RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldberg, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Nicoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354
Resumo: O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas.
id UNIPLAC_198889c7ad7bded1b3104b1292e8ddca
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/354
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃOHistórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial.O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas.Editora ICEPFeldberg, FernandaMartins, Nicoli2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354/184info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/354Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
title RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
Feldberg, Fernanda
Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial.
title_short RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
title_full RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
title_sort RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
author Feldberg, Fernanda
author_facet Feldberg, Fernanda
Martins, Nicoli
author_role author
author2 Martins, Nicoli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldberg, Fernanda
Martins, Nicoli
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial.
topic Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial.
description O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699184095232