RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas. |
id |
UNIPLAC_198889c7ad7bded1b3104b1292e8ddca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/354 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃOHistórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial.O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas.Editora ICEPFeldberg, FernandaMartins, Nicoli2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354/184info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/354Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
title |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO Feldberg, Fernanda Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial. |
title_short |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO |
author |
Feldberg, Fernanda |
author_facet |
Feldberg, Fernanda Martins, Nicoli |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Nicoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldberg, Fernanda Martins, Nicoli |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial. |
topic |
Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial. |
description |
O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/354/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699184095232 |