EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos. |
id |
UNIPLAC_32908567f87ac09163fe018cbf1792d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/117 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERESEducação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental.EducaçãoO presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos.Editora ICEPandrade, Izabel cristina; USJMaurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117/62info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-05T12:03:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/117Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-12-05T12:03:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES andrade, Izabel cristina; USJ Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental. Educação |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES |
author |
andrade, Izabel cristina; USJ |
author_facet |
andrade, Izabel cristina; USJ Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ |
author_role |
author |
author2 |
Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
andrade, Izabel cristina; USJ Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental. Educação |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental. Educação |
description |
O presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698767810560 |