EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: andrade, Izabel cristina; USJ
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117
Resumo: O presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos.
id UNIPLAC_32908567f87ac09163fe018cbf1792d6
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/117
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERESEducação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental.EducaçãoO presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos.Editora ICEPandrade, Izabel cristina; USJMaurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117/62info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-05T12:03:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/117Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-12-05T12:03:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
andrade, Izabel cristina; USJ
Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental.
Educação
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA ORAIS DE HOMENS E MULHERES
author andrade, Izabel cristina; USJ
author_facet andrade, Izabel cristina; USJ
Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ
author_role author
author2 Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv andrade, Izabel cristina; USJ
Maurício, Wanderlea Pereira Damásio; USJ
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental.
Educação
topic Educação de Jovens e Adultos. Multiculturalismo. Histórias de vida Orais. Educação Ambiental.
Educação
description O presente artigo tem como propósito analisar as histórias de vida orais de homens e mulheres da EJA a partir de alguns questionamentos importantes: Quem são essas pessoas que frequentam EJA? O que desejam conquistar? Como vivenciam as dimensões de um currículo multicultural e com a ambientalização curricular? Para essa pesquisa, utilizamos a Pesquisa participante com a inclusão no ano de 2015 de vinte estagiários do curso de Pedagogia do USJ na modalidade EJA, em uma instituição situada no Município de São José/Santa Catarina. Os participantes, além dos 20 alunos do USJ, são duas turmas de EJA composta por 18 alunos com idades entre 16 a 45 anos. A prática pedagógica dos estágios mostrou que as histórias de vida orais dos alunos da EJA estavam repletas de histórias vividas. Dessa forma, consideramos que ao trabalhar com os sujeitos da EJA, devemos também orientá-los para os conhecimentos e mudanças que estão cada vez mais presentes na sociedade, especialmente aquelas relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental. É importante que nós como professores, abrimos possibilidades de mudança em nossas práticas, para podermos beneficiar os sujeitos que estão presentes na EJA, que buscam formas de estarem inseridos também nas mudanças que acontecem rapidamente na sociedade, e uma delas é retomar as questões relacionadas com a multiculturalidade e a educação ambiental para a sala de aula. Mas, não basta só querer é preciso buscar estratégias de mudanças que possam intervir para mudar e a formar sujeitos críticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/117/62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698767810560