o Ministério da Saúde elaborou o documento “HumanizaSUS” Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS”. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir o “cuidado como modo-de-ser que perpassa toda a existência humana” (BOFF, 1999, p. 109). Por fim, nesta diversidade de reflexões houve o intento de expressar que a compreensão humana poderá tornar os serviços de saúde mais humanizados.Editora ICEPSilva, Joanira; UNIPLACArruda, Marina Patricio de; UNIPLAC2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120/65info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-05T12:03:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/120Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-12-05T12:03:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
title SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
spellingShingle SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
Silva, Joanira; UNIPLAC
Serviços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana.
Educação
title_short SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
title_full SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
title_fullStr SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
title_full_unstemmed SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
title_sort SERVIÇOS DE SAÚDE E O DESAFIO DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO HUMANA
author Silva, Joanira; UNIPLAC
author_facet Silva, Joanira; UNIPLAC
Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC
author_role author
author2 Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joanira; UNIPLAC
Arruda, Marina Patricio de; UNIPLAC
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana.
Educação
topic Serviços de Saúde. Humanização. Compreensão Humana.
Educação
description Os serviços de saúde tem como finalidade o cuidado integral do ser humano, prefigurado na pessoa do usuário, profissional da saúde e gestor, esta gama de sujeitos envolvidos neste empenho, fazem saúde e caminham na busca por melhores condições de vida, qualidade na saúde e dignidade humana, perfazendo no cotidiano o intento de educar e aprender a compreensão humana. Sendo assim, a relevância do tema se impõe por si só como imperiosa, uma vez que dada à evolução e técnica nos serviços de saúde, ainda hoje é possível deparar-se com situações flagrantes de incompreensão, descuido e desumanização na prestação de tais serviços. Diante disto, torna-se relevante um sério questionamento de como a compreensão humana pode tornar os serviços de saúde mais humanizados. A metodologia deste artigo teve como intuito o estudo bibliográfico, descritivo e de natureza qualitativa. No tocante a normatização dos serviços de saúde, a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada no ano de 1988, apresenta a saúde como um direito social, “Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (BRASIL, 2012). No tópico da humanização o que se pretende é propor uma reflexão aos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde acerca deste tema, para que corações e mentes se abram a uma nova prática em saúde. Foi com este intuito de intervir neste cenário que o Ministério da Saúde elaborou o documento “HumanizaSUS” Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS”. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir o “cuidado como modo-de-ser que perpassa toda a existência humana” (BOFF, 1999, p. 109). Por fim, nesta diversidade de reflexões houve o intento de expressar que a compreensão humana poderá tornar os serviços de saúde mais humanizados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/120/65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699439947776